quinta-feira, 4 de junho de 2015

Capelães em aeroportos a serviço de 3 bilhões de passageiros

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


Capelães católicos na aviação civil provenientes de 23 países estarão reunidos na próxima semana durante a 16ª edição do Seminário mundial, em Roma. O Seminário é promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes.

O encontro pretende estimular a ação pastoral da Igreja nos aeroportos à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium de Papa Francisco, e também em vista do Jubileu da Misericórdia.


A Pastoral da Aviação Civil

A aviação civil tem um papel muito importante na sociedade moderna. Recentes estatísticas revelam que quase 30 milhões de voos foram registrados em 2014, com mais de 3 bilhões de passageiros transportados. Diante destes números, o Seminário se propõe a ajudar os capelães e membros das capelanias aeroportuárias a compreender, e colocar em prática, as mudanças pastorais necessárias para afrontar os novos desafios diante do aumento na circulação aeroportuária.


Presença fixa

Entre os principais desafios estão a atenção aos passageiros, o cuidado dispensado aos trabalhadores, o compromisso social e atenção à capela. Os capelães têm a tarefa de oferecer uma presença constante e concreta aos passageiros que, mesmo em períodos transitórios, devem ter a possibilidade de um encontro pessoal com Cristo durante os deslocamentos.

A mesma oportunidade deve ser dada aos trabalhadores aeroportuários e de voo que, sujeitos a horários variáveis, nem sempre têm a oportunidade de participar da vida paroquial. Este cuidado é estendido também às suas famílias. Além disso, os capelães também realizam um serviço humanitário. Sobretudo em casos particulares, como o auxílio a imigrantes irregulares retidos nos centros de detenção aeroportuários, ou nas situações de emergência quando o conforto espiritual e a solidariedade destes religiosos são indispensáveis.

Tudo isso acontece a partir da capela, lugar de encontro pessoal com Jesus. Em alguns aeroportos existem ainda salas de oração inter-religiosas que se transformam em ponto de encontro entre diferentes povos, culturas e confissões.’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/capelaes-em-aeroportos-a-servico-de-3-bilhoes-de-p
  

Nenhum comentário: