domingo, 17 de março de 2024

A Porta Santa

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 
*Artigo da editorial da revista Ave-Maria


A Porta Santa de São Pedro é aberta pelo Papa apenas por ocasião do jubileu. Geralmente é a primeira porta a ser aberta e esse gesto marca o início do ano santo. 

A primeira menção desse ritual na Basílica de São Pedro remonta a 1500, quando foi realizado pelo Papa Alexandre VI. Atualmente, a parede que fecha a porta é desmontada nos dias que antecedem a abertura. Durante esse momento, uma caixa que permaneceu emparedada desde o último ano santo é removida da parede. Dentro dessa caixa está a chave que permite abrir a porta. O Papa empurra a porta de forma simbólica. Além disso, por questões de segurança, o uso do martelo para golpear o tijolo que fecha a porta foi abandonado durante o rito.

A partir desse momento, a porta permanece sempre aberta para a passagem dos peregrinos. Esse gesto não apenas permite que aqueles que chegam a Roma vivenciem plenamente a indulgência ligada ao ano santo, mas também simboliza que o caminho de conversão de cada pessoa se encontrou com Cristo, a ‘porta’ que nos une ao Pai. Ela está sempre aberta para aqueles que se convertem.

Em 1949, um concurso foi realizado para a construção da porta para o jubileu do ano seguinte. O vencedor foi o escultor Vico Consorti, que concluiu a obra em onze meses, a tempo de inaugurá-la na véspera de Natal de 1949.

A porta foi um presente para o Papa Pio XII de Francesco von Streng, bispo de Lugano e Basileia, e sua comunidade, como agradecimento ao Senhor por ter poupado a Suíça da guerra.

O tema que o escultor seguiu para os painéis que comporiam a porta surgiu das palavras do Papa : ‘Concedei, ó Senhor, que este ano santo seja o ano do grande regresso e do grande perdão’.

O ciclo escultural narra a história do homem em dezesseis painéis, desde o pecado e a expulsão do paraíso terrestre até às aparições de Cristo ressuscitado a Tomé e a todos os apóstolos reunidos, culminando na imagem de Cristo como a porta da salvação no último painel.

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://revistaavemaria.com.br/a-porta-santa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário