*Artigo
de Daniel Cerezo Ruiz,
Missionário Comboniano
Formação, cooperação, ajuda à
Igreja chinesa para cuidar dos que são deixados para trás pelo alargamento
sempre crescente do fosso entre ricos e pobres — são os objetivos do projeto
Fen Xiang, iniciado em 1998 e que reflete o espírito missionário comboniano :
partilhar.
‘«Fen Xiang» é uma expressão marcadamente missionária. Os dois
ideogramas chineses que compõem a expressão, que significa «partilhar», são usados frequentemente na
Igreja, assim como em círculos públicos. Aprofundando um pouco mais o
significado dos dois ideogramas, podemos dizer que Fen significa «dividir-se,
partir ou partilhar» e implica sempre
duas partes. Xiang, por seu lado, é o ideograma
para a alegria, uma boa experiência e sentimento. Juntos, indicam partilha de
sentimentos e experiências, assim como coisas, propriedades, bens materiais,
dinheiro, etc. Pode também referir-se a ambos, alegrias e sofrimentos, a acontecimentos,
tanto dolorosos como felizes. Finalmente, partilhar pode ser dar e receber,
seja o que for que esteja em jogo.
O Fen Xiang apresenta-se, por
um lado, como uma estrutura cuja finalidade principal é colaborar com a Igreja
na China, apoiando iniciativas e projetos de formação do pessoal da Igreja. Por
outro lado, o Fen Xiang presta ajuda e apoia projetos no campo da promoção
humana, levando em linha de conta em especial os mais vulneráveis, a saber: os
mais pobres e as crianças em circunstâncias especiais, tais como as que vivem
nos orfanatos, as vítimas da sida ou os estudantes pobres.
O Fen Xiang teve início em
1998, porque se sentia necessidade da «presença»
do carisma comboniano em solo chinês, especificamente colaborando com a Igreja
local ou, dizendo de outra forma, «salvando
a China com o povo chinês». Este é o espírito que guia e inspira a origem
do Fen Xiang desde o início até ao presente.
Formação e informação
Um olhar para a Igreja na China
permitirá inevitavelmente que o leitor se aperceba da complexidade da situação,
em particular da Igreja Católica e do trabalho que está sendo feito por uma
congregação missionária cujo desejo é o de caminhar, pelos seus próprios meios,
no mundo da formação e da colaboração com o Igreja local, considerando que, por
razões políticas e sociais, esteve privada da execução das diretrizes
orientadoras do Vaticano II. Seja qual for o ângulo de onde se olhe a Igreja na
China, devemos admitir que a formação é uma matéria central na qual muitos mais
esforços e recursos têm de ser investidos de modo que a Igreja na China possa
lidar com a sociedade chinesa em rápida mudança.
O Fen
Xiang funciona em dois sentidos. Por um lado, colabora com a Igreja local no
campo da formação e, por outro lado, traz a situação da Igreja na China ao
conhecimento da Igreja universal. É inquestionavelmente verdade
que neste fluxo e intercâmbio há um enriquecimento mútuo, não somente porque
traz ao conhecimento da Igreja universal experiências de leal e inabalável fé,
mas também aos crentes noutras áreas cuja fé está enfraquecendo. O Fen Xiang
também se junta à Igreja local na China, em épocas de adversidade e controle,
pelo mero fato de estar presente e de trocar formas de entendimento mútuo e de
compreensão durante os últimos anos. Assim, o Fen Xiang visa também estabelecer
laços com a Igreja universal, divulgando a situação, os altos e baixos da
Igreja local na China.
Igreja para os pobres
No que se refere aos
marginalizados da sociedade, a declaração de princípios do Fen Xiang aponta
para a periferia e para o excluído da sociedade. No meio do desenvolvimento
crescente nas grandes cidades e vilas, o fosso entre ricos e pobres alarga-se a
cada dia. Em consequência, saíram pessoas em massa do campo como vítimas de um
sistema capitalista dentro de um país comunista. O Fen Xiang também pretende
trazer para uma sociedade em rápida mudança, preocupada sobretudo com o
dinheiro e os objetivos materiais, o valor da preocupação com os que nada têm.
A Igreja local trará inevitavelmente,
com a sua presença entre os necessitados, os valores do Evangelho e o fato de
um outro tipo de sociedade ser possível. O Fen Xiang também está envolvido
neste esforço. Apoia as estruturas diocesanas locais e já se estendeu por
diversas dioceses que colaboram com o Fen Xiang como parceiros na prossecução e
idealização de uma Igreja que cuida dos pobres e dos mais abandonados. O Fen
Xiang acredita que uma congregação missionária não pode perder a oportunidade
de tomar parte na peregrinação da Igreja chinesa nos tempos que correm. A
abordagem do Fen Xiang é a da humildade e a de fazer as coisas discretamente. O
protagonismo é deixado à Igreja local, e é através das suas estruturas que a
colaboração é concretizada.
Partilhar o espírito do Evangelho
A formação, que é o seu objetivo
principal, requer também um tipo de Cristandade em mudança, nomeadamente de um
tipo rural e tradicional a um urbano, com as suas próprias transformações e
crise, devido às grandes migrações de pessoas que se aglomeram ao redor das
grandes cidades. A Igreja começa a mostrar o seu lado samaritano em áreas
principais da sociedade, aceitando o desafio ao risco e entrando na arena da
sociedade. Assim, no campo da formação, o Fen Xiang apoia cursos para o
laicado, promove bolsas de estudo para o pessoal da Igreja, organiza retiros e
cursos missionários. Quanto à promoção humana, o Fen Xiang concede bolsas de
estudo às crianças das áreas rurais pobres, apoia orfanatos de várias maneiras
e é sensível às crianças afetadas, de uma maneira ou de outra, pela sida.
Concede também bolsas de estudo ao pessoal da Igreja para promover o treino
médico e humano.
O Fen Xiang vê-se, assim, como
uma estrutura criativa com uma presença discreta que colabora com a Igreja
local. Como parceiros, e como irmãos e irmãs, o Fen Xiang e os seus
colaboradores partilham do espírito do Evangelho e criam laços que conduzem aos
valores do Reino.’
Fonte :
* Artigo na íntegra http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EkEuAkuypyKrFRlwQi
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