domingo, 10 de janeiro de 2016

Ecumenismo : Báculo de São Gregório na Catedral anglicana de Cantuária

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


Uma iniciativa cultural e religiosa de grande significado ecumênico : a partir desta sexta-feira até o próximo dia 18 deste mês de janeiro estará exposto na Catedral anglicana de Cantuária, na Inglaterra, a extremidade curva do báculo de São Gregório Magno, ou seja, a parte superior, com a ponta curva, do báculo.

A exposição temporânea dá-se por ocasião da reunião dos Primazes da Comunhão anglicana, que terá lugar de 11 a 16 de janeiro. A relíquia é historicamente conservada no mosteiro de ‘São Gregório al Celio’ de Roma.

O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, ressalta o valor ‘altamente simbólico do empréstimo’ da relíquia, ‘preciosa para a Igreja da Inglaterra que venera no Papa São Gregório o promotor da missão evangelizadora do povo anglo-saxônico e, portanto, sinal da ligação que une espiritualmente as Igrejas católica e anglicana’.

De fato, foi propriamente São Gregório Magno quem enviou Santo Agostinho de Cantuária à Inglaterra – no ano 597 d.C. – para evangelizar as populações anglo-saxônicas.

O decano da Catedral de Cantuária, o Rev. Robert Willis, expressou a sua alegria pela presença da relíquia como ‘símbolo de encorajamento ecumênico no momento em que se reúnem os Primazes anglicanos e como uma estreita e forte união com São Gregório, cuja visão de conversão da Inglaterra levou Agostinho a fundar a comunidade em Cantuária’.’


Fonte :


Nenhum comentário: