domingo, 4 de janeiro de 2015

Epifania e batismo do Senhor Jesus

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

*Artigo de Padre Antonio Martins Irineu,
Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande - CE  


‘‘Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante d’Ele, o adoraram. Depois, abriram seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes : ouro, incenso e mirra.’ (Mt 2,11).

Estamos no período da Epifania, ou seja, no terceiro tempo do ciclo do Natal. Nesta época celebramos a revelação universal de Jesus Cristo, a manifestação do Salvador de toda humanidade. Assim como, no Natal, Deus Se manifesta como Homem, na Epifania, esse mesmo Homem se revela como Deus.

A palavra Epifania (do grego ephifaneia, epi (sobre, em cima de) e fanós (lanterna, luz)), que significa ‘manifestação’, ‘aparição’ ou ‘amanhecer’. Logo, a Epifania vem reforçar aquilo que anunciamos no Natal : a vinda do Filho de Deus ao mundo. Os Magos, em sua sabedoria, querem conhecer o Menino, pois sabem que Ele é o Prometido.

Além disso, nesta ocasião, se celebra, também, a apresentação de Jesus ao mundo, relembrando o dia em que Jesus foi apresentado ao Templo por Maria e José como sinal que Sua existência está voltada para a humanidade.

No primeiro domingo após a Epifania, celebramos o Batismo do Senhor, festa que encerra o tempo do Natal e abre o período de reflexão sobre o ministério de Cristo. Quando Jesus entrou no Rio Jordão para ser batizado, a voz do Pai O revelou como Filho dizendo : ‘Este é meu Filho muito amado, em quem me comprazo’ (Mt 3,17).

O Espírito Santo apareceu em forma de pomba. Foi a primeira manifestação do Deus Uno e Trino. Que este tempo da Epifania seja o momento propício para aprofundarmos nosso conhecimento em Jesus, a fim de que, conhecendo-O mais e melhor, percebamos o fulgor de Sua manifestação na humanidade. Nesse sentindo, somos vocacionados a ser discípulos e discípulas do Cristo prometido que se torna uma realidade na vida de todos que procuram a paz, a justiça e o amor.


Fonte :
* Artigo na íntegra de http ://santuariodefatima.org.br/palavra-do-reitor/epifania-e-batismo-do-senhor-jesus-deus-se-revela-a-toda-a-humanidade
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário