sacerdote da diocese
de Petrópolis.
Doutor em filosofia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz
em Roma e professor na Universidade Católica de Petrópolis
‘Dissemos
anteriormente (cfr. aqui)
que a noção de ‘semelhança’ é mais
fundamental do que a de ‘imagem’.
Perguntamo-nos agora se todos os seres foram criados à imagem e semelhança de
Deus ou apenas o homem.
Segundo
Santo Tomás para algo possuir a ‘imagem’
de Deus não basta ter qualquer ‘semelhança’
com Ele, mas de algo que seja específico daquela coisa e de Deus mesmo. O que é
específico de Deus e de outros seres feitos à sua imagem é a natureza
intelectual. De modo que os homens e também os anjos foram criados ‘à imagem e semelhança de Deus’. As
outras criaturas são semelhantes a Deus enquanto existem; outros seres são mais
semelhantes, porque além de existir vivem : esses são os animais. Finalmente, estão as criaturas que existem,
vivem e também sabem ou entendem. Essas são os homens e os anjos. Somente as
últimas foram feitas à imagem de Deus.
Enquanto
possuem uma natureza intelectual superior aos homens, os anjos são mais imagens
de Deus do que os homens. Porém, segundo algumas características secundárias, o
homem é mais imagem de Deus do que os anjos. De fato, o homem reflete algo que
os anjos não podem : pois os homens procedem de outros homens, assim como Deus
Filho procede de Deus Pai; e a alma humana está presente em todo o corpo, assim
como Deus está presente em todo o mundo. Os anjos, por sua vez, não se
reproduzem, uma vez que foram criados por Deus diretamente. Um anjo não procede
de outro anjo, assim como Jesus procede do Pai e como um homem procede de
outro. Uma parte dos anjos se perverteu : esses são os anjos maus, também
chamados de demônios. Eles não podem jamais se converter, nem se reproduzir.
Isso explica o terrível ódio e inveja deles pelas famílias, as quais são imagem
do Deus Uno e Trino.
Segundo
esses aspectos secundários (reprodução e onipresença da alma no corpo como Deus
é onipresente no mundo), juntamente com o aspecto essencial do homem, ou seja,
a racionalidade, a ‘imagem’ se dá
mais perfeitamente no homem do que nos anjos. Sem a racionalidade, de fato, os
ditos elementos secundários não seriam motivo para o homem ser considerado
feito ‘à imagem e semelhança de Deus’,
pois também os animais se reproduzem e possuem almas sensitivas presentes em
todas as partes do seu corpo.
Portanto,
não só os homens foram criados ‘à imagem
e semelhança de Deus’, mas também os anjos, criaturas intelectuais puras.
As criaturas irracionais possuem semelhanças com Deus, mas não foram feitas à
sua imagem. Os anjos representam a Deus mais do que os homens enquanto têm uma
natureza intelectual mais perfeita, e os homens representam mais perfeitamente
a Deus do que os anjos por poderem gerar famílias e terem uma alma presente em
todas as partes do seu corpo. A afirmação de que o homem foi feito ‘à imagem e semelhança de Deus’ significa
assim que o homem resume o que há de mais perfeito na criação : a natureza
espiritual (comum aos anjos) e a natureza material. O homem é a síntese da
criação, um ‘microcosmos’ e essa é a
fonte de sua altíssima dignidade.’
Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.zenit.org/pt/articles/somente-o-homem-foi-criado-a-imagem-e-semelhanca-de-deus
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