‘A leitura que a
Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 24,
37-44 que corresponde ao Primeiro Domingo de Advento, ciclo A do Ano Litúrgico.
O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto :
‘As primeiras comunidades cristãs viveram
anos muito difíceis. Perdidos no vasto Império de Roma, no meio de conflitos e
perseguições, aqueles cristãos procuravam força e alento esperando a pronta
vinda de Jesus e recordando as suas palavras : ‘Vigiai. Vivei despertos. Tende
os olhos abertos. Estai alerta.’ Significarão, todavia, algo para nós estas
chamadas de Jesus para viver despertos?
Que é hoje para os cristãos colocar nossa esperança em Deus
vivendo com os olhos abertos?
Deixaremos que se esgote definitivamente no nosso mundo secular
a esperança numa última justiça de Deus para essa imensa maioria de vítimas
inocentes que sofrem sem culpa alguma?
Precisamente, a forma mais fácil de falsear a esperança cristã é
esperar de Deus a nossa própria salvação eterna enquanto viramos as costas ao
sofrimento que há agora mesmo no mundo. Um dia teremos que reconhecer nossa
cegueira ante Cristo Juiz : quando te vimos faminto ou sedento, estrangeiro ou
nu, doente ou na prisão, e não te assistimos? Este será o nosso diálogo final
com Ele se vivemos com os olhos fechados.
Temos que despertar e abrir bem os olhos. Viver vigilantes para
ver por cima dos nossos pequenos interesses e preocupações. A esperança do
Cristão não é una atitude cega, pois não esquece os que sofrem. A
espiritualidade cristã não consiste só num olhar para o interior, pois o seu
coração está atento a quem vive abandonado à sua sorte.
Nas comunidades cristãs temos que cuidar cada vez mais que nosso
modo de viver a esperança não nos leve à indiferença e ao esquecimento dos
pobres. Não podemos isolar-nos na religião para não ouvir o clamor dos que
morrem diariamente de fome. Não nos está permitido alimentar a nossa ilusão de
inocência para defender nossa tranquilidade.
Uma esperança em Deus que se esquece dos que vivem nesta terra
sem poder esperar nada, não poderá ser considerada como uma versão religiosa do
otimismo a todo o custo, vivido sem lucidez nem responsabilidade? Uma busca da
própria salvação eterna de costas aos que sofrem, não poderá ser acusada de ser
um sutil «egoísmo estendido para o além»?
Provavelmente, a pouca sensibilidade ao sofrimento imenso que há
no mundo seja um dos sintomas mais graves do envelhecimento do cristianismo
atual. Quando o Papa Francisco reclama «uma Igreja mais pobre e dos pobres»,
está gritando-nos sua mensagem mais importante e interpeladora aos cristãos dos
países do bem-estar.’’
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