terça-feira, 26 de março de 2024

Endireitai os seus caminhos!

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

*Artigo de Antonieta Santana P. Sales


A construção de uma estrada envolve, no mínimo, três fases essenciais : planejamento, projeto e construção. O resultado final, uma estrada bem construída, facilita a vida e traz grandes benefícios para a sociedade. Na vida espiritual, é essencial construir uma estrada pessoal que se inicia no conhecimento de si mesmo, permitindo identificar sinais de crescimento na intimidade com Deus, bem como momentos de desleixo e afastamento d’Ele. Este tempo favorável na Igreja nos convida a refletir sobre as fases dessa construção pessoal.

Neste caminho, o Senhor, por meio de Sua Palavra através do Profeta Jeremias, nos convida a ‘endireitar’, isto é, a examinar nossa estrada interior e fazer as correções necessárias, e, se preciso, recomeçar, pois Deus é especialista em renovar todas as coisas. Um ponto crucial é evitar sabotar nosso próprio projeto de construção pessoal, escondendo falhas e limites. É preciso fazer uma escolha baseada na verdade e no amor, não se esconder, mas abrir-se à correção, buscando um sincero arrependimento dos pecados e uma conversão radical ao Senhor, obedecendo a Sua Palavra.

A Palavra de Deus serve como o planejamento perfeito que nos impulsiona nessa construção e crescimento. Somos chamados a crescer como discípulos de Cristo, na edificação de Seu Corpo que é a Igreja, e na vida com os irmãos. Como discípulos, devemos imitar a Cristo, o que implica ser um outro Cristo no mundo em nosso pensar, falar, agir e amar. O desafio de amar como Cristo amou é diário, mas é possível com a fortaleza que o Espírito Santo nos concede a cada passo na estrada.

A conversão e a mudança de vida são essenciais para a edificação da Igreja, o Corpo de Cristo, gerando em nós atitudes que promovem unidade e amor, compromissos que nos unem a Deus e aos irmãos. ‘Todos os membros da Igreja devem esforçar-se por se assemelhar a Ele’ (Catecismo da Igreja Católica, 793).

O projeto de Deus para nós é perfeito, e caminhar pela estrada da santidade representa a contínua luta desigual que enfrentamos para completar nossa jornada até chegar ao céu. Afinal, uma estrada nos leva a um destino, e este é o lugar aonde queremos chegar. Não podemos desistir ou nos cansar de lutar pela conversão; isso exige de cada um de nós uma entrega sem reservas, pois na vida espiritual, quem não avança, recua.’

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://revistaavemaria.com.br/endireitai-os-seus-caminhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário