sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cerimônia do adeus

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

Antes de morrer, um marinheiro aposentado manifestou seu desejo de se despedir do mar.
*Artigo de Marco Lacerda,
Jornalista

‘João teve seu último desejo realizado pela namorada Michelly : se casar. Há quatro anos ele lutava com um câncer em diversos órgãos e morreu três dias depois do casamento realizado em um hospital de Botucatu, São Paulo.

Com receio de que não pudesse torcer pelo seu super-herói favorito antes da estreia de ‘Batman vs. Superman’, o último desejo do britânico Barry Henderson-Gates era simples : ver o filme antes de chegar às salas de cinema. E antes que a batalha que travava há dois anos contra um câncer no esófago o pudesse derrotar.

Mais de 200 estudantes e professores da West Calder High School, na Escócia, assistiram o jovem Jak Trueman, de 15 anos, cumprir a promessa que havia feito a Hannah Boyd, 14 : levá-la a sua festa de formatura. Jak apresentou um linfoma de células T, em 2014, um tipo de câncer que compromete o sistema imunológico. Rapidamente a doença se espalhou por todo o corpo do adolescente. Jak e Hannah namoraram durante dois anos.

Depois de ter vivido muito tempo e muita coisa, a antropóloga francesa Françoise Héritier escreveu, aos 80 anos, um ensaio intitulado O Sal da Vida, carregado de encanto e sabedoria, onde transmite a ideia de que ao final da existência o que recordamos são os momentos simples do cotidiano, esses aos quais talvez não costumemos dar a devida atenção enquanto estão ocorrendo. A fagulha da felicidade pode estar numa conversa com uma pessoa querida, num passeio, numa leitura, numa determinada música, numa viagem não necessariamente longa, numa sobremesa, num café, numa paisagem, num banho no mar, em cuidar de um jardim.

A esta mesma conclusão chegaram os voluntários da organização solidária holandesa Stichting Ambulance Wens (‘fundação ambulância do desejo’), que desde sua criação, em 2006, se dedica a realizar os últimos desejos de doentes terminais. Ler as histórias narradas em seu site é comprovar que no final do caminho essas pessoas não sentem falta de experiências exóticas nem de aventuras custosas; que são as pequenas coisas — as entregas, os afetos e as lembranças — que conferem a autêntica medida do percurso feito e que se fixam na memória como pérolas das quais é difícil abrir mão.

Uma visita à praia ou reencontrar amigos são alguns dos desejos mais recorrentes.

Tudo começou com Mario Stefanutto, um marinheiro aposentado e gravemente doente que, prestes a ser transferido de hospital, manifestou ao motorista da ambulância o seu desejo de se despedir do porto de Roterdã. Esse motorista, Kees Veldboer, não pensou duas vezes e tocou para lá, e ainda voltou dias depois para procurar o paciente e levá-lo para navegar uma última vez. ‘Fez bem para mim saber que ainda há pessoas que se importam com os outros, que um simples gesto pode ter um grande impacto’, deixou escrito Stefanutto.

A partir desse encontro, Veldboer criou uma associação sem fins lucrativos que, graças à generosidade de centenas de voluntários e às doações de indivíduos solidários, já conta com seis ambulâncias dotadas de cômodas macas e também com uma casa de veraneio privada, no meio de um bosque, que pode ser usada por qualquer doente terminal que assim desejar, sempre acompanhado de especialistas em cuidados paliativos.

Já são mais de 7.000 desejos cumpridos. Muitos deles têm a ver com a saudade de familiares ou amigos distantes que o doente quer reencontrar, ou com a volta a lugares onde um trabalho recompensador foi feito — caso de um homem que pediu para ir uma última vez ao zoológico onde fazia atividades de manutenção, porque queria se despedir dos animais. Uma visita à praia está entre os pedidos mais comuns, ao lado de um almoço especial ou a oportunidade de ir a um evento esportivo ou um show.

Curioso o fato de mais de um paciente ter pedido para visitar o Rijksmuseum, em Amsterdã, para ver seus quadros favoritos de Rembrandt — um dado que dá a razão a Stendhal quando dizia que arte e a beleza são promessas de felicidade.’
  

Fonte :


Nenhum comentário:

Postar um comentário