Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)
*Artigo
de Vanderlei de Lima,
eremita na Diocese de Amparo,
BA
‘Há quem julgue os católicos
dizendo que adoram a Virgem Maria e os Santos em vez de adorarem só a Deus.
Ora, o presente artigo demonstra que esse julgamento é falso à luz dos
ensinamentos da Igreja.
Comecemos dizendo que alguns
Dicionários de Português apresentam veneração e adoração como sinônimos, o que,
sem dúvida, causa confusão na mente das pessoas. Diferente, porém, é o caso
do Dicionário Completo da Língua Portuguesa (São Paulo :
Publifolha, 2000) que traz : ‘Adoração, s.f. 1. ato de adorar. 2. Culto devido
a Deus’ (…) e ‘Veneração, s.f. 1. ato ou efeito de venerar; reverência,
respeito. 2. Devoção, culto’. Eis, no domínio da Língua Portuguesa, uma
oportuna e sábia distinção.
No plano teológico, a questão
fica ainda mais clara, dado que a Igreja ensinou, com lucidez, no Concílio de
Niceia II (Sessão de 13 de outubro de 787), que a Maria Santíssima e aos Santos
se tributa uma carinhosa e respeitosa veneração (δουλεια, dulia) sem que isso constitua uma verdadeira adoração (λατρεία, latria), pois esta é devida só a Deus (cf. Justo Collantes,
SJ. La fe de la Iglesia Catolica : las ideas y los hombres en los
documentos doctrinales del Magisterio. Madri : BAC, 1983, n. 769).
Culto à Virgem e aos
Santos
Em outras palavras, a fé
católica chama de dulia o culto aos Santos e de hiperdulia a
devoção a Nossa Senhora, Maria Santíssima, colocando-a, desse modo, em
destaque, enquanto Mãe de Deus e nossa, entre os justos no céu onde ela está,
de modo singular, em corpo e alma. Esse culto à Virgem e aos Santos nada tem de
adoração (latria) que convém só a Deus. Ninguém que desejasse, portanto,
acusar os católicos de serem idólatras (adoradores de ídolos) encontraria
sequer um documento da Igreja para comprovar sua absurda e falsa afirmação.
Pergunta-se, porém, em que
consiste a dulia? – Respondemos que ela consiste tão somente na
veneração, espontaneamente, prestada pelos fiéis católicos aos seus irmãos que,
de modo heroico, lutaram neste mundo e obtiveram a coroa imperecível da vida
eterna, assim como toda família venera seus antepassados sem os adorar.
3 momentos
Mais : a veneração dos Santos é
composta de três momentos : 1) de adoração e louvor a Deus (nunca aos Santos)
pelas maravilhas realizadas em seus Santos fazendo frutificar neles os méritos
de Cristo. O culto aos Santos é, portanto, sempre relativo a Deus (teocêntrico)
e ao Senhor Jesus Cristo (cristocêntrico). Nos Santos, contemplamos as
obras-primas da graça adquirida por Cristo; 2) de súplica ou de pedido a Deus
que, pela intercessão dos Santos, nos conceda as graças necessárias de que
necessitamos neste mundo a fim de, um dia, nos unirmos a eles na glória
celeste. Em Deus, os Santos (que não são oniscientes) sabem que recorremos à
sua intercessão; 3) de estímulo para imitarmos os Santos, uma vez que se eles –
humanos como nós – conseguiram a glória celeste por graça divina, por que
também nós não conseguiríamos? Afinal, todos somos chamados a ser santos como
Deus é santo (cf. Lv 11,45; Mt 5,48). Ninguém está excluído do convite ao
convívio com o Pai celestial (cf. D. Estêvão Bettencourt, OSB. Curso de
Diálogo Ecumênico. Rio de Janeiro : Mater Ecclesiae, 1989, p. 104).
Imagens
Isso posto, resta ainda uma
questão importante : é permitida ou proibida na Bíblia a confecção de imagens?
– Em resposta, notamos que, no Antigo Testamento, o livro do Êxodo 20,4 mostra
que o Senhor Deus proíbe os israelitas de confeccionarem imagens. Tal proibição
não era, no entanto, absoluta, mas se devia apenas a uma circunstância
transitória, pois cercada de povos idólatras, Israel poderia também ceder à
tentação de adorar imagens, o que é idolatria (= adoração de um ídolo).
Passado esse perigo maior, o
Senhor mesmo mandou confeccionar imagens para ajudar a piedade dos israelitas,
segundo atestam numerosas passagens bíblicas como, por exemplo, Êx 25,17-22;
1Rs 6,23-28. 6,29s; Nm 21,4-9; 1Rs 7,23-26. 7,28s etc. Ora, a Igreja seguiu
essa prática legítima da confecção de imagens e pinturas para veneração, apesar
das críticas infundadas e até desonestas, ao longo da história.’
Fonte : *Artigo
na íntegra https://pt.aleteia.org/2021/10/05/adoracao-a-deus-e-veneracao-aos-santos/
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