segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Imigrantes são espancados, torturados e estuprados

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


‘Imigrantes são estuprados, baleados e torturados em sua jornada para a Europa antes mesmo de arriscarem a vida cruzando o Mediterrâneo, revela uma médica. Ao tratar de homens, mulheres e crianças que chegam à Itália, Anna Crepet, dos Médicos sem Fronteiras (MSF), se sente ‘em uma zona de guerra’.

No porto siciliano de Pozzallo, muitos imigrantes chegam com ferimentos que podem ser fatais, mas que só são tratados quando estes alcançam segurança.

Às vezes parece que estamos trabalhando em uma zona de guerra, mas acho que é ainda pior, porque vemos casos que não receberam tratamento por semanas — conta. — Vemos fraturas resultantes de espancamento, muitas feridas de tiros. Encontramos balas nos músculos e sob a pele.

Ela lembra de um homem que chegou à Sicília com um buraco de bala que atravessou uma coxa e se alojou na outra perna. Mas algumas feridas são mais difíceis de serem notadas. Crepet diz que grande parte das mulheres que fazem a travessia de suas casas na África ou no Oriente Médio é estuprada no caminho, muitas vezes chegando grávidas à Itália.

Elas costumam falar muito pouco sobre o que passaram, mas algumas vezes identificamos marcas do estupro — comentou. — Sabemos que a maioria das que chegam sozinhas deve ter sido estuprada. E não são poucas que viajam assim.

Crepet já ouviu relatos de tortura, de imigrantes sendo estuprados diante dos familiares, fossem homens ou mulheres. Alguns com apenas 13 anos.

As histórias são similares : sequestros, feitos reféns e espancados por gangues na Líbia que exigem dinheiro. Mesmo antes de chegarem ao país, de onde muitos barcos de traficantes partem em direção à Europa, pessoas originárias da África subsaariana ou do Oriente Médio passam semanas em picapes superlotadas.



Para a médica, o Saara é ‘uma das partes mais fatais da jornada’, com muitos imigrantes sendo assassinados ou morrendo em acidentes de carro ou de desidratação.

Ela conheceu um eritreu que teve a perna amputada, após cair do caminhão e ser atropelado. Um adolescente da Somália contou que quando seu grupo chegou à Líbia foi sequestrado e cada um foi obrigado a pagar mais US$ 300. Uma das mulheres, após ser solta, tentou se matar.

Não podíamos falar entre nós e apanhávamos constantemente — contou o jovem, que só foi solto após a mãe enviar o dinheiro’.


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://oglobo.globo.com/mundo/imigrantes-sao-espancados-torturados-estuprados-caminho-da-europa-17206786
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário