quinta-feira, 7 de maio de 2015

Noite das Catedrais, um sinal de unidade

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


‘Arte, cultura e espiritualidade são os três pontos em torno aos quais se realizará na França no próximo sábado (9/05) a ‘Noite das Catedrais’. O evento envolverá 33 lugares de culto em todo o país, que deixarão suas portas abertas até à meia-noite. Os fieis, e não somente, terão a oportunidade de participar de encontros espirituais e culturais, concertos, mostras, conferências, visitas guiadas, meditações, momentos de oração comunitária e individual.


Iniciativa nasceu em 2007

A ideia da ‘Noite das Catedrais’ nasceu em 2007, quando Luxemburgo foi escolhida como capital europeia da cultura. Na ocasião, as catedrais das Dioceses de Metz e Tréves permaneceram abertas durante a noite. Após, as Conferências Episcopais dos países limítrofes decidiram dar prosseguimento à iniciativa em suas próprias dioceses. ‘O objetivo – explica o site dos bispos franceses – era e é o de demonstrar que a cultura e a espiritualidade pertencem à origem da vida comunitária da Europa, sempre mais unida’.


Dar um sinal de unidade à Europa

Que outros lugares como as catedrais, monumentos religiosos e históricos, podem ser encontrados para simbolizar esta presença na vida pública? – lê-se ainda no site. Que lugares melhores do que as catedrais são capazes de conter, quer as recordações das gerações passadas que os desejos e as esperanças das gerações presentes?’.

No dia 9 de maio, portanto, em cada catedral da França que aderir à iniciativa, serão realizados programas específicos para recordar que a ‘Noite das Catedrais é um sinal de unidade, um sinal de diversidade cultural e espiritual’’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/noite-das-catedrais-um-sinal-de-unidade

  

Nenhum comentário: