sexta-feira, 29 de junho de 2018

O dilema do bom samaritano


Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 Crianças migrantes acampadas em frente à entrada do porto de San Ysidro, na divisa de Tijuana, em 30 de abril de 2018.
Crianças migrantes acampadas em frente à entrada do porto de San Ysidro,
na divisa de Tijuana, em 30 de abril de 2018

*Artigo de Adrian Pabst,
professor de política na Universidade de Kent 


Ética das Políticas de Migração

‘Esta semana o governo alemão liderado por Angela Merkel pode entrar em colapso devido a suas diferenças com seu ministro do Interior, Horst Seehofer, sobre a política de migração. Nos EUA, a administração de Donald Trump está separando as crianças de pais que foram pegos cruzando a fronteira mexicana sem permissão em nome de sua abordagem de ‘tolerância zero’ à imigração ilegal.

A imigração em massa e a deportação em massa talvez seja a grande questão moral de nossos tempos. O drama humano que traz este tipo de imigração levanta questões fundamentais sobre como chegar a um acordo justo e equitativo entre os países e comunidades de onde os refugiados ou migrantes se saem e os países e comunidades que os hospedam. As necessidades, direitos e obrigações dos refugiados ou migrantes podem ser equilibrados com as necessidades, direitos e obrigações dos cidadãos e residentes? Não há respostas simples para essas perguntas. O debate político e a formulação de políticas tendem a ser dominados por duas ideias de justiça. Cada um está em condições de pobreza.

A ideia de justiça é estritamente utilitária, na verdade reduzindo o que é a solução mais justa para o que é mais rentável, ou a melhor relação custo-benefício. Na campanha do referendo da UE, por exemplo, a discussão sobre a imigração foi quase inteiramente travada sobre seus alegados custos ou benefícios para a economia como um todo. O impacto de sair ou permanecer nos salários de certos grupos da sociedade, ou o tipo de pressões que seriam colocadas sobre serviços públicos para o atendimento dos migrantes em partes específicas do país, foram amplamente ocultados da vista. A análise utilitarista tende a esquecer que ninguém é uma estatística.

A abordagem alternativa reduz a justiça aos direitos individuais. Dentro da UE, a livre circulação de pessoas baseia-se na ideia de uma liberdade universal para buscar uma vida melhor em qualquer outro lugar que não seja em nosso país de origem. Certamente, de acordo com esta maneira de pensar, todos devem ter o direito de viver e trabalhar onde quer que escolham? Mas isso é ignorar os efeitos das ações individuais nas famílias e comunidades. A análise libertária tende a esquecer que ninguém vive em um vácuo social.

Utilidade e liberdade são valores importantes e não devem ser negligenciados. Mas nenhum deles tem muito a dizer sobre o que nos une como seres humanos. Cada um fica em silêncio sobre o que constitui o bem comum e a boa vida. Os cristãos acreditam que os seres humanos têm um valor intrínseco porque são criados à imagem e semelhança de Deus. Não são simplesmente coisas produzidas à venda no mercado, redutíveis ao seu valor monetário. Cada indivíduo é, literalmente, ‘além do preço’, aliás inestimável. Quando os seres humanos são tratados como mercadorias, isso leva a sistemas desumanos que perturbam as relações pessoais e os padrões duradouros da vida. As pessoas são tratadas como meios e não como fins. A sensação de que toda vida é sagrada é violada.

Os seres humanos não são simplesmente os portadores de direitos individuais. Nós temos corpos, mentes e almas. Estamos inseridos em relacionamentos e instituições - por mais difíceis e disfuncionais que possam ser. Nossos direitos não são simplesmente posses pessoais; eles derivam de um senso mais profundo de dignidade e deveres. A dignidade inalienável da pessoa consagrada em muitas constituições nacionais é talvez a mais próxima tradução secular da crença religiosa na santidade da vida. Deveres são obrigações que devemos a nós mesmos e aos outros - ser pai, professor ou político envolve obrigações para servir aos outros. Temos o dever de cuidar dos outros e de seu bem-estar; para liderar pelo exemplo.

Na tradição cristã, nosso dever é amar o próximo ‘como a nós mesmos’. Para alguns, isso significa que o amor é predominantemente reservado para aqueles que estão próximos a nós em nosso lar e em nossa comunidade antes de ser estendidos ao estranho, seja qual for a dificuldade que o estrangeiro possa ter experimentado ou pela que tenha passado. Para outros, significa que o amor deve ser dirigido, antes de tudo, aos mais vulneráveis neste mundo - os pobres, os oprimidos, os jovens, as crianças e os muito idosos, os perseguidos, todos os que não têm lar.

Essa tensão parece irresolúvel. A quem devemos nosso amor? A resposta cristã para essa questão é que não temos que escolher um ou outro. É ambos. Devemos nosso amor a ‘pessoas como nós’, nossos amigos e parentes, e ao ‘outro’, ao estranho que bate à nossa porta. O amor ao próximo nos chama a amar as pessoas que são nossos vizinhos - aquele que está diante de nós, não importa de onde eles sejam ou a que grupo possam pertencer. Isso é o que aprendemos da parábola do Bom Samaritano; o viajante tornou-se próximo do samaritano e o samaritano tornou-se próximo do viajante.

Porém, se somos chamados a amar aqueles que estão à nossa frente, isso exclui o amor por aqueles que moram longe, como o refugiado líbio em um campo italiano ou a criança mexicana detida na fronteira com os EUA? Não. É claro que a compaixão e a caridade devem ser estendidas aos refugiados que perderam suas casas e precisam de abrigo. Ao mesmo tempo, é importante não nos desconectarmos de nossos vizinhos imediatos em nosso desejo de servir aos próximos. Nascemos em um lugar particular e fazemos parte de uma comunidade local. É isso que nos dá uma sensação de pertencer. Só Deus pode amar todas as pessoas igualmente. A Igreja é chamada a ser uma fraternidade universal de solidariedade, especialmente solidariedade com os pobres, de onde quer que sejam. No Ensino Social Católico, isso é conhecido como ‘a opção preferencial pelos pobres’.

A outra noção chave do Ensino Social Católico é ‘o bem comum’. Isso traz algo diferente para nossa compreensão da justiça. Direitos ou liberdades são principalmente individuais; a utilidade é principalmente coletiva. O bem comum, pelo contrário, combina a realização pessoal com o florescimento mútuo. Como pessoas únicas com talentos únicos, só podemos contribuir para a sociedade e realizar o nosso potencial em conjunto com os outros. Somos seres relacionais, não solitários em uma massa anônima.

O bem comum é sobre os bens que, de fato, temos em comum - não apenas terras comuns e recursos compartilhados, mas nossos relacionamentos e amizades, e nossa linguagem e cultura compartilhadas; nossas músicas, nossas comidas favoritas, a maneira como criamos nossos filhos. Nenhum desses bens é abarcado pelos números como os gastos da nação. Assim, ao contrário dos direitos ou da utilidade, o bem comum inclui todas as relações entre pessoas que oferecem significado.

Assim como o amor ao próximo, que equilibra o amor ao ‘nosso povo’ com o amor aos ‘estranhos’, há um equilíbrio a ser alcançado entre a opção preferencial pelos pobres e pelo bem comum. Ao formar uma política justa de migração, isso sugere fazer uma distinção entre refugiados que fogem da guerra e escapam da perseguição, e migrantes que deixam para trás a pobreza e estão em busca de melhores oportunidades. A situação dos refugiados e requerentes de asilo é uma catástrofe humanitária. A situação de muitos migrantes econômicos é terrível, mas não tão desesperada. A opção preferencial pelos pobres sugere que os refugiados têm uma demanda prévia por nossa ajuda sobre os migrantes econômicos.

Países prósperos como a Grã-Bretanha têm o dever moral de receber mais refugiados e fornecer ajuda adequada, até porque a política externa e as vendas de armas do Reino Unido têm sido um fator significativo na criação da emergência de refugiados desde o verão de 2015, quando centenas de milhares de sírios começaram a fugir de seu país devastado pela guerra. A obrigação de receber migrantes econômicos de países onde não há guerra civil ou perseguição não se aplica na mesma medida. Enquanto isso pode soar sem coração, é exatamente o oposto. A emigração em massa tem profundas consequências sociais e culturais para as sociedades desses países ‘emissores’.

Como o ex-arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, escreveu no ano passado, ‘a migração em massa produz um enfraquecimento das solidariedades civis comuns. Em países obrigados a supor que uma proporção significativa de seu povo estará no exterior por um número indefinido de anos produtivos - produtivos não apenas financeiramente, mas em termos de serviço público e responsabilidade compartilhadas - a mobilidade excessiva das populações trabalhadoras esvazia o espaço cívico. Estas são sociedades que muitas vezes já são economicamente e socialmente vulneráveis’.

A obrigação dos estados prósperos é ajudar a limitar a emigração trabalhando com países ‘emissores’ para proporcionar mais segurança e melhores condições de vida. Essa é também a posição do Papa Francisco : ‘A Igreja está do lado de todos os que defendem o direito de cada pessoa a viver com dignidade, em primeiro lugar exercendo o direito de não emigrar e de contribuir para o desenvolvimento do país de origem’ (Mensagem no Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados, 17 de janeiro de 2016). Mas, infelizmente, os países ocidentais não têm a vontade política de se comprometerem oferecendo os recursos necessários para tornar a permanência em um país ‘emissor’ uma opção possível e credível. Se isso não acontecer, mais migrantes continuarão chegando.

Outra razão para a justiça privilegiar os refugiados em relação aos migrantes econômicos está no bem-estar dos países ‘hospedeiros’. A imigração em massa pode levar a um ritmo de mudança que é incompatível com uma medida de coesão social na qual a coexistência pacífica e a integração hospitaleira dos migrantes dependem. O Ensino Social Católico sugere que precisamos combinar financiamento mais generoso para programas de integração com o incentivo a formas criativas de promover o respeito pelas leis e tradições dos países anfitriões. Somente cultivando uma casa estável e à vontade consigo mesma podemos receber outros com amor de boa vizinhança.’


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