sexta-feira, 27 de abril de 2018

O Pequeno Príncipe em Santana de Parnaíba



Primeira vez que sai da cidade de São Paulo, a coleção das edições de O Pequeno Príncipe da biblioteca do Mosteiro de São Bento, escolheu a histórica cidade de Santana de Parnaíba para iniciar uma fantástica viagem numa exposição especial.

O Pequeno Príncipe é uma das obras literárias mais conhecidas, traduzidas e publicadas do mundo. Já foi traduzida para mais de 250 idiomas e dialetos diferentes.
A mostra é organizada pela famosa biblioteca monástica em parceria com a secretaria de cultura e turismo de Santana de Parnaíba. Com a entrada de todas as obras do francês Saint-Exupéry em domínio público (quando não existe a obrigatoriedade de pagar direitos autorais) em 2015, o livro acabou movimentando todo o mercado editorial brasileiro com novas traduções e edições.

Personagens como o menino com cabelos dourados, a raposa e a rosa, assim como as famosas frases como “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” e “o essencial é invisível aos olhos” ganharam o mundo dos livros em 1943 em Nova York com edições em Inglês e Francês. Apenas três anos mais tarde se publicava a obra na França. A Editora Agir publicou a primeira edição brasileira em 1952 com tradução do monge beneditino e imortal da Academia Brasileira de Letras, Dom Marcos Barbosa.

Apesar de ser considerada infanto-juvenil, a história do piloto que é surpreendido por um menino de outro planeta, fascinou leitores de todas as idades, transmitindo uma singela mensagem de valores tão profundos como o doar-se ao outro, a partir de seus ensinamentos como amizade, responsabilidade, amor, vaidade, ilusão e a morte.

A biblioteca do Mosteiro de São Bento é a mais antiga de São Paulo. Este templo da sabedoria de propriedade dos monges beneditinos, conta com um acervo de mais de 115.000 obras. As diversas áreas do conhecimento humano podem ser apreciadas, desde filosofia, teologia, sociologia, artes e literatura. Todas as obras do escritor e aviador francês, Antoine de Saint-Exupéry também podem ser aí encontradas. Sua maior criação, O PEQUENO PRÍNCIPE é frequentemente consultada pelos apaixonados leitores.

Na mostra mais de 50 edições em diferentes formatos e línguas podem ser apreciadas.

“O Pequeno Príncipe em Santana de Parnaíba”

De 05 de maio a 03 de junho de 2018

CEMIC – Centro de memória e integração cultural

Santana de Parnaíba - SP

Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário