Esta comemoração foi instituída pelo
Papa São Pio V no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval
de Lepanto e atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração
do Rosário (1571). A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para
que meditemos mistérios de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que foi
associada de modo muito especial à Encarnação, à Paixão e à Ressurreição do
Filho de Deus.
A Liturgia
das Horas e a reflexão no dia de Nossa Senhora do Rosário :
Ofício das
Leituras
Segunda leitura
Dos Sermões
de São Bernardo, abade
((Sermo de Aquaeductu: Opera omnia, Edit. Cisterc. 5 [1968],282-283) (Séc.XII))
É
preciso meditar sobre os mistérios da salvação
O
santo, que nascer de ti, será chamado Filho de Deus (cf. Lc 1,35), fonte de sabedoria, o Verbo do Pai nas alturas! Este
Verbo, através de ti, Virgem santa, se fará carne, de modo que aquele que diz :
Eu no Pai e o Pai em mim (Jo 10,38),
dirá também : Eu saí do Pai e vim (Jo
16,28).
No
princípio, diz João, era
o Verbo. Já borbulha a fonte, mas por enquanto apenas em si mesma. Depois, e o Verbo era com Deus (Jo 1,1),
habitando na luz inacessível. O Senhor dizia anteriormente : Eu tenho pensamentos de paz e não de aflição
(cf. Jr 29,11). Mas teu pensamento está dentro de ti, ó Deus, e não sabemos o
que pensas; pois quem conheceu a mente do
Senhor ou quem foi seu conselheiro? (cf. Rm 11,34).
Desceu, por isto, o pensamento da paz para a obra da paz : O Verbo se fez carne e já habita em nós (Jo
1,14). Habita totalmente pela fé em nossos corações, habita em nossa memória,
habita no pensamento e chega a descer até a imaginação. Que poderia antes o homem
pensar sobre Deus, a não ser talvez fabricando um ídolo no coração? Era
incompreensível e inacessível, invisível e inteiramente impensável; agora,
porém, quis ser compreendido, quis ser visto, quis ser pensado.
De que modo, perguntas? Por certo, reclinado no presépio, deitado ao colo
da Virgem, pregando no monte, pernoitando em oração; ou pendente da cruz,
pálido na morte, livre entre os mortos e dominando o inferno; ou ainda
ressurgindo ao terceiro dia, mostrando aos apóstolos as marcas dos cravos, sinais
da vitória, e, por último, diante deles subindo ao mais alto do céu.
O que não se poderá pensar verdadeira, piedosa e santamente disto tudo?
Se penso algo destas realidades, penso em Deus e em tudo ele é o meu Deus.
Meditar assim, considero sabedoria, e tenho por prudência renovar a lembrança
da suavidade que, em essência tão preciosa, a descendência sacerdotal produziu
copiosamente, e que, haurindo do alto, Maria trouxe para nós em profusão.
Fonte :
‘In
Liturgia das Horas IV’, 1353, 1354
Nenhum comentário:
Postar um comentário