*Artigo de
Mário Scandiuzzi,
jornalista
‘Depois
do Pentateuco, encontramos na Bíblia os chamados 16 livros Históricos. São eles:
Josué, Juízes, Rute, Samuel I e II, Reis I e II, Crônicas I e II, Esdras,
Neemias, Tobias, Judite, Ester e Macabeus I e II.
Josué
foi o sucessor de Moisés e o livro trata da instalação dos israelitas na terra
de Canaã.
As
narrações deste livro não encobrem os costumes cruéis e brutais dos povos
antigos, mas tem como objetivo enaltecer o poder de Deus, mais forte que o
poder dos inimigos.
Nos
dois capítulos finais, Josué, já envelhecido, fala sobre a fidelidade, a
confiança e a gratidão às promessas de Deus, e o povo responde : ‘Nós
serviremos ao Senhor, nosso Deus, e obedeceremos a sua voz’.
Porém
no livro seguinte, dos Juízes, vemos o quanto o povo foi infiel a este
compromisso, mas sempre encontraram a misericórdia divina toda vez que se
arrependeram de suas faltas.
O
livro de Rute narra a história desta estrangeira, viúva de um judeu. Ela fez de
Israel a sua terra para permanecer fiel ao afeto que tinha por sua sogra.
Depois de abraçar a fé, casou-se com Booz. De acordo com a lei, ele deveria
tomar por mulher a viúva de seu parente mais próximo. Rute é citada como um
modelo de piedade e fidelidade e por Deus tê-la escolhido é um sinal que a
salvação não é apenas para o povo eleito, mas para todos.
Os
dois livros de Samuel relatam um período de cerca de 100 anos e narram a crise
da realeza em Israel e o caráter sacro da dinastia de Davi.
Os
livros dos Reis trazem a história dos israelitas desde a morte de Davi até a
destruição de Jerusalém, com a deportação do povo. Um período que vai do 970
até 587 antes de Cristo.
Nos
livros das Crônicas I e II, o autor quer colocar em evidência como Deus usa do
governo de reis fiéis para a realização de seus planos e a conservação da
Aliança. No ano de 536 a.C. os judeus deportados foram reintegrados na
Palestina depois de 70 anos na Babilônia.
Os
livros de Esdras e Neemias consistiam em uma só obra e devem ser atribuídos ao
mesmo autor das Crônicas. Ele relata a restauração religiosa ocorrida quando
Ciro, o rei dos Persas, autorizou o retorno dos judeus deportados à Judéia.
Assim que os judeus se retornaram, começaram a reconstrução do Templo.
Os
livros de Tobias, Judite e Ester não são meramente históricos. Os autores
usaram elementos da história para inserir ensinamentos religiosos.
O
livro de Tobias tem uma profunda riqueza religiosa quanto ao amor de Deus, à
piedade filial, à perseverança, à misericórdia e à santidade do casamento.
Pela
descrição do livro de Judite, vemos que o autor quer demonstrar que a confiança
em Deus, manifestada por fiel dedicação ao seu serviço, triunfa sobre as
potências terrestres.
O
livro de Ester, também de autoria desconhecida, provavelmente relata um período
do século 4 antes de Cristo. Na época os judeus viviam dominados e oprimidos
por estrangeiros. Neste livro temos o episódio do decreto que determinava a
morte dos judeus, frustrado pela intercessão da rainha Ester.
Nos
dois livros de Macabeus, o autor fala sobre a edificação religiosa. No primeiro
deles é destacada a predileção divina por Israel, a reação dos judeus fiéis
contra o poder sírio que ocupava o território e a luta contra o paganismo grego
que começava a invadir a comunidade israelita. No segundo livro são
apresentados heróis e ações heróicas que testemunham uma fé ardente e viva, que
não recua nem mesmo diante do martírio.’
Fonte
:
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