quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Coréia do Sul : além do K-pop e o Gangnam style, uma igreja católica vibrante

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

Presidente Moon Jae-in e a primeira dama, Kim Jung-sook.
Presidente Moon Jae-in e a primeira dama, Kim Jung-sook

*Artigo de Victor Gaetan
correspondente sênior da National Catholic Register 


‘Contando como adeptos desde celebridades, freiras e até o presidente e sua paróquia, a Igreja Católica na Coréia está hoje, mais do que nunca, viva e ativa.
Quando as superestrelas do ‘K-pop’ coreano Rain, de 35 anos, e Kim Tae Hee, de 37 anos, anunciaram seu casamento no ano passado, todos os detalhes eram secretos - exceto os planos para que a cerimônia fosse na Igreja Católica.
Entre os shows compartilhados pelo casal, há um vídeo musical, com cerca de 20 outras celebridades coreanas, saudando o Papa Francisco, que visitou a Coréia na sua primeira viagem à Ásia em agosto de 2014.


Como a maioria dos novos católicos, Rain foi batizado já adulto. Em 2016, 74% de todos os batismos na Coréia eram adultos. Há dez anos, essa porcentagem era de 84%.
Agora, o famoso casal se transformou em verdadeira inspiração aos olhos da Igreja : eles tiveram uma menina há quatro semanas - Rain anunciou o nascimento com o hashtag #abençoado no Instagram - bem no momento em que a Igreja está interessada em encorajar famílias maiores.
A taxa de natalidade da Coréia é uma das mais baixas do mundo, apesar do fato do aborto ser ainda ilegal.
A baixa taxa de natalidade é um problema para a Igreja’, confirmou o padre Paul Yoo, pároco da Igreja Católica Hongje-dong em Seul, que conta com a presença do presidente Moon Jae-in e da primeira-dama Kim Jung-sook, uma cantora de música clássica.
O padre Yoo considera a política educacional da nação e as altas despesas em tutorias escolares privadas como parte da explicação dos fenômenos das famílias mono parentais.
Todavia, de muitas outras maneiras, uma visita à paróquia do padre Yoo - em um bairro de classe média baixa nos arredores de Seul - ajuda a explicar por que a Igreja Católica na Coréia é vibrante e admiravelmente saudável.

Paróquia animada
Às 5:30 da tarde, o adro da Igreja está agitado, enquanto as famílias pegam as crianças nas creches e outros chegam para uma missa noturna diária.
Na missa, que estava cheia, nota-se que a maioria das mulheres usa véus brancos. O Sinal da Paz é compartilhado com profundos gestos de reverencia entre todos, em vez de apertos de mão; e nenhuma cesta de doação é usada no momento da oferenda, pois é considerado indiscreto coletar dinheiro tão publicamente.
O padre Yoo explica que a paróquia é capaz de manter um forte acento na catequese através da ajuda de quatro religiosas, que vivem próximas da igreja em um pequeno convento : duas dirigem um jardim de infância no local, enquanto outra administra os serviços da Igreja, incluindo a catequese para adultos.
Os programas da escola dominical cobrem todas as crianças em idade escolar, desde o ensino fundamental até o ensino médio.
A Coréia do Sul tem uma abundância de mulheres religiosas : há aproximadamente 10.170 irmãs espalhadas entre 78 ordens de jurisdição papal e 36 institutos religiosos diocesanos. Existem cerca de 1.560 irmãos religiosos.
Para promover a comunhão e arrecadar fundos para o trabalho de caridade, os voluntários dirigem um serviço completo de café e lanche, chamado Harang (‘amor de Deus’) nas instalações da igreja. Os fundos são usados principalmente para ajudar a apoiar os pobres da paróquia e os idosos, incluindo os não paroquianos.
No altar e no mundo mais amplo, a Igreja de Hongje encontra maneiras criativas de envolver os fiéis : o padre Yoo também oferece missas familiares a pequenos grupos de famílias e amigos para aproximá-los da liturgia, diz ele.
As fotos no site da igreja representam uma variedade impressionante de atividades : de retiros masculinos até excursões que, particularmente, as mulheres parecem adorar, bem como as devoções do Rosário e as feiras de alimentos.
Três paróquias de Seul patrocinaram uma peregrinação a Macau para subir a escadaria de Santo André Kim Taegon, santo padroeiro da nação.
Ordenado em Xangai, na China, em 1845, como primeiro sacerdote coreano, depois de estudos no seminário da ilha de Macau (então uma colônia portuguesa), Santo André Kim voltou para casa e foi decapitado apenas um ano depois, aos 25 anos - martirizado, como foi seu pai e seu bisavô.

Igreja Homegrown
O Evangelho foi trazido para a Coréia por leigos católicos que se reuniam em casas, oravam e liam o Evangelho. Não havia missionários nem sacerdotes’, explicou o padre Yoo.
Em 1784, os leigos, que ouviram falar da fé da China, enviaram um estudioso confuciano a Pequim para aprender mais sobre o catolicismo. Ele foi batizado e retornou à Coréia com livros para seus companheiros, que acabaram espalhando a fé.
Em apenas sete anos, a dinastia Joseon condenou e proibiu o catolicismo como ameaçador para o confucionismo - a religião do Estado - e as tradições de veneração dos ancestrais. A proibição não foi levantada até 1895.
Por quase 100 anos, ondas e ondas de perseguição arrasaram comunidades católicas na península em uma sangrenta história, lembrada por São João Paulo II em 1984 quando ele canonizou 93 mártires coreanos e 10 missionários franceses também mortos pela fé.
De acordo com a homilia do Papa - feita para a primeira canonização realizada fora de Roma desde a Idade Média - cerca de 10 mil católicos coreanos foram martirizados nos primeiros 100 anos de vida da Igreja.
Três anos atrás, o Papa Francisco beatificou outros 124 mártires coreanos. Em todos os sentidos, o fundamento da Igreja da Coréia são os leigos e a história de profunda convicção e fé constantemente testadas com o martírio e que ainda alimentam sua tenacidade e fecundidade hoje.

Apoio à democracia
Outro fator histórico que alimenta o respeito nacional pelo catolicismo - e os convertidos - foi o papel da Igreja na promoção da democracia, especialmente contra a ditadura militar nas décadas de 1970 e 1980.
A Associação de Sacerdotes Católicos para a Justiça (CPAJ), fundada em 1974, era uma organização determinada a enfrentar uma série de regimes acusados de corrupção e abuso de poder.
A Igreja Católica encorajou os ativistas estudantis, explicou o padre Yoo, até oferecendo refúgio e proteção para alguns que fugiram do governo e precisavam escapar da prisão.
O apoio católico à reforma não era apenas um fenômeno local, paroquial.
São João Paulo II ouviu testemunhos de estudantes enquanto ele estava na Coréia do Sul em 1984. Ele os encorajou a perseverar, mesmo quando ‘baterem em uma parede de incompreensão’.
Um estudante preso fez uma pequena estátua de Jesus esmerilhando uma escova de dentes no chão de sua cela - a juventude reunida deu a escova de dentes deste Jesus ao Papa João Paulo II.
Milhares de coreanos foram presos sob a ditadura, que terminou em 1992, quando o primeiro presidente civil foi eleito livremente.
Entre os ativistas pró-democracia presos estava o presidente Lua Jae-in, eleito em maio, quando a presidente em exercício foi acusada de corrupção.

Presidente e Paroquiano
Uma das primeiras coisas que o novo presidente fez depois de tomar posse no palácio presidencial, conhecido como Casa Azul, foi pedir ao padre Yoo que viesse abençoá-lo.
Ele é um católico devoto e uma pessoa incrivelmente humilde, com os pés no chão’, apontou o padre Yoo, que convidou as quatro irmãs religiosas da paróquia a acompanhá-lo para a bênção especial. 
Presidente Moon Jae-in e a primeira dama, Kim Jung-sook. O Padre deu ao presidente Lua uma fotografia de um pequeno barco com um único remador em um vasto oceano : ‘Há um velho proverbio chinês que diz que um rei é como um barco e as pessoas são a água. Se eles se irritarem, levantam-se e derrubam o barco’.
O padre Yoo espera que o presidente busque a reconciliação com o Norte comunista, uma das suas promessas de campanha, que também é a posição da Igreja Católica sobre a solução mais popular.

Católicos em Elite
O arcebispo Hyginus Kim Hee-joong, presidente da Conferência Episcopal da Coréia, explicou ao site National Catholic Register que uma alta porcentagem de católicos se encontra no parlamento do país (cerca de 25%) e na liderança militar (cerca de 35%).
O arcebispo Kim confirmou que a história da Igreja como produto de um movimento leigo e que sua forte defesa pública pela democracia e sua oposição ao autoritarismo serviram para torná-la uma instituição muito admirada.
Muitos católicos têm sido cidadãos exemplares, como o único vencedor do Prêmio Nobel da Coréia, o ex-presidente Kim Dae-jung, que serviu de 1998 a 2003. O mandatário recebeu o Prêmio Nobel pela Paz em 2000.
Uma pesquisa de 2015 revelou que o catolicismo é a religião mais respeitada na Coréia do Sul, seguida do budismo.
As denominações protestantes também têm bons seguidores, embora uma série de escândalos que envolvem a corrupção em grandes igrejas prejudicou a reputação de alguns pastores. Aproximadamente 30% da população sul-coreana de 52 milhões de habitantes, é cristã.
O bispo emérito Park Jeong-il, originário de Masan, de 91 anos, nascido na Coreia do Norte, de onde fugiu do comunismo na década de 1950, pensa que os coreanos desenvolveram uma visão positiva do cristianismo porque muitas organizações da Igreja alimentaram e cuidaram dos refugiados e pessoas deslocadas durante e após o conflito bélico.
Os cristãos eram uma imagem do amor de Deus’, disse ele ao National Catholic Register no seminário principal de Seul, onde 217 sacerdotes estão em formação. ‘Agora temos vocações suficientes para oferecer sacerdotes para servir em outros países’.
No ano passado, havia mais de 1.045 sacerdotes coreanos servindo no exterior, tendo os maiores grupos vivendo na China (95), Filipinas (91), França (49), Itália (42) e Vietnã (40).
Os que estão na China estão concentrados em grande parte no Nordeste (na província de Jilin que inclui a prefeitura autônoma coreana de Yanbian, com uma maioria de coreanos), e atuando com comunidades coreanas em Pequim e Hong Kong.
Não só os laços crescem entre a Igreja Católica Coreana e a Igreja na China, mas os clérigos coreanos falam cada vez mais sobre a melhoria da confiança e das relações a nível regional para garantir a paz.
Nossa diplomacia sofreu com a perda de independência’, observou o padre Yoo, em referência à influência dominante dos EUA na Coreia do Sul.
Todo clérigo católico (incluindo os bispos e o Cardeal), falando aberta e sutilmente acha que a influência dominante dos EUA trouxe uma diplomacia coreana anêmica.
Precisamos estabelecer confiança ... através da diplomacia regional, e já estamos trabalhando nisso’, confirmou o arcebispo Kim. ‘Nada é impossível para nós, com Deus’.’

National Catholic Register - Tradução: Ramón Lara

Fonte :


Nenhum comentário:

Postar um comentário