Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)
‘O pós-humanismo é um
movimento intelectual contemporâneo, ainda em desenvolvimento, que desafia
noções filosóficas, antropológicas, sociológicas e éticas tradicionais
sobre o que significa ser humano. Surgiu nas últimas décadas do século
passado, a partir de campos diversos como a filosofia, a ciência, a literatura
e a arte. Consequentemente, abrange uma ampla gama de perspectivas
interdisciplinares e tem recebido atenção significativa nos últimos anos –
embora ainda esteja longe de ser a perspectiva filosófica contemporânea ‘dominante’.
Como movimento
filosófico e cultural, o pós-humanismo procura examinar a relação, em plena
evolução, entre os humanos e a tecnologia – tanto os seus supostos benefícios
quanto as ameaças decorrentes do seu abuso. Nesta análise, questiona os limites
da identidade humana.
Princípios
básicos do pós-humanismo
- Transumanismo : pode ser concebido como um
subcampo do pós-humanismo, voltado a explorar o aprimoramento das
capacidades humanas por meio da tecnologia. Os defensores do transumanismo
acreditam no potencial dos humanos para transcender as ‘limitações’
biológicas mediante avanços em áreas como a biotecnologia, a
nanotecnologia e a inteligência artificial.
- Pós-antropocentrismo : o pós-humanismo desafia a
visão antropocêntrica, isto é, a visão de que os humanos estariam no
centro do universo, e sugere que os humanos não devem dominar outras
espécies ou ecossistemas, defendendo um quadro ético diferente.
- Teoria do Ciborgue : baseado no Manifesto
Ciborgue de Donna Haraway, o pós-humanismo reconhece a crescente
integração entre humanos e máquinas, levando ao surgimento de ciborgues –
para o bem ou para o mal. Esta teoria explora as fronteiras indefinidas
entre o humano e a máquina, desafiando assim uma compreensão da identidade
humana orientada para a biologia.
- Crítica do Dualismo : O pós-humanismo rejeita, ao
menos até certo ponto, o pensamento tipicamente dualista e cartesiano que
separa a mente e o corpo, mas também o humano do não-humano e o orgânico
do artificial.
Implicações
do pós-humanismo
Obviamente, as
teorias pós-humanistas podem ter implicações profundas para o futuro da
humanidade. Algumas dessas implicações incluem :
- Dilemas éticos : o pós-humanismo levanta questões
sobre as implicações morais do aprimoramento humano, os direitos das
entidades não humanas e as consequências das intervenções tecnológicas em
nossa vida.
- Identidade e autenticidade : desafia o conceito
de identidade humana autêntica, já que a nossa crescente ‘fusão’ com a
tecnologia levanta questões sobre a natureza do eu e da individualidade –
quem, ou o que, é humano?
- Ambientalismo : o pós-humanismo incentiva uma
abordagem ambientalista, a partir da ideia de que os humanos devem ter
mais consideração pelo seu impacto no mundo natural.
- Transformação social e política : finalmente, o
pós-humanismo também apela à reavaliação das estruturas sociais e
políticas à luz da evolução da tecnologia, abordando questões como a
privacidade, a vigilância e a distribuição de recursos.
Uma
(ampla) perspectiva católica sobre o pós-humanismo
Da perspectiva
católica, o pós-humanismo certamente levanta importantes preocupações
teológicas e éticas. Embora a Igreja Católica sempre tenha estado aberta ao
progresso científico e aos avanços tecnológicos, ela enfatiza a importância das
diretrizes morais e éticas.
Algumas considerações
importantes :
- Dignidade humana : o catolicismo sustenta que
todo ser humano é dotado de dignidade intrínseca, já que é feito à imagem
e semelhança de Deus. As ideias pós-humanistas que desafiam a santidade da
vida humana mediante intervenções tecnológicas excessivas (ou
desnecessárias) devem ser vistas, no mínimo, com cautela.
- Responsabilidade ética : a Igreja enfatiza a
responsabilidade do uso da tecnologia para o aprimoramento da humanidade e
para proteger os vulneráveis. Todas as preocupações éticas relacionadas
com o melhoramento humano, por um lado, e os direitos das entidades não
humanas, por outro, devem ser abordadas com cuidado.
- Gestão ambiental : A tradição católica, tanto
filosófica quanto teológica, apoia claramente a boa gestão da Terra,
enfatizando a nossa responsabilidade em relação à criação de Deus. Os
documentos Laudato Si’ e Laudate Deum, por
exemplo, ambos do Papa Francisco, tratam diretamente desta preocupação
fundamental. Alguns dos princípios básicos do apelo do pós-humanismo à
consciência ambiental se alinham, até certo ponto, com esta perspectiva.
Resumindo, o
pós-humanismo não é uma escola homogênea de pensamento. Pelo contrário, é um
movimento multifacetado que explora a evolução da relação entre os humanos e a
tecnologia. Tem implicações para a ética, a sociedade e o meio ambiente. Diante
desse movimento, a perspectiva católica enfatiza a importância da dignidade
humana, da responsabilidade ética e da gestão ambiental.
Em suma, o diálogo
contínuo entre o pós-humanismo e as tradições religiosas, incluindo o
catolicismo, apresenta um panorama relativamente novo – que precisa ser
percorrido com atenção e cuidado.’
Fonte : *Artigo na íntegra
https://pt.aleteia.org/2023/11/06/o-que-e-o-pos-humanismo-e-ele-deve-preocupar-nos/
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