*Artigo de Dom Vital Corbellini,
Bispo
de Marabá, PA
‘São João
Crisóstomo, bispo de Constantinopla, final dos séculos IV e início do V,
escreveu uma obra importante sobre a Providência divina. Ele a via como graça
de Deus e missão humana na objetividade das coisas. Deus é conhecido através de
seus atributos sendo um deles, a Providência para com todas as criaturas,
visíveis e invisíveis, pequenas e grandes, mas sobretudo para com o homem e a
mulher.
1. Deus fez as coisas
para o ser humano
Deus fez todas as
coisas para o ser humano tornando-as bonitas, grandes, variegadas, ricas,
adaptadas às necessidades, úteis e sob todos os aspectos benéficas, aptas a
sustentar o corpo, conduzir à alma à sabedoria e ao conhecimento de Deus. Pela
gratuidade das coisas é possível perceber o conhecimento do Criador.
Deus embelezou o
céu não somente com astros, mas também com o sol e a lua ocasionando para todos
grande prazer e enorme utilidade. Os astros não apenas marcam a duração da
totalidade dos anos e das estações mas indicam a cada noite, a hora e o curso
do tempo. Da mesma forma como os astros, as fases da lua dizem respeito às
indicações exatas e fidedignas.
2. A Providência
preparou bem as coisas
O Bispo de
Constantinopla falou a respeito das criaturas visíveis que são o sol e a lua.
Se a primeira (o sol) é capaz de regular as horas do dia, já a segunda (a lua)
estabelece as da noite, prestando outros serviços pois suaviza a temperatura e
produz orvalho para as sementes germinarem na terra. Sendo inferior ao sol, a
lua é muito superior aos astros por ocupar lugar intermédio entre o esplendor
do sol e a dos astros.
A providência
preparou as coisas com sabedoria criativa porque em toda a parte produz enorme
variedade. Simultaneamente manifesta seu poder peculiar de operar grandes
maravilhas, cuidar do proveito dos que consideram indescritíveis vantagens e
além disso é aprazível.
Como a pessoa não
admiraria o levante do sol depois da aurora, que instantaneamente ilumina com
seus raios toda a terra, o mar, montanhas, bosques e colinas, o céu inteiro
despojando as coisas visíveis do manto noturno? Como não perceber a sua beleza
florescente e seu brilho? Na realidade ele traz proveito às sementes, às
plantas, ao corpo das pessoas, e a todos os seres do universo visível.
3. A providência e o
ser humano
São João
Crisóstomo falou do beneficiado de todas essas coisas que é o ser humano. Os
ventos refrescam os nossos corpos fatigados, purificam a terra da contaminação
da lama e o ar poluído da fumaça, pelo fogo e por outras exalações, atenuam o
calor dos raios solares, nutrem e fazem germinar as sementes. O bispo tem
presente também a noite, percebendo nela a grande providência do Criador. Ela
faz repousar o nosso corpo cansado; relaxa e distende os membros tensos pelos
esforços diurnos e restitui-lhes, pelo repouso, vigor pleno.
4. O bem da
Providência divina
A Providência
divina fez bem todas as coisas seja para os seres irracionais, seja para os
seres racionais no caso as pessoas, o homem e a mulher. Deus fez tudo bem à
realização humana. João enumera as artes, os ofícios, as cidades, as aldeias, o
sono, a morte, a vida, o crescimento e tantos fenômenos naturais e este mundo
tão grande destinado à vida futura. São Paulo exprime-se dessa forma : a
criação também será libertada da escravidão da corrupção, para entrar na
liberdade da glória dos filhos de Deus (Rm 8,21).
João Crisóstomo
convida o ser humano a adorar o Senhor por ter-nos dado uma alma espiritual e
racional, de nos ter feito criaturas suas com amor, de nos ter entregado a
realeza sobre as coisas visíveis. Sem ter necessidade de nosso serviço, deu-nos
o ser. Foi unicamente por amor que nos chamou à existência e tudo isso, Ele o
fez por nossa causa.
5. A Providência
divina, Encarnação e a Salvação
O Bispo de
Constantinopla falou da encarnação do Verbo de Deus. Ele tornou-se um de nós,
menos o pecado. Ele conviveu com os seres humanos, operou milagres, fez
promessas e as cumpriu. Passou no mundo fazendo o bem. Foi pregado na cruz, a
fim de suprimir a tirania do pecado humano, quebrar os laços da morte,
abrir-nos as portas do céu.
Cristo Jesus
ressuscitou dos mortos, voltou para o Pai, e como tinha dito, pediu ao Pai que
enviasse o Espírito Santo sobre os apóstolos. Este veio para renovar as pessoas
e as criaturas. Compreendamos dessa forma que a Providência divina continua
agindo pela missão das Pessoas divinas e pela boa vontade das pessoas em
acolhê-las tornando o mundo conforme o plano original da criação na harmonia e
no amor. Deus conta conosco nessa obra da redenção para que vivamos bem na paz
e no amor neste mundo e um dia na eternidade.’
Fonte :
* Artigo na íntegra http://www.domtotal.com/noticia/1068367/2016/08/a-providencia-divina-em-sao-joao-crisostomo/
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