sábado, 5 de julho de 2014

A missão do encontro

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

   * Artigo de José Rebelo,
Missionário Comboniano

‘Aos 77 anos – fez cinquenta anos de sacerdócio o mês passado –, o padre Bob McCahill, um norte-americano missionário de Maryknoll, continua a percorrer os caminhos do Bangladesh como o Bom Samaritano do Evangelho para ajudar as crianças doentes ou deformadas e testemunhar a compaixão cristã perante muçulmanos, hindus e budistas.

O seu meio de transporte é uma bicicleta. Chinesa, claro! A bicicleta ajuda-o a testemunhar o seu amor aos pobres. Todos os dias faz dezenas e dezenas de quilómetros para visitar as aldeias do distrito onde reside. Quando o fui visitar, há três anos, passei com ele uma semana. Pediu emprestada uma bicicleta para eu o poder acompanhar nas saídas diárias que nos levavam a 25/30 quilómetros de distância. Sempre achei as distâncias maiores do que ele dizia, porque os caminhos não eram os melhores – muitos deles feitos com os tijolos maciços rejeitados pelas fábricas onde, com frequência, há trabalho infantil – e, porque não estando há muito habituado, o meu dorido traseiro já mal podia tocar o selim.

Cada três anos, o padre Bob muda de distrito. Neste momento, vive em Hobiganj, uma cidade na zona norte-leste do país, junto à fronteira com a Índia. O ciclo de três anos, segundo ele, é geralmente caracterizado pela suspeita, no primeiro ano, confiança, no segundo, e afeição, no terceiro. É então, para ele, a altura adequada para continuar o seu ministério de cura noutras paragens onde os cristãos não existem ou são muito poucos.

Ao chegar a uma localidade, arrenda um pequeno quarto até montar a sua barraquita onde cabe um beliche (para acolher os seminaristas que anualmente com ele fazem um mês de estágio ou algum visitante ocasional, como foi o meu caso), a bicicleta, o fogão de querosene com um bico, a dúzia de livros de que precisa, e pouco mais. Vive com o mínimo indispensável. Não tem telemóvel, nem electricidade, pelo que não tem ventoinha, frigorífico ou nada que exija corrente eléctrica. Diz que «quanto mais simples for a vida, mais fácil é servir». O pouco dinheiro de que precisa é doação da sua família alargada.

Tem um estilo de vida ascético e uma alimentação mais simples do que a dos próprios pobres : consiste em arroz e vegetais. Não come nem carne nem peixe. Sexta-feira à noite parte para a capital, Dhaka com as crianças que precisam de tratamento e respectivos acompanhantes. Passa o sábado nos hospitais. Regressa à base no domingo ou na segunda, depois de várias horas de viagem.

O padre Bob trabalha na Ásia há quase meio século. Depois de uma dúzia de anos no Sul das Filipinas, ofereceu-se para trabalhar no Bangladesh, na altura o país mais pobre do mundo. Já vai em trinta e oito anos e não pensa em aposentar-se. Considera-se um verdadeiro evangelizador. Acha que «os actos de bondade são em si evangelização». Está na linha do que o Papa Francisco escreveu na sua mensagem para o dia das Comunicações Sociais : que missão é «fazer-se próximo» e ir ao encontro de quem precisa.

Cada vez mais se ouve – por vezes defensivamente – que todo o lado é local de missão. E é verdade. As periferias humanas e geográficas são muitas. Mas há lugares onde seguramente há mais necessidades, como na Ásia e na África.’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http ://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EupukAVFFumeVRrEmi



Nenhum comentário:

Postar um comentário