Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)
*Artigo do Padre Daniel P.Horan, OFM
Tradução
: Ramón Lara
‘Um pássaro ou uma
chama. Tradicionalmente, essas são as imagens mais comuns usadas como metáforas
do Espírito Santo.
A
metáfora ornitológica geralmente remonta a Lucas 3,22 quando, no batismo de
Jesus por João no Jordão, somos informados de que ‘o Espírito Santo desceu
sobre ele em forma de pomba’. A última metáfora, mais pirotécnica, remonta à
sequência do Novo Testamento de Lucas, os Atos dos Apóstolos e seu relato do
Pentecostes. Junto com um ‘vento forte’, como está escrito, os apóstolos
estavam em uma sala trancada quando ‘apareceram-lhes línguas como de fogo, que
se separaram e pousaram sobre cada um deles’ (Atos 2,3).
E
com essas duas metáforas bíblicas nasceu a prática de retratar o Espírito dessa
maneira em uma variedade de formas de arte, desde candidatos à confirmação
fazendo pôsteres e faixas adornadas com pombas brancas e chamas flutuantes de
fogo até a famosa representação em vitral de uma pomba atrás o santuário na
Basílica de São Pedro em Roma.
Apesar
da aparente hegemonia dos pássaros e das chamas, uma ampla gama de metáforas
foi usada para o Espírito Santo ao longo dos séculos cristãos. Uma vez que não
há reivindicação doutrinária sobre como exatamente o Espírito deve ser
representado, os cristãos têm ampla margem de manobra para recorrer à experiência
e às imagens para ajudá-los a atender, pensar e orar ao Espírito Santo.
Essa
variedade se reflete nas várias metáforas usadas por alguns dos santos e
místicos mais famosos do cristianismo. Em seu excelente estudo, Holy Power,
Holy Presence : Rediscovering Medieval Metaphors for the Holy Spirit, a teóloga
histórica Elizabeth Dreyer examina alguns dos clássicos medievais.
Por
exemplo, somos lembrados da metáfora profundamente encarnada e física de São
Bernardo de Clairvaux do Espírito Santo como beijo; a descrição de São
Boaventura do Espírito como água corrente, como transformador dos afetos e da
abundância divina; e a imagem do Espírito de Santa Catarina de Siena como
misericórdia e garçom. Esta segunda imagem de Catarina é particularmente comovente.
Ela imagina a Santíssima Trindade como ‘mesa, comida e garçom’, na qual o
Espírito é quem nos serve a Palavra que é nossa comida – uma grande imagem
eucarística.
Uma
das dádivas do estudo de Dreyer é que ajuda a abrir nossa imaginação e as
maneiras pelas quais o Espírito Santo se revela a nós em nossos vários
contextos. Uma das minhas metáforas favoritas para o Espírito Santo é a de um
músico. Encontramos isso expresso pela grande mística e compositora Hildegard
de Bingen. Em seu ‘Hino ao Espírito Santo’, ela escreve :
Louvor
a você
Espírito
de fogo!
Para
você, todo o som da lira
e
a trombeta.
Sua
música define nossas mentes
em
chamas! A força de nossas almas
espera
sua vinda
na
tenda da comunidade.
Além
disso, em uma de suas cartas a uma prioresa beneditina, Hildegard imagina o céu
como ‘uma sinfonia do Espírito Santo’, capturando ainda mais a musicalidade do
movimento dinâmico de Deus como Espírito.
Eu
amo esta imagem. Como alguém que é reconhecidamente um músico bastante medíocre
que tocou em ambientes litúrgicos como acompanhante ou membro de um conjunto,
tenho uma apreciação básica da maneira como a música funciona não apenas como
entretenimento, mas também como oração.
Para
quem sabe tocar um instrumento e tem o privilégio de tocar em banda, orquestra ou
algum outro grupo, também conhece a sensação de estar conectado a outras
pessoas de formas que transcendem a descrição e que só podem ser vivenciadas.
Isso é especialmente verdadeiro quando os músicos improvisam juntos.
Sim,
existem estruturas fundamentais como tempo, andamento, métrica e tom que
fornecem uma paisagem dentro da qual a exploração e a expressão podem ocorrer,
mas em tais configurações muitas vezes não há partituras estritamente escritas,
melodias predeterminadas ou acordes prescritos que o solista deve seguir
durante sua execução e o tempo improvisando contra e com o pano de fundo dos
outros músicos que seguram a base. Mesmo saber quando a vez de alguém como
solista começou ou terminou é mais frequentemente sentido do que explicitamente
planejado.
Não
é preciso ser um músico formado ou mesmo amador para apreciar o poder criativo
e o dinamismo dessa música executada em grupo. Você não precisa conhecer teoria
musical ou os detalhes técnicos da execução musical para desfrutar e se
emocionar e se emocionar espiritualmente. Há algo profundo na profundidade da
conexão que é compartilhada entre improvisadores musicais e o público ouvinte
que é atraído pela beleza da música ao vivo que se desenrola diante deles e ao
seu redor.
O
que une os músicos nessa experiência pré-verbal, não planejada, criativa e
dinâmica da co-criação divina? Como algo tão original e harmonioso é possível
em tempo real?
Lembro-me
de estar em um clube de jazz em Boston com um amigo cerca de uma década atrás.
O espaço da performance era pequeno, com poucos lugares sentados e a
proximidade do palco reforçava a sensação de intimidade musical vivida por
todos ali reunidos. Como costuma acontecer em clubes de jazz, o trio ou
quarteto (ou, em alguns casos raros, conjuntos maiores) executa uma variedade
de peças clássicas e originais, cada uma das quais normalmente inclui tempo
para improvisação.
Algumas
peças da performance, durante uma série particularmente comovente de solos
instrumentais, lembro-me de me virar para meu amigo e dizer : ‘É assim que o
Espírito Santo parece!’
Foi
uma resposta improvisada de apreciação e admiração pelo que esse pequeno grupo
de músicos talentosos foi capaz de tornar possível. Cada instrumentista era
extraordinariamente talentoso e, ainda assim, a experiência total de sua
colaboração musical excedia a soma de suas partes. Foi inspirado e inspirador,
uma experiência de transcendência.
Por
mais extemporâneo que tenha sido meu comentário, passei anos refletindo sobre
sua veracidade. Toda vez que vou a um clube de jazz, seja em Boston, Chicago ou
Indianápolis, essa mesma exclamação inevitavelmente me vem à mente. O que une
os músicos nessa experiência pré-verbal, não planejada, criativa e dinâmica da
co-criação divina? Como algo tão original e harmonioso é possível em tempo
real? De fato, é o Espírito Santo.
Quando
penso no Espírito Santo, penso naquela conexão invisível entre músicos
improvisadores, que experimentei em primeira mão ao longo dos anos como
pianista e percussionista, mas também experimentei como membro da plateia
testemunhando o nascimento de um momento original de criação musical que não
pode ser previsto e não é controlado individualmente.
É
assim que o Espírito trabalha. Movendo-se de forma imprevisível, criativa,
vigorosa, o Espírito Santo é de fato o ‘doador da vida’, mas é também aquele
que, como nos lembra a Lumen Gentium, torna possível o fato de que ‘todos
os fiéis, embora dispersos pelo mundo, estão em comunhão uns com os outros.’
A
comunhão que o Espírito torna possível é muitas vezes difícil de entender. Como
a imprecisão tipicamente associada ao Espírito Santo que resultou em metáforas
tão limitadas (e limitantes) como pássaros e fogo, que estamos todos unidos uns
aos outros e Cristo por meio do batismo e do Espírito é difícil de conceituar.
Isto é, a menos que você considere a forma como os músicos de jazz estão em
comunhão uns com os outros.
Enquanto
continuo a pensar no Espírito Santo como jazz, me pego refletindo sobre como é difícil
para algumas pessoas aceitar a existência prática e a presença do Espírito
Santo em nossas vidas e no mundo.
Para
ser um bom músico de jazz, você deve estar aberto para onde a música e seus
companheiros de banda o levarem. Você conhece a estrutura, mas não os detalhes.
Você não pode controlar a experiência nem predeterminar cada detalhe.
E
para aqueles que são obcecados por controle e segurança, a ideia de Deus como
Espírito, que se move onde quer, é ameaçadora ou pelo menos desconcertante.
Para essas pessoas, a tentação do ‘ateísmo do Espírito Santo’ é grande.
Então,
da próxima vez que você ouvir música ao vivo ou tocar com seus amigos ou
colegas de banda, pergunte-se qual é a condição da possibilidade de tal
experiência em primeiro lugar. Talvez então você possa se consolar ao lembrar
da presença criativa de Deus entre vocês e na criação. Esta é a presença do
Espírito Santo como jazz.’
Fonte : *Artigo na íntegra
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