Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)
*Artigo de Dom Henrique Soares da Costa,
Bispo
de Palmares, PE
‘Dom
Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares, PE, publicou em seu
blog uma esclarecedora reflexão sobre
o tempo pascal que estamos vivendo e a sua relação profunda com o Batismo e a
Eucaristia :
Nos dias da Oitava da Páscoa ouvimos na Missa diária os evangelhos que
narram as aparições do Ressuscitado aos seus discípulos. Na segunda semana,
ouvimos o capítulo terceiro de São João. E por quê? Porque a tradição da Igreja
vê aí, no diálogo de Jesus com Nicodemos, uma catequese sobre o Batismo.
Batismo e Eucaristia, os sacramentos pascais, simbolizados na água e no sangue
que brotaram do lado do Crucificado logo depois que Ele entregou o Espírito.
Como afirma a Primeira Carta de São João : três são os que dão testemunho
de Jesus : o Espírito, a água e o sangue. Em outras palavras : no Batismo e na
Eucaristia recebemos o Espírito Santo que nos testemunha o Cristo morto e
ressuscitado como Senhor vivente e nos dá a Sua própria Vida divina recebida do
Pai no evento mesmo da Ressurreição : ‘Morto na carne, foi vivificado no
Espírito’ (1Pd 3,18).
Na perícope de João 3, Nicodemos vem de noite à procura de Jesus. É um
chefe judeu versado na Torá. Vem de noite à procura da Luz… Ele reconhece que
Jesus vem de Deus, acredita nos sinais que o Senhor realiza, mas ainda não
sabe, não crê que Jesus é o Filho de Deus… Como judeu, ainda está na noite!
Aqui, não há remédio : um filho de Israel, por bom que seja, por bem
intencionado que se mostre, somente alcança a luz quando crê em Jesus como o
Messias enviado pelo Pai. Até lá, está na noite!
Ora, para que que se veja a Luz é necessário nascer do Alto, nascer de
Deus, recebendo uma Vida divina, ressuscitada, e somente Jesus Cristo pode
realizar isto, dando-lhe o Seu Espírito. Nicodemos confunde ‘nascer do
Alto’, isto é, nascer de Deus, receber a Vida divina, do Eterno, com ‘nascer
de novo’ (em grego ánothen significa as duas coisas). Jesus, no
entanto, refere-Se ao Batismo, no qual se nasce para a Vida que vem de Deus,
Vida dada pelo próprio Jesus morto e ressuscitado : nascer da água e do
Espírito significa nascer pela água que é instrumento do Espírito, isto é, que
é símbolo eficaz da potente ação do Espírito. O que nasce da carne, da pura
natureza humana, é somente carne e não tem como chegar à Vida de Deus. É
preciso receber essa Vida divina pela água que doa o Espírito no Batismo.
Aqui, a inteligência humana desfalece. A ação do Espírito de Deus é como
o vento : vemos os seus efeitos, mas não sabemos de onde vem nem para onde vai,
pois Deus é Mistério, Deus é liberdade em toda a Sua obra. Ao homem cabe
acolhê-Lo com amor e adoração. Aquele que recebe o Espírito e se deixa por Ele
conduzir, torna-se livre, como o vento, é uma nova criatura, tem uma nova
compreensão e, finalmente, experimenta que Jesus, nosso Senhor, realmente veio
de Deus não como um simples profeta realizador de sinais, mas como o próprio
Filho, divino como o Pai.
É esta a experiência dos que foram batizados na Páscoa; é esta a nossa
experiência : experimentar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, Vivo e
Vivificante, pleno do Espírito, Senhor que dá a Vida! Tal experiência é fruto
da presença do Espírito de Cristo que recebemos nas águas batismais! Eis! Como
os antigos hebreus atravessaram o Mar Vermelho, como Jesus atravessou o Mar da
Morte, nós, atravessamos as águas batismais, deixando o Egito da velha vida
para entrar na Terra Prometida que é a comunhão com o Pai através do Seu Filho
Jesus Cristo, pois recebemos o Seu Espírito Santo!’
Fonte :
* Artigo na íntegra
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