A Liturgia
das Horas e a reflexão no dia de
Santa Maria Mãe de Deus :
Ofício das
Leituras
Segunda leitura
Das Cartas
de Santo Atanásio, bispo
(Epist. Ad
Epictetum, 5-9; PG 26, 1058. 1062-1066)
(Sec. IV)
O
Verbo assumiu nossa natureza no seio de Maria
O Verbo
de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão, como diz o Apóstolo. Por
isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos (Hb 2,16-17) e assumir um corpo semelhante ao nosso. Eis por que Maria
está verdadeiramente presente neste mistério; foi dela que o Verbo assumiu,
como próprio, aquele corpo que havia de oferecer por nós. A Sagrada Escritura,
recordando este nascimento, diz : Envolveu-o
em panos (Lc 2,7); proclama felizes os seios que o amamentaram e fala
também do sacrifício oferecido pelo nascimento deste Primogênito. O anjo
Gabriel, com prudência e sabedoria, já o anunciaram a Maria; não lhe disse
simplesmente : aquele que nascer em ti,
para não se julgar que se tratava de um corpo extrínseco nela introduzido; mas :
de ti (cf. Lc 1, 35 Vulg.), para se acreditar que o fruto desta concepção
procedia realmente de Maria.
Assim foi que o Verbo, recebendo nossa natureza humana e oferecendo-a em
sacrifício, assumiu-a em sua totalidade, para nos revestir depois de sua natureza
divina, segundo as palavras do Apóstolo : É
preciso que este ser corruptível se vista de incorruptibilidade; é preciso que
este ser mortal se vista de imortalidade (1Cor 15,53).
Estas coisas não se realizaram de maneira fictícia, como julgam alguns, o
que é inadmissível! Nosso Salvador fez-se verdadeiro homem, alcançando assim a
salvação do homem na sua totalidade. Nossa salvação não é absolutamente algo de
fictício, nem limitado só ao corpo; mas realmente a salvação do homem todo,
corpo e alma, foi realizada pelo Verbo de Deus.
A natureza que ele recebeu de Maria era uma natureza humana, segundo as
divinas Escrituras, e o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro. Digo
verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso. Maria é portanto nossa irmã,
pois todos somos descendentes de Adão.
As palavras de João : O Verbo se
fez carne (Jo 1,14) têm o mesmo sentido que se pode atribuir a uma
expressão semelhante de Paulo : O Cristo
fez-se maldição por nós (cf. Gl 3,13). Pois da íntima e estreita união com
o Verbo, resultou para o corpo humano em engrandecimento sem par : de mortal
tornou-se imortal; sendo animal, tornou-se espiritual; terreno, transpôs as
portas do céu.
Contudo, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio da Maria, a Trindade
continua sendo a mesma Trindade, sem aumento nem diminuição. É sempre perfeita,
e na Trindade reconhecemos uma só Divindade; assim, a Igreja proclama um único
Deus no Pai e no Verbo.
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