segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Oração do Patriarca de Bagdá pelos cristãos perseguidos

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


 Louis Raphael I Sako escreve oração há um ano da tomada da planície de Nínive

‘Há quase um ano, os terroristas do Estado Islâmico saquearam aldeias cristãs na planície de Nínive, forçando a fuga de milhares de pessoas. Era a noite de 06 de agosto.

Ao recordar este trágico acontecimento, Louis Raphael Sako, Patriarca de Babilônia dos Caldeus e presidente da Conferência Episcopal do Iraque, dirigiu uma oração ao Papa e aos bispos de todo o mundo, exortando os cristãos de todo o mundo ‘a se unirem a nós neste triste aniversário’, conforme publicado pela agência Asia News.

A oração diz :

Senhor Jesus Cristo, 

Você nos ensinou a rezar ao Pai em seu nome, 
E você nos assegurou que tudo o que pedíssemos, nós receberíamos. 
Por isso, nos dirigimos a você com total confiança 
Pedindo-lhe para nos dar a graça e a força de perseverar nesta tempestade, 
Para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais : 

Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, 
Nós confiamos a você para que nos dê tudo o que precisamos para a nossa sobrevivência e nosso futuro. 

Ajude-nos, Pai, 
Em nome de seu Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, 
Para continuarmos a trabalhar juntos, 
Para sermos livres, responsáveis e amorosos, 
Para encontrarmos a sua vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.

Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho.

Pela intercessão de Maria, pedimos-lhe, Pai, 
Para mudar a nossa situação – como seu filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Amém.

Desde o início da perseguição massiva dos cristãos e outras minorias no Iraque, pelo auto-intitulado Estado islâmico, o Santo Padre Francisco tem demonstrado proximidade e preocupação. Foram inúmeros apelos não só de oração, mas também aos governos e a comunidade internacional pelo fim deste massacre.

Milhares de pessoas tiveram de abandonar as suas casas, deixando tudo para trás, para proteger suas vidas, mesmo tendo que se adaptar aos campos de refugiados.

O Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, viajou para esta nação atingida pela violência como enviado papal para transmitir-lhes a sua proximidade e apoio.

Além disso, o Pontifício Conselho Cor Unum, que administra as obras de caridade do Papa, está organizando para 17 de setembro, o terceiro encontro de coordenadores das organizações caritativas católicas, ativas no combate à crise humanitária no Iraque.

No Iraque há um ‘verdadeiro genocídio que ninguém quer falar e nenhum organismo internacional está em causa’, afirma Pascale Warda, ex-ministro iraquiano. Durante uma conferência de imprensa, em fevereiro, organizada pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e a Fundação Promoção Social da Cultura (FPSC), Pascale Warda disse : ‘Precisamos de ajuda internacional para lutar contra o Estado islâmico. É diabólico. É um movimento internacional de terrorismo que precisa de soluções internacionais autenticas’.

De acordo com os últimos dados do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários no Iraque, a escalada da violência entre grupos armados e as forças do governo causou mais de 3,1 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões precisam de assistência humanitária.’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.zenit.org/pt/articles/oracao-do-patriarca-de-bagda-pelos-cristaos-perseguidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário