*Artigo de Bento XVI, Papa Emérito
‘1.
Vida
...Gostaria de
apresentar a figura de um dos maiores Padres da história da Igreja, um dos
quatro Doutores do Ocidente, o Papa São Gregório, que foi Bispo de Roma entre
590 e 604, e que mereceu da tradição o título de Magnus/Grande. Gregório foi verdadeiramente um grande Papa e um
grande Doutor da Igreja! Nasceu em Roma, por volta de 540, de uma rica família
patrícia da gens Anicia, que se
distinguia não só pela nobreza de sangue, mas também pela dedicação à fé cristã
e pelos serviços prestados à Sé Apostólica. Desta família nasceram dois Papas :
Félix III (483-492), trisavô de Gregório, e Agapito (535-536). A casa na qual
Gregório cresceu estava situada no Clivus
Scauri, circundada por solenes edifícios que testemunhavam a grandeza da
Roma antiga e a força espiritual do cristianismo. Os exemplos dos pais, Gordiano
e Sílvia, ambos venerados como santos, e os das duas tias paternas, Emiliana e
Tarsília, que viveram na própria casa como virgens consagradas num caminho
partilhado de oração e de ascese, inspiraram-lhe altos sentimentos cristãos.
Gregório
entrou cedo na carreira administrativa, que também o pai tinha seguido, e em
572 alcançou o seu ápice, tornando-se prefeito da cidade. Esta função,
complicada pela tristeza dos tempos, consentiu-lhe dedicar-se num amplo raio a
todos os géneros de problemas administrativos, haurindo luzes para as futuras
tarefas. Em particular, permaneceu-lhe um profundo sentido da ordem e da
disciplina : tornando-se Papa, sugerirá aos Bispos que tomarem como modelo na
gestão dos assuntos eclesiásticos a diligência e o respeito pelas leis próprias
dos funcionários civis. Contudo, esta vida talvez não o satisfizesse porque,
não muito tempo depois, deixou qualquer cargo civil, para se retirar na sua
casa e iniciar a vida de monge, transformando a casa de família no mosteiro de
Santo André ‘al Celio’. Deste período
de vida monástica, vida de diálogo permanente com o Senhor na escuta da sua
palavra, permanecer-lhe-á uma profunda saudade que se vê sempre de novo e cada
vez mais nas suas homilias : entre as obsessões das preocupações pastorais,
recordá-lo-á várias vezes nos escritos como um tempo feliz de recolhimento em
Deus, de dedicação à oração, de serena imersão no estudo. Assim pôde adquirir
aquele conhecimento profundo da Sagrada Escritura e dos Padres da Igreja do
qual se serviu depois nas suas obras.
Mas o
retiro claustral de Gregório não durou muito tempo. A preciosa experiência maturada
na administração civil num período caracterizado por graves problemas, as
relações mantidas nesse cargo com os bizantinos, a estima universal que tinha
adquirido, levaram o Papa Pelágio a nomeá-lo diácono e a enviá-lo a
Constantinopla como seu ‘apocrisário’,
hoje dir-se-ia ‘Núncio Apostólico’,
para favorecer a superação dos últimos vestígios da controvérsia monofisita e
sobretudo para obter o apoio do imperador no esforço de conter a pressão
longobarda. A permanência em Constantinopla, onde um grupo de monges tinha
retomado a vida monástica, foi importantíssima para Gregório, porque lhe deu a
ocasião de adquirir experiência directa com o mundo bizantino, assim como de
entrar em contacto com o problema dos Longobardos, que depois teria posto à
dura prova a sua habilidade e a sua energia nos anos do Pontificado. Depois de
alguns anos foi chamado de novo para Roma pelo Papa, que o nome ou seu
secretário. Eram anos difíceis : as chuvas contínuas, o transbordar dos rios, a
carestia afligiam muitas zonas da Itália e também Roma. No final desencadeou-se
também a peste, que fez numerosas vítimas, entre as quais também o Papa Pelágio
II. O clero, o povo e o senado foram unânimes em escolher como seu sucessor na
Sé de Pedro precisamente a ele, Gregório. Ele procurou opor resistência,
tentando até a fuga, mas sem êxito : no final teve que ceder. Era o ano 590.
Reconhecendo
em quanto tinha acontecido a vontade de Deus, o novo Pontífice pôs-se
imediatamente com alento à obra. Desde o início revelou uma visão singularmente
lúcida da realidade com a qual se devia medir, uma extraordinária capacidade de
trabalho ao enfrentar os assuntos quer eclesiásticos quer civis, um constante
equilíbrio nas decisões, até corajosas, que o cargo lhe impunha. Conserva-se do
seu governo uma ampla documentação graças ao Registro das suas cartas (cerca de
800), nas quais se reflecte o confronto quotidiano com as interrogações
complexas que afluíam à sua mesa. Eram questões que lhe chegavam dos Bispos,
dos Abades, dos clérigos, e também das autoridades civis de qualquer ordem e
grau. Entre os problemas que afligiam naquele tempo a Itália e Roma
encontrava-se um de particular realce em âmbito tanto civil como eclesial : a
questão longobarda. A ela o Papa dedicou todas as energias possíveis em vista
de uma solução verdadeiramente pacificadora. Ao contrário do Imperador
bizantino que partia do pressuposto de que os Longobardos fossem apenas
indivíduos grosseiros e saqueadores, a serem derrotados ou exterminados, São
Gregório via este povo com os olhos de um bom pastor, preocupado em lhes
anunciar a palavra da salvação, estabelecendo com eles relações de fraternidade
em vista de uma paz futura fundada no respeito recíproco e na serena
convivência entre italianos, imperiais e longobardos. Preocupou-se com a
conversão dos jovens povos e da nova organização civil da Europa : os Visigodos
da Espanha, os Francos, os Saxões, os imigrados na Bretanha e os Longobardos,
foram os destinatários privilegiados da sua missão evangelizadora...
Para
obter uma paz efectiva em Roma e na Itália, o Papa comprometeu-se profundamente, era um verdadeiro pacificador, empreendendo uma cerrada negociação com o rei
longobardo Agilulfo. Tal negociação levou a um período de trégua que durou
cerca de três anos (598-601), depois dos quais foi possível estabelecer em 603
um armistício mais estável. Este resultado positivo foi obtido também graças
aos contactos paralelos que, entretanto, o Papa mantinha com a rainha
Teodolinda, que era uma princesa bávara e, ao contrário dos chefes dos outros
povos germânicos, era católica, profundamente católica. Conserva-se uma série de
cartas do Papa Gregório a esta rainha, nas quais revela a sua estima e a sua
amizade por ela. Teodolinda conseguiu pouco a pouco guiar o rei ao catolicismo,
preparando assim o caminho para a paz. O Papa preocupou-se também em lhe enviar
as relíquias para a basílica de São João Baptista, por ela feita erigir em
Monza, e não deixou de lhe enviar expressões de bons votos e preciosos dons
para a mesma Catedral de Monza por ocasião do nascimento e do baptismo do filho
Adaloaldo. A vicissitude desta rainha constitui um bonito testemunho sobre a
importância das mulheres na história da Igreja. No fundo, os objectivos nos
quais Gregório apostou constantemente foram três : conter a expansão dos
Longobardos na Itália; subtrair a rainha Teodolinda à influência dos cismáticos
e fortalecer a fé católica; mediar entre Longobardos e Bizantinos em vista de
um acordo que garantisse a paz na península e ao mesmo tempo consentisse
desempenhar uma acção evangelizadora entre os próprios Longobardos. Portanto,
foi dúplice a sua constante orientação na complexa vicissitude : promover
entendimentos a nível diplomático-político e difundir o anúncio da verdadeira fé
entre as populações.
Ao
lado da acção meramente espiritual e pastoral, o Papa Gregório tornou-se
protagonista activo também de uma mutiforme actividade social. Com os
rendimentos do conspícuo património que a Sé romana possuía na Itália,
especialmente na Sicília, comprou e distribuiu trigo, socorreu quem estava em
necessidade, ajudou sacerdotes, monges e monjas que viviam na indigência, pagou
resgates de cidadãos que caíram prisioneiros dos Longobardos, comprou
armistícios e tréguas. Além disso, desempenhou quer em Roma quer noutras partes
da Itália uma atenta obra de reorganização administrativa, dando instruções
claras para que os bens da Igreja, úteis para a sua subsistência e a sua obra
evangelizadora no mundo, fossem geridos com absoluta rectidão e segundo as
regras da justiça e da misericórdia. Exigia que os colonos fossem protegidos
das prevaricações dos concessionários das terras de propriedade da Igreja e, em
caso de fraude, fossem imediatamente indemnizados, para que o rosto da Esposa
de Cristo não fosse maculado com lucros desonestos.
Gregório
desempenhou esta intensa actividade apesar da saúde frágil, que o obrigava com
frequência a permanecer de cama por longos dias. Os jejuns praticados durante
os anos da vida monástica tinham-lhe causado sérias complicações no aparelho
digestivo. Além disso, a sua voz era muito débil e assim, com frequência, era
obrigado a confiar ao diácono a leitura das suas homilias, para que os fiéis
presentes nas basílicas romanas pudessem ouvi-lo. Contudo, fazia o possível
para celebrar nos dias de festa a Missarum
sollemnia, isto é, a Missa solene, e então encontrava-se pessoalmente como
povo de Deus, que lhe estava muito afeiçoado, porque via nele a referência
autorizada da qual haurir segurança : não por acaso lhe foi depressa atribuído
o título de consul Dei. Apesar das
condições dificilíssimas nas quais teve que desempenhar a sua obra, conseguiu
conquistar, graças à santidade da vida e à rica humanidade, a confiança dos
fiéis, obtendo para o seu tempo e para o futuro resultados verdadeiramente
grandiosos. Era um homem imerso em Deus : o desejo de Deus estava sempre vivo
no fundo da sua alma e precisamente por isso ele vivia sempre muito próximo das
pessoas, das necessidades do povo do seu tempo. Numa época desastrosa, aliás
desesperada, soube criar paz e dar esperança. Este homem de Deus mostra-nos
onde estão as verdadeiras nascentes da paz, de onde vem a verdadeira esperança
e torna-se assim um guia também para nós hoje.
2. Pensamento
Não
obstante os múltiplos compromissos ligados à sua função de Bispo de Roma, ele
deixou-nos numerosas obras, nas quais nos séculos sucessivos a Igreja se
inspirou abundantemente. Além do conspícuo epistolário o Registro, que contém mais de 800 missivas, ele deixou-nos antes de
tudo escritos de carácter exegético, entre os quais se distinguem o Comentário moral de Job conhecido sob o
título latino de Moralia in Iob as
Homilias sobre Ezequiel e as Homilias
sobre os Evangelhos. Depois há uma importante obra de aspecto hagiográfico,
os Diálogos, escrita por Gregório para a edificação da rainha longobarda
Teodolinda. Sem dúvida, a obra principal e mais conhecida é a Regra pastoral, que o Papa redigiu no
início do Pontificado, com finalidades claramente programáticas.
Desejando
passar estas obras em rápida resenha, temos de observar em primeiro lugar que,
nos seus escritos, Gregório nunca se mostra preocupado em delinear uma ‘sua’
doutrina, uma sua originalidade. Pelo contrário, ele tenciona fazer-se eco do
ensinamento tradicional da Igreja, quer ser simplesmente a boca de Cristo e da
sua Igreja ao longo do caminho que se deve percorrer para chegar a Deus. A este
propósito, os seus comentários exegéticos são exemplares. Ele foi um leitor
apaixonado da Bíblia, da qual se aproximou com compreensões não simplesmente
especulativas : na sua opinião, da Sagrada Escritura o cristão deve tirar não
tanto conhecimentos teóricos, como sobretudo o alimento quotidiano para a sua
alma, para a sua vida de homem neste mundo. Por exemplo, nas Homilias sobre Ezequiel ele insiste
fortemente acerca desta função do texto sagrado : aproximar-se da Escritura
simplesmente para satisfazer o próprio desejo de conhecimento significa ceder à
tentação do orgulho e, assim, expor-se ao risco de cair na heresia. A humildade
intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades
sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado. Obviamente, a humildade não
exclui o estudo sério; mas para fazer com que ele seja espiritualmente
profícuo, permitindo entrar de modo real na profundidade do texto, a humildade
permanece indispensável. Somente com esta atitude interior é possível ouvir real
e finalmente a voz de Deus. Por outro lado, quando se trata da Palavra de Deus,
compreender nada significa, se a compreensão não levar à acção. Nestas Homilias sobre Ezequiel encontra-se
também a bonita expressão segundo a qual ‘o
pregador deve banhar a sua pena no sangue do seu coração; assim, poderá chegar
também ao ouvido do próximo’. Lendo estas homilias, vê-se que Gregório
realmente escreveu com o sangue do seu coração e, por isso, ainda hoje nos
fala.
Gregório
desenvolve este discurso inclusive no Comentário
moral de Job. Seguindo a tradição patrística, ele examina o texto sagrado
nas três dimensões do seu sentido : literal, alegórica e moral, que são
dimensões do único sentido da Sagrada Escritura. Todavia, Gregório atribui uma
clara prioridade ao sentido moral. Nesta perspectiva, ele propõe o seu
pensamento através de alguns binómios significativos saber-fazer, falar-viver, conhecer-agir em que evoca os dois
aspectos da vida humana, que deveriam ser complementares, mas que muitas vezes
terminam por ser antitéticos. Ele comenta que o ideal moral consiste sempre em
realizar uma harmoniosa integração entre palavra e acção, pensamento e
compromisso, oração e dedicação aos deveres do próprio estado : este é o
caminho para realizar aquela síntese, graças à qual o divino desce ao homem e o
homem se eleva até à identificação com Deus. O grande Papa traça assim, para o
verdadeiro fiel, um projecto de vida completo; por isso, este Comentário moral de Job constituirá,
durante a idade média, uma espécie de Suma
da moral cristã.
De
notável relevo e beleza são também as Homilias
sobre os Evangelhos. A primeira delas foi proferida na Basílica de São
Pedro, durante o tempo de Advento de 590, e portanto poucos meses depois da
eleição ao Pontificado; a última foi pronunciada na Basílica de São Lourenço,
no segundo domingo depois do Pentecostes de 593. O Papa pregava ao povo nas
igrejas em que se celebravam as ‘estações’, particulares cerimónias de oração nos principais tempos do ano litúrgico, ou as
festas dos mártires titulares. O princípio inspirador, que une entre si as
várias intervenções, resume-se na palavra ‘praedicator’
: não somente o ministro de Deus, mas também cada cristão, tem a tarefa de se
fazer ‘pregador’ daquilo que
experimentou no seu próprio íntimo, segundo o exemplo de Cristo, que se fez
homem para levar a todos o anúncio da salvação. O horizonte deste compromisso é
escatológico : a espera do cumprimento de todas as coisas em Cristo é um
pensamento constante do grande Pontífice, e acaba por se tornar o motivo
inspirador de todos os seus pensamentos e de todas as suas actividades. Daqui
nascem as suas incessantes exortações à vigilância e ao compromisso nas boas
obras.
Talvez
o texto mais orgânico de Gregório Magno seja a Regra pastoral, escrita nos primeiros anos de Pontificado. Nela,
Gregório propõe-se traçar a figura do Bispo ideal, mestre e guia da sua grei.
Com esta finalidade, ele explica a gravidade do ofício de Pastor da Igreja e os
deveres que ele comporta : portanto, aqueles que não foram chamados para esta
tarefa, não a busquem com superficialidade; por outro lado, aqueles que
porventura a assumiram sem a devida reflexão, sintam nascer na sua alma uma
necessária trepidação. Retomando um tema preferido, ele afirma que o Bispo é em
primeiro lugar o ‘pregador’ por
excelência; como tal, antes de tudo ele deve servir de exemplo para os outros,
de tal forma que o seu comportamento possa constituir um ponto de referência
para todos. Além disso, uma acção pastoral eficaz requer que ele conheça os
destinatários e adapte as suas intervenções à situação de cada um : Gregório
passa a explicar as várias categorias de fiéis, com anotações intensas e
pontuais, que podem justificar a avaliação de quem viu nesta obra também um
tratado de psicologia. Daqui, compreende-se que ele conhecia realmente o seu
rebanho e falava de tudo com as pessoas da sua época e da sua cidade.
Todavia,
o grande Pontífice insiste sobre o dever que o Pastor tem de reconhecer todos
os dias a sua própria miséria de maneira que o orgulho não torne vão, diante
dos olhos do Juiz supremo, o bem levado a cabo. Por isso, o capítulo final da Regra é dedicado à humildade : ‘Quando nos regozijamos por termos alcançado
muitas virtudes, é bom reflectirmos sobre as nossas insuficiências e
humilhar-nos : em vez de considerarmos o bem realizado, temos que pensar
naquilo que deixamos de fazer’. Todas estas preciosas indicações demonstram
o altíssimo conceito que São Gregório tem acerca do cuidado das almas, por ele
definido como ‘ars artium’, a arte
das artes. A Regra teve tanto êxito
que, algo bastante raro, foi depressa traduzida em grego e anglo-saxão.
É
também significativa a outra obra, os Diálogos,
em que ao amigo e diácono Pedro, convicto de que os costumes já tivessem sido
corrompidos a tal ponto que já não permitissem o nascimento de santos como nas
épocas passadas, Gregório demonstra o contrário : a santidade é sempre
possível, mesmo nos tempos difíceis. E prova-o, narrando a vida de pessoas
contemporâneas ou mortas havia pouco, que bem podiam ser qualificadas santas,
embora não canonizadas. A narração é acompanhada por reflexões teológicas e
místicas que fazem do livro um singular texto hagiográfico, capaz de fascinar
inteiras gerações de leitores. A matéria é tirada das tradições vivas do povo e
tem como finalidade edificar e formar, chamando a atenção de quem lê numa série
de questões, como o sentido do milagre, a interpretação da Escritura, a
imortalidade da alma, a existência do inferno e a representação do além, termos
todos que precisavam de oportunos esclarecimentos. O livro II é inteiramente
dedicado à figura de Bento de Núrsia, e é o único testemunho antigo sobre a
vida do santo monge, cuja beleza espiritual aparece no texto de modo totalmente
evidente.
No
desígnio teológico que Gregório desenvolve através das suas obras, o passado, o
presente e o futuro tornam-se relativos. Aquilo que, para ele, mais conta é
todo o lapso da história salvífica, que continua a esclarecer-se entre os
obscuros meandros do tempo. Nesta perspectiva, é significativo que ele insira o
anúncio da conversão dos Anglos no
contexto do Comentário moral de Job :
aos seus olhos, este acontecimento constituía um progresso do Reino de Deus, de
que fala a Escritura; portanto podia, justamente, ser mencionado no comentário
de um livro sagrado. Na sua opinião, os guias das comunidades cristãs devem
comprometer-se a reler os acontecimentos à luz da Palavra de Deus : neste
sentido, o grande Pontífice sente o dever de orientar pastores e fiéis no
itinerário espiritual de uma lectio
divina iluminada e concreta, inserida no contexto da própria vida.
Antes
de concluir, é necessário dedicar uma palavra às relações que o Papa Gregório
cultivou com os Patriarcas de Antioquia, de Alexandria e de Constantinopla.
Preocupou-se sempre por reconhecer e respeitar os direitos deles, evitando
qualquer interferência que limitasse a sua legítima autonomia. Se todavia São
Gregório, no contexto da sua situação histórica, se opôs ao título de ‘ecuménico’ por parte do Patriarca de
Constantinopla, não o fez para limitar ou negar esta legítima autoridade, mas
porque estava preocupado com a unidade fraterna da Igreja universal. Fê-lo
sobretudo pela sua profunda convicção de que a humildade deveria ser a virtude
fundamental de cada Bispo, ainda mais de um Patriarca. No seu coração, Gregório
permaneceu um simples monge e por isso era decididamente contrário aos grandes
títulos. Ele queria ser esta é a sua expressão servus servorum Dei. Esta palavra por ele cunhada não era uma
fórmula piedosa, mas a verdadeira manifestação do seu modo de viver e de agir.
Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso
servo, nos lavou e lava os pés sujos. Portanto, ele estava persuadido de que,
sobretudo um Bispo, deveria imitar esta humildade de Deus e assim seguir
Cristo. Verdadeiramente, o seu desejo era de viver como monge, em diálogo
permanente com a Palavra de Deus, mas por amor de Deus soube fazer-se servo de
todos numa época repleta de tribulações e de sofrimentos, soube fazer-se ‘servo dos servos’. Precisamente porque
foi assim, ele é grande e mostra-nos, também a nós, a medida da verdadeira
grandeza.’
(28 de maio de 2008)
(4 de junho de 2008)
Fonte :
* Bento XVI, Santos e Doutores da
Igreja (catequeses condensadas), Lisboa, Paulus Editora, 2012.
Um comentário:
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Parabéns!
Postar um comentário