segunda-feira, 27 de julho de 2015

Falta de fieis faz única igreja católica na Antártida fechar portas

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


‘Após 57 anos, o único templo católico presente na Antártida, associado ao programa da ‘National Science Foundation’ (NSF), fecha suas portas. O motivo, a falta de fieis. A capelania militar, no entanto, permanecerá na base, fornecendo serviços religiosos interconfessionais e apoio à população. O sacerdote estadunidense Dan Doyle, que realizava sua obra pastoral na McMurdo Station desde 1984, deixa sua pequena igreja-paróquia e retorna aos Estados Unidos. A base de McMurdo Station é a maior da Antártida.

Nos períodos de máxima atividade, a base chegou a ter quase 2 mil habitantes. Nos últimos anos, no entanto, não passou de 200 pessoas. Segundo Padre Dan Doyle,  ‘existe uma gradual diminuição da religiosidade, além de uma diminuição no número de pessoas que trabalham na McMurdo Station, atingida por cortes estatais’.

O sacerdote se declara satisfeito pela missão realizada : ‘Foi uma grande experiência exercer o ministério no final do mundo’, afirmou, considerando ter dado uma contribuição importante, não somente às necessidades espirituais e religiosas de muitas pessoas - de todo tipo, cultura e formação - mas de ter também contribuído para criar entre os habitantes um clima de afeto, solidariedade e partilha. ‘Quando existiam quase 2 mil homens e mulheres nas Estações de McMurdo e Amungsen-Scott eu estava sempre muito ocupado, mas era divertido. Nós costumávamos voar para o Pólo Sul por um ou dois dias, saindo das estações e conseguíamos ver somente geleiras’.

Padre Doyle informou que há tempos vinha trabalhando com a NSF sobre a transição que colocaria fim a uma relação de 57 anos entre a Diocese e o Programa. ‘Antes da era digital, as pessoas se sentiam muito isoladas e solitárias, estavam sempre sob pressão, o que exigia muitos aconselhamentos e apoio’.

A pequena igreja, chamada de ‘Chapel of the snow’, servia também como local de culto multiconfessional. O sacerdote católico foi garantido por muitos anos pela Diocese de Christchurch, Nova Zelândia, enquanto o pastor protestante sempre foi indicado pela Capelania da Aeronáutica militar estadunidense.

A Estação McMurdo, na zona meridional da Ilha de Ross, é uma base estadunidense permanente e leva o nome do Tenente Archibald McMurdo da ‘HMS Terror’, que em 1841, durante uma expedição sob o comando do explorador britânico James Ross, cartografou região pela primeira vez. A base foi aberta em 16 de fevereiro de 1956 com o nome de ‘Naval Air Facility Mc Murdo’, logo tornando-se um importante centro científico e logístico das atividades estadunidenses na Antártida.’


Resultado de imagem para chapel of the snows mcmurdo

Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/falta-de-fieis-faz-unica-igreja-catolica-na-antart
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário