domingo, 16 de março de 2014

São Patrício, Bispo

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


Nasceu na Grã-Bretanha, cerca de 385; ainda jovem, foi levado prisioneiro para a Irlanda e mandado pastorear ovelhas. Recuperando a liberdade, abraçou o estado clerical e foi eleito bispo da Irlanda. Evangelizou com grande zelo os habitantes daquela ilha, convertendo muitos à fé cristã e organizando aquela Igreja. Morreu nas cercanias de Down, em 461.

A Liturgia das Horas e a reflexão no dia de São Patrício, Bispo :

Ofício das Leituras

Segunda leitura
Da Confissão de São Patrício, bispo
(Cap. 14-16:PL 53, 808-809)    (Séc.V)

Por meu intermédio, muitos povos renasceram para Deus
Sem cessar dou graças a meu Deus que me conservou fiel no dia da provação; por isso ofereço hoje, com toda confiança, o sacrifício da minha vida, como hóstia viva, a Cristo meu Senhor, que me salvou de todas as angústias. E lhe pergunto : Quem sou eu, Senhor, qual é a minha vocação, para me terdes concedido tantas graças do céu? Assim, posso hoje exultar constantemente e glorificar o vosso nome, onde quer que eu esteja; não só na prosperidade, mas também nas tribulações. Devo acolher de igual modo tudo quanto me acontecer de bom ou de mau; e sempre agradecerei a Deus que me ensinou a crer nele sem hesitação, sempre, até ao fim. Por vossa graça, nestes últimos tempos, apesar da minha ignorância, pude realizar uma obra tão santa e maravilhosa, a ponto de imitar aqueles que iriam anunciar o Evangelho do Senhor, conforme ele mesmo predissera, em testemunho a todos os povos.

De onde me veio essa sabedoria que não existia em mim, se nem sabia contar o número dos dias, e nada conhecia sobre Deus? De onde me veio depois tão salutar e grande dom : não apenas de conhecer e amar a Deus, mas também largar a pátria e a família, e vir pregar o Evangelho aos povos da Irlanda? E ainda sofrer insultos dos incrédulos, ser desprezado como estrangeiro e suportar perseguições sem conta até ser encarcerado, sacrificando minha condição de home livre pelo bem dos outros?

E se for achado digno de tal honra, estou pronto também, sem vacilar e de boa vontade, para dar minha vida pelo seu nome, entregando-a por ele até à morte, se o Senhor me fizer este favor. Porque minha dívida para com Deus é imensa, ele que me concedeu esta graça tão grande : por meu intermédio, muitos povos renasceram para Deus, e em seguida foram conduzidos à perfeição. Em toda parte, muitos clérigos foram ordenados para servirem este povo recém-chegado à fé, que o Senhor veio buscar dos confins da terra, como prometera no passado pelos profetas : A ti virão os povos desde os confins da terra, e dirão : Nossos pais reconheceram que os ídolos eram falsos, e neles não havia vantagem alguma (cf. Jr 16,19). E ainda : eu farei de ti luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra (Is 49,6).

E é aqui que quero esperar a realização de sua promessa que nunca falha, como está garantido no Evangelho: Muitos virão do Oriente e do Ocidente e se sentarão à mesa do Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó (Mt 11,8). Assim acreditamos que do mundo inteiro virão os que crêem.

  
Fonte :
‘In Liturgia das Horas II’, pg. 1474, 1475

Nenhum comentário:

Postar um comentário