quinta-feira, 14 de março de 2024

Crianças salvas na Polônia graças aos “Berços da vida”

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

*Artigo de Tomasz Zielenkiewicz - Varsóvia


Há menos de uma semana, na noite de segunda-feira, 11 de março, as irmãs ursulinas encontraram uma menina abandonada em Łódź. Elas lhe deram o nome de Julia. Estava vestida normalmente e parecia saudável, e os médicos constataram que ela estava bem de saúde. No mesmo dia, um bebê de 11 meses foi encontrado na rua Szosa Bydgoska, na cidade de Toruń. Ele foi levado ao hospital para controles. Outro bebê foi encontrado no domingo em Wroclaw e uma menina de um mês e meio foi levada para a rua Rydygiera 22-28, no prédio da Congregação das Irmãs de Caridade de São Carlos Borromeu. Todos esses pequenos foram salvos graças aos ‘Berços da Vida’, locais especiais onde os bebês - mesmo aqueles com apenas alguns meses de idade - podem ser deixados de forma segura e anônima caso seus pais não possam ou não tenham condições de criá-los ou cuidar deles.

Visitas e cuidados

Os ‘Berços’ se abrem pelo lado de fora e são equipados com aquecimento e ventilação. Quando são abertos, as pessoas destinadas a cuidar da criança dão o alarme. Imediatamente, são iniciados os procedimentos médicos e administrativos para que a criança seja examinada e entregue para adoção. Atualmente, há 60 ‘Berços da vida’ na Polônia, administrados principalmente por congregações religiosas, como as irmãs pastoras do Centro Caritas Beata Maria Karłowska, em Toruń.

Uma prática antiga

A ideia de proteger os órfãos já era usada na Idade Média. O ‘Berço da vida’ mais antigo data de 1198 e está localizado em Roma, ao lado do Hospital de ‘Santo Spirito in Sassia’, fundado pelo Papa Inocêncio III. Na Polônia, o primeiro ‘Berço da vida’ foi estabelecido em 19 de março de 2006 em Cracóvia, construído por iniciativa da Caritas da Arquidiocese de Cracóvia e do cardeal Stanisław Dziwisz. Em 2023, nove crianças foram encontradas nos ‘Berços da vida’.

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-03/criancas-salvas-polonia-gracas-bercos-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário