Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)
*Artigo
de Francesco Peloso,
jornalista
‘Ela é uma menina entre 14 e 20 anos, como
qualquer outra, sozinha ou de uma família que tem problemas econômicos, no sul
da Nigéria. Ela é abordada por uma ‘maman’, uma mulher de 40 anos que
tem uma aparência rica, que a convida para ir à Europa prometendo-lhe um
emprego e dinheiro fácil. Ela também pode ser abordada em uma das muitas
igrejas pentecostais que foram construídas recentemente, onde acha que pode
encontrar um ambiente seguro, neste caso, pode até ser um ‘pastor’ que fala com ela o mesmo que a maman. Às vezes,
aproximam-se a elas através de uma mensagem via Facebook ou Whatsapp vindo de
um futuro ‘namorado’, que lhe diz que
está esperando por ela na Itália e já pediu asilo e, além disso, a convida a se
juntar a ele. Em outros casos, ela passa por rituais mágicos durante os quais
faz promessas que não podem ser quebradas ou de outra forma algo ruim
aconteceria com seus familiares.
A viagem para a
Itália é longa, da Nigéria ela chega ao Níger, depois à Líbia, a Trípoli,
depois sobe na balsa que a levará para a Itália em uma viagem indescritível.
Ela quase certamente será estuprada, até pela polícia que patrulha as
fronteiras, enquanto uma rede de organizadores, os ‘drivers’,
constantemente acompanham sua jornada. São eles que a ‘ajudam’ a atravessar fronteiras e chegar as costas italianas. Uma
vez na Itália, depois de cruzar as portas de um centro de recepção, a menina
deverá ligar para um número de telefone que lhe foi dado no início de sua
provação, assim ela entrará em contato com aqueles que a abordaram no princípio
prometendo trabalho, dinheiro e outras coisas. O sonho de uma vida melhor, mas
em vez disso a colocarão no inferno da prostituição nas ruas italianas. A ‘maman’
é outra traficante de seres humanos : jovens e minores da África, detidos por
organizações criminosas étnicas e italianas que exploram as fraquezas do
sistema de acolhimento, uma rede transnacional que gera lucros vertiginosos -
e, obviamente, totalmente ilegais -, de modo que é difícil dizer quantas
meninas estão nas ruas, certamente dezenas de milhares, entre 50 e 100 mil.
A história é mais
ou menos sempre a mesma, com poucas variações : no fundo, ameaças à família,
tortura em caso de rebelião, o risco muito real de morrer. A questão da
prostituição ligada ao tráfico de seres humanos voltou a ser atual quando o
Papa, em 19 de março passado, em uma reunião preparatória do próximo Sínodo dos
Jovens (outubro de 2018), falou com Blessing Okoedion, uma jovem vítima do
tráfico, da Nigéria, que perguntou ao Papa Francisco : ‘O que mais me preocupa é a alta demanda, há muitos clientes e muitos
deles, como já foi dito, são católicos’.
‘Pergunto-me e lhe pergunto : a Igreja é ainda tão chauvinista até o ponto de
não ser capaz de se perguntar com sinceridade sobre essa alta demanda de
clientes católicos?’ A resposta de
Bergoglio foi bastante longa e complexa, até severa : ‘É um crime contra a humanidade, é um crime mesmo contra a humanidade e
nasceu de uma mentalidade doentia que crê que as mulheres devam ser exploradas’,
afirmou.
Francisco falou
então de uma clientela feita de muitos ‘batizados’.
O tema é claramente dramático por causa de suas muitas implicações, mas há
aqueles que há muito tempo lutam contra o duplo flagelo do tráfico e da
prostituição, como a Comunidade do Papa João XXIII. ‘As meninas são contatadas hoje também por meio das redes sociais, em
especial do Facebook e do Whatsapp - explica Irene Ciambezi, comprometida com a
comunidade e autora do livro ‘Não estamos à venda’, sobre escravos
adolescentes que são atraídos - meninas que nem concluíram ainda o ensino
médio, têm 14 a 15 anos de idade - pois estão em um estágio de suas vidas em
que ainda não desenvolveram uma personalidade e não têm objetivos claros para o
futuro.
A origem desta
situação pode ser um contexto familiar muito pobre, para o qual faltam recursos
suficientes para terminar a escola. ‘Quando
não é possível avançar na educação’, explica Irene, ‘facilmente terminam nas redes de traficantes. Eles atraem crianças,
meninas de diferentes faixas etárias diferente de anos passados, quando as
vítimas tinham entre 24 e 25 anos. A promessa de um trabalho fácil na Europa
está na base; durante a viagem, então - usando um telefone celular, redes
sociais - elas confiam em alguém que ‘guia’ sua migração’.
A rota principal
ainda é a Líbia, que agora está mudando para a Argélia, mas sempre através do
Níger : Ao longo do caminho há toda uma rede de intermediários que acompanham a
garota, quem carrega um número de celular com o qual ela terá que entrar em
contato assim que chegar na Itália. Os intermediários organizam, por exemplo, a
travessia de várias fronteiras, como a fronteira entre o Níger e a Líbia. Uma
vez na costa, elas têm que esperar pela embarcação, atravessar o Mar
Mediterrâneo, chegar à costa italiana e depois serem transferidas para os
vários centros. Nesse momento - as garotas são instruídas a ligar para o número
que lhes foi dado no começo. E é nesse ponto que surge o ‘driver’ final,
a pessoa que as levará ao trecho final de seu destino.
Esta ‘viagem’, custa entre 35 e 40 mil euros,
uma quantia muito elevada, afinal é uma característica do tráfico para fins
sexuais, mais uma forma de exploração para a qual existem muitos intermediários
a pagar, desde a ‘maman’ até os ‘drivers’, e muitos outros tipos
de máfias. O fenômeno está sempre mudando : até agora o importante papel
desempenhado por essas mamans, mulheres na faixa dos 40 anos, que
viajam de Itália a Nigéria e de volta, para organizar o tráfego. ‘Hoje, no entanto - observa Irene Ciambezi -
há também igrejas que nascem de maneira absolutamente autônoma e que não têm
nenhuma relação com o mundo protestante, igrejas pentecostais nas quais os
próprios pastores são organizadores ou intermediários dessas formas de
exploração. O papel desses ‘namorados’ que enganam e atraem também está
crescendo. Os próprios namorados estão na rede de requerentes de asilo’.
A partir da
experiência no campo e da colaboração com as Forças da Lei e da Ordem, surge
cada vez mais uma conivência entre as organizações criminosas africanas e
italianas, como a 'Ndrangheta e a Camorra’, em
particular nas regiões do sul. O relatório da Comissão de Investigação
Anti-Mafia de 2017 também fala disso. Mas o fenômeno atravessa os centros de
recepção : ‘Os traficantes e exploradores
conhecem nosso sistema de recepção e como se organizar para pegarem as vítimas
assim que recebem a ligação da garota. Depois disso, elas serão treinadas para
ficarem nas ruas’.
Para combater a exploração
- diz Irene - acreditamos que precisamos de uma rede de colaboração muito
forte, temos 25 unidades de rua em toda a Itália, devidamente treinadas, mas
também temos muitos voluntários, entre eles os que vêm do Agesci, dos
Focolares, da Ação Católica. Precisamos então cooperar com a polícia. No
entanto, assim que uma menina é tirada da rua, ela é substituída por outra, a
rotação é muito alta. As histórias são quase diárias, apenas recentemente, uma
garota que afirmava ter 20 anos de idade entrou em contato com a Comunidade do
Papa João XXIII; depois de uma série de entrevistas, estabeleceu-se uma relação
de confiança e descobriu-se facilmente que tinha apenas 17 anos de idade. Ela
pediu ajuda e foi levada para outra região por razões de segurança. Mas,
igualmente importante, é o trabalho que deve ser feito com a família de origem,
as ameaças de retaliação são de fato muito fortes. Quando possível, os membros
da família na Nigéria também devem ser ajudados a mudar de região e moradia. De
muitas maneiras, a redescoberta de uma dimensão religiosa é importante.
No fundo, o tema
da alta demanda permanece, o verdadeiro motor dos lucros da prostituição. É
evidente - salienta Irene - que os clientes estão agora à procura de pessoas
mais vulneráveis porque vão submeter-se ao que querem e pedem, são moças que
vêm de outros países, por isso é mais fácil pedir serviços sexuais de qualquer
tipo. A idade também é cada vez mais baixa, há um problema de dignidade da
pessoa e também igualdade de gênero porque as mulheres menores de idade são
mais exploradas. Várias associações estão propondo a introdução de uma sanção
administrativa, após o modelo francês - para os clientes. Um passo crucial para
começar a lidar com esse fenômeno.
Gabriella Bottani,
uma religiosa de origem comboniana da rede internacional de organizações
religiosas antitráfico, ‘Thalita Kum’, aponta que o fenômeno
assumiu uma dimensão mundial. O recrutamento, explica ela, ocorre explorando as
necessidades econômicas, aproveitando-se das famílias e, às vezes, com o
envolvimento das igrejas pentecostais. Outro capítulo é o dos rituais mágicos. A
garota - explica a irmã Bottani - é colocada diante de um líder religioso e
pedaços de sua roupa e cabelo são tirados dela. Ela deve então prometer não se
rebelar e permanecer fiel ao compromisso assumido. Se esta restrição for
quebrada, algo de ruim pode acontecer com ela ou com os membros de sua família.
É por isso que a pessoa não se revolta, tem medo.
No entanto, ‘é a presença de uma clientela - a religiosa aponta - que produz um
enorme fluxo de dinheiro’. Essa grande quantidade de dinheiro é o que move esse tipo de
mercado e a razão pela qual o tráfego é continuamente alimentado e as pessoas
são ‘consumidas’ através do sexo. Não
sei até que ponto os clientes estão cientes de que estão consumindo uma pessoa,
além disso, na frente de menores, não há dúvidas de que estamos enfrentando um
crime. ‘Há uma reversão das coisas -
observa a irmã Bottani - os adultos devem ser as pessoas que cuidam de menores,
mas agora temos menores que cuidam das necessidades e desejos dos adultos, sem
mencionar que um limite está quebrado, o de sexualidade’.
A reintegração das
meninas que são tiradas do caminho da prostituição não é óbvia nem fácil : ‘A reintegração é possível quando há meninas
que não têm feridas profundas, que já têm educação prévia e têm caminhos de
vida mais sólidos. São caminhos difíceis e não são muitas as que conseguem
repensar e reorganizar suas vidas’.’
Fonte :
* Artigo na íntegra https://draft.blogger.com/blogger.g?blogID=7497682198020775264#editor/src=sidebar
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