quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dia da Vida Consagrada : mensagem dos bispos italianos

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)



‘‘Os religiosos mostram que a verdade do poder é o serviço, a verdade da posse é a custódia e a doação, a verdade do prazer é a gratuidade do amor. A verdade da morte é a Ressurreição.’ É o que afirmam os bispos italianos na Mensagem para o Dia da Vida Consagrada, que será celebrado na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro.


Consagrados expressam alegria

No texto, os bispos ressaltam que o povo pede às pessoas consagradas ‘olhos que saibam escrutar a história olhando para além das aparências muitas vezes contraditórias da vida, que deixem transparecer proximidade e novas possibilidades, que iluminem com ternura e paz. É isso que distingue quem coloca a própria vida nas mãos de Deus : um olhar aberto, livre, confortador, que não exclui ninguém, abraça e une– reporta a agência Sir.

A mensagem prossegue dizendo : ‘É verdade o que escreve o Papa Francisco em sua Carta a todos os consagrados : Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria! Isso acontece porque eles reconhecem em si mesmos, e em todos os lugares e momentos da vida, a obra de um Deus que nos salva com alegria. O cansaço e a decepção são experiências comuns em cada um de nós : benditos aqueles que nos ajudam a não curvar-nos em nós mesmos e a não fechar-nos em escolhas cômodas e de curto alcance’.


Consagrados deem respostas adequadas aos desafios de hoje

Alegremo-nos, portanto, com a presença das consagradas e dos consagrados em nossas comunidades. Façamos festa com eles, agradecendo por uma história rica de fé e de humanidade exemplares e pela paixão que mostram hoje no seguir Cristo pobre, casto, obediente’ – prossegue a Mensagem do Conselho episcopal permanente.

Os bispos italianos depositam grande confiança em vocês, irmãs e irmãos caríssimos, sobretudo pela contribuição que podem dar para renovar o impulso e o frescor da nossa vida cristã, de modo a elaborar juntos formas novas de viver o Evangelho e respostas adequadas aos desafios atuais.


Consagrados ajudem a Igreja a desenhar o novo humanismo cristão

Após recordar a exortação do Papa aos consagrados (‘Despertai o mundo’), criando ‘outros lugares onde se viva a lógica evangélica da doação’, o texto ressalta que ‘as pessoas consagradas se unem ao amor absoluto de Deus por todo homem a fim de que ninguém se perca’.

Em seguida, é evidenciada também a ‘feliz coincidência’, este ano, com a celebração do V Congresso eclesial nacional italiano, em Florença, de 9 a 13 de novembro próximo, com o tema ‘Em Jesus Cristo o novo humanismo’.

A obra de tantas pessoas consagradas – ressaltam os bispos – seja cada vez mais o sinal do abraço de Deus ao homem e ajude nossa Igreja a desenhar o novo humanismo na concretude e na perspicácia do amor.


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/dia-da-vida-consagrada-mensagem-dos-bispos-italian
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário