domingo, 7 de junho de 2015

O homem foi feito 'à imagem e semelhança de Deus?' Tomás de Aquino explica.

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

*Artigo de Padre Anderson Alves, Doutor em filosofia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma e professor na Universidade Católica de Petrópolis
  
‘Uma das afirmações bíblicas mais conhecidas e fonte do humanismo cristão diz que o homem foi feito ‘à imagem e semelhança de Deus’. Porém, qual seria o significado dessa expressão? ‘Imagem’ e ‘semelhança’ significam a mesma coisa ou há algo de específico em cada uma dessas noções? O homem, com o pecado, perdeu a imagem ou a semelhança com Deus? Santo Tomás de Aquino tratou com profundidade essas questões na sua Suma Teológica (I, q. 93, arts. 1-9) e vamos procurar expor o que ele disse numa série de textos.

Em primeiro lugar, parece que a expressão ‘à imagem e semelhança de Deus’ não é muito adequada, pois São Paulo disse no Novo Testamento que somente Cristo é o primogênito de toda criatura e imagem perfeita de Deus (Col. 1, 15). Esse versículo parece fazer o antigo texto de Gênesis obsoleto.

Entretanto, a afirmação do Antigo Testamento, ‘façamos o homem a nossa imagem e semelhança’ (Gn. 1, 26), não pode ser abandonada. É uma afirmação verdadeira e sempre válida. É preciso compreender o que distingue as noções de ‘imagem’ e ‘semelhança’ para compreender o sentido dos dois versículos bíblicos antes citados.

Segundo Santo Agostinho, ‘onde se dá a imagem se dá imediatamente a semelhança, mas onde há semelhança não há imediatamente imagem’ (Octaginta trium quaest.). Isso significa que ‘semelhança’ é essencial à imagem, fazendo parte daquela noção. ‘Imagem’ então acrescenta algo ao conceito de ‘semelhança’ : a noção de ser sido feito por outro. Uma imagem imita a outra coisa e depende sempre da coisa que imita. A imagem é, pois, uma semelhança que depende necessariamente de outro e deriva do ato de imitar. O exemplo que dá Santo Tomás é ilustrativo : um ovo pode ser semelhante a outro, sem ser imagem daquele. A imagem de um homem no espelho é semelhante ao homem, e procede necessariamente dele.

A imagem inclui em si a noção de semelhança e acrescenta a ela a ideia de ser dependente de outro. A noção de imagem, porém, não requer a igualdade. A imagem de uma pessoa pode ser refletida no espelho, o que não faz que haja igualdade total entre a pessoa e sua imagem. Porém, se houver a igualdade, diz-se que imagem é uma perfeita imitação do que foi representado. Sendo assim, o homem é imagem de Deus porque há certa semelhança de Deus nele. O homem, de fato, depende dele como sua causa última. Não há, porém, igualdade entre Deus e o homem, visto que Deus supera infinitamente o mesmo homem.

O homem, portanto, possui uma imagem imperfeita de Deus. Por isso Gen. 1, 26 diz que o homem foi criado ‘à imagem e semelhança de Deus’. ‘À’ indica precisamente aproximação.

Jesus Cristo, por sua vez, é o primogênito de toda criatura e imagem perfeita de Deus (Col. 1, 15). Note-se que São Paulo diz que Jesus é Imagem de Deus, e não ‘à imagem’. Isso significa que o Filho possui uma semelhança perfeita com o Pai, pois ambos possuem a mesma natureza divina. Jesus Cristo, de fato, é ‘Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai’ (Credo Niceno-constantinopolitano). Santo Tomás faz a seguinte comparação : em Jesus Cristo se dá a imagem de Deus assim como a imagem de um rei está presente no seu filho natural. A imagem de Deus no homem, por sua vez, se dá como a imagem de um rei na sua moeda.

Desse modo, fica esclarecido que o homem foi feito ‘à imagem e semelhança de Deus’ e Jesus Cristo é a Imagem perfeita de Deus, pois quem o vê, vê o Pai (Jo. 14, 7).’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.zenit.org/pt/articles/o-homem-foi-feito-a-imagem-e-semelhanca-de-deus-tomas-de-aquino-explica

Nenhum comentário:

Postar um comentário