quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mossul : igreja caldeia de São José transformada em mesquita

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 Mosul- A historic church turned into mosque by ISIS

 E a nova mesquita é dedicada a um líder do Estado Islâmico morto por policiais iraquianos

Após a igreja de Santo Efrém, também a igreja caldeia de Mossul dedicada a São José foi transformada em mesquita por ordem dos líderes do autointitulado Estado Islâmico. Segundo o site ankawa.com e a agência Fides, a cúpula foi pintada de preto e a igreja foi despojada de todas as cruzes, símbolos e imagens cristãs. A agora mesquita foi dedicada ao jihadista Abu Abdulrahman al-Bilawi, morto pela polícia iraquiana.

A igreja de São José era histórica em Mossul, mas nos últimos anos, devido à diminuição de sacerdotes e fiéis após a intervenção militar liderada pelos Estados Unidos, a missa era celebrada apenas uma vez por mês. Havia também peregrinações nas festas ligadas à figura do pai adotivo de Jesus, em particular em 1º de Maio, festa de São José Operário.

Depois da conquista de Mossul pelos jihadistas, os cristãos da cidade foram forçados a fugir. Muitos deles vivem como refugiados em Ankawa, subúrbio de Erbil. Dom Amel Shamon Nona, que era o arcebispo caldeu da metrópole iraquiana, foi transferido para a eparquia caldeia da Austrália. A nomeação do seu sucessor em Mossul depende da campanha militar para libertar a cidade, já anunciada muitas vezes, mas até hoje não realizada.

Diziam que as operações militares em larga escala começariam após o fim do Ramadã. Nestes dias, parece que começou uma ofensiva para recuperar terreno na província de al-Anbar e libertar Ramadi. Vamos ver se depois é a vez de Mossul’, disse à Fides o padre caldeu Paul Mekko, que é de Mossul e atualmente está refugiado em Ankawa.

Enquanto isso, o patriarcado caldeu, de acordo com os sacerdotes de Mossul, decidiu vender alguns veículos da arquidiocese e usar a receita proveniente da venda, no valor de 60 mil dólares, para reconstruir a vida paroquial em Mossul quando a cidade for finalmente libertada.’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.zenit.org/pt/articles/mossul-igreja-caldeia-de-sao-jose-transformada-em-mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário