Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)
*Artigo
de Marisa Iati,
jornalista
‘Em uma casa amarela a poucos passos da
Universidade de Georgetown, em uma noite recente, membros do grupo do campus Catholic Women at Georgetown conversaram
sobre como a Virgem Maria os fortaleceu em tempos difíceis, enquanto
compartilhavam um jantar na Domino's Pizza. No meio da conversa trocando ideias
sobre a saudade de casa e as formas de evitar o pecado, a conversa se voltou
para as novas alegações de abuso sexual por parte do clero em uma igreja agora
sitiada.
A
presidente do grupo, Erica Lizza, perguntou a uma dúzia de estudantes sentados
em círculo como eles se apoiavam em Maria, pois a fé na qual eles confiavam
para o sustento espiritual enfrenta uma crise.
‘Ainda sinto um certo desgosto e traição da
hierarquia católica’, disse Lizza, de 21 anos de idade, depois da discussão
semanal sobre o jantar. ‘Como alguém que
se preocupa muito com sua fé e que está muito envolvido em uma organização
ministerial do campus, é algo de que não há como fugir’.
Conversas
semelhantes estão ocorrendo em refeitórios e centros de ministérios em todo o
país, enquanto estudantes universitários lutam com o que significa ser católico
numa época em que se sentem desapontados e irritados com a igreja.
A
Igreja tem visto vários escândalos nos últimos meses : a renúncia do ex-cardeal
norte-americano Theodore McCarrick em meio a acusações de abuso e um extenso
relatório do grande júri da Pensilvânia que envolveu mais de 300 padres em
questões de abuso de cerca de 1.000 crianças.
Em
seguida, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal Donald Wuerl de sua
posição como arcebispo de Washington depois que o relatório da Pensilvânia
descreveu Wuerl como tendo um histórico ambíguo na forma de responder às
acusações de abuso sexual em sua antiga diocese de Pittsburgh.
Wuerl
continua encarregado da administração arquidiocesana até que o Papa nomeie seu
sucessor. Os escândalos de abuso sexual do clero também abalaram o Chile e a
Austrália.
Em
uma época em que a igreja é frequentemente vista como atrasada em questões
importantes, alguns jovens católicos responderam aos últimos contratempos,
afastando-se ainda mais da instituição sitiada, enquanto outros se aproximaram.
Esta
geração de estudantes universitários católicos cresceu em meio à mancha da
crise dos abusos sexuais, que foi exposta pela primeira vez pelo The Boston Globe em 2002 e, desde então,
tem implicado o clero em todo o mundo. A maioria nem se lembra de uma igreja
pré-escândalo.
Ao
mesmo tempo, eles e os jovens geralmente representam uma demografia crítica
para o futuro do catolicismo, que tem uma base de paroquianos envelhecidos e
tem lutado para atrair e reter jovens.
O
catolicismo tem visto o maior declínio na participação entre os principais
grupos religiosos, de acordo com um relatório de 2016 do Public Religion
Research Institute. Quase um terço dos americanos disse que foram criados como
católicos, mas apenas 21% atualmente se identificam dessa maneira.
Em
uma reunião neste mês de várias centenas de bispos para discutir o ministério
da igreja para os jovens, o Papa Francisco reconheceu aqueles que estiveram ao
lado da igreja, apesar de suas falhas.
‘Eu agradeço a eles por terem apostado,
porque para eles vale a pena o esforço de se sentirem parte da Igreja ou
entrarem em diálogo com ela; vale o esforço de ter a Igreja como mãe, como
professora, como lar, como família e, apesar das fraquezas e dificuldades
humanas, capaz de irradiar e transmitir a mensagem eterna de Cristo’, disse
o Papa Francisco ao abrir o sínodo, segundo uma cópia de seus comentários
divulgados pelo Vaticano.
Aumentando a desfiliação com a religião
A
desilusão em relação ao abuso sexual clerical não é a única força que está
afastando as gerações mais jovens do catolicismo, particularmente nos Estados
Unidos.
Cada
vez mais ao longo das últimas décadas, os jovens adultos perceberam que podem
escolher sua própria fé ou combinação de credos, além daqueles de seus pais -
ou afiliar-se a nenhum, disse Theresa O'Keefe, professora de teologia do Boston College, especializada na fé
adulta jovem. Uma crescente desconfiança em relação à liderança institucional
de todos os tipos também significa que alguns estudantes respondem de maneira
mais árdua à medida que mais denúncias de abusos clericais vêm à tona, disse
O'Keefe.
William
Dinges, professor de religião e cultura da Universidade Católica, disse que as
pessoas que se sentem distantes da igreja são mais propensas a serem afetadas
pela crise dos abusos do que as que são devotas. Muitos jovens adultos já estão
frustrados com o que veem como posições menos inclusivas do catolicismo em
temas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo e igualdade de gênero, disse
Dinges.
‘O jovem tem que ter uma boa resposta : ‘Por
que estou aqui?’, disse O'Keefe. ‘A
igreja, particularmente a liderança, tem que dar uma boa resposta. Por que as
pessoas devem aparecer? A adesão não é inevitável e a adesão significativa não
é inevitável’.
Caroline
Zonts, estudante de segundo ano de 19 anos da Universidade George Washington,
disse que começou a sentir-se desanimada pela Igreja Católica muito antes de a
crise dos abusos reaparecer.
Criada
‘estritamente católica’, ela disse
que as visões políticas socialmente liberais que desenvolveu no ensino médio
fizeram com que ela se sentisse menos ligada à sua fé. Quando chegou à
faculdade, Zonts disse que parou de praticar o catolicismo, embora ainda se
considere católica.
A
recente crise de abuso tornou-se outra razão pela qual ela não espera nunca
mais mergulhar na igreja. Dói pensar que os padres com quem ela construiu
relacionamentos podem ter cometido abuso.
‘Eles eram mentores para mim, eram modelos,
pessoas que com as que conversei sobre a minha fé’, disse Zonts. ‘Isso é realmente difícil - saber que
centenas de pessoas assim acabaram abusando de suas posições de poder.’
Como
Zonts, a jovem Evelyn Arredondo Ramirez, da Universidade George Washington,
sentiu que suas visões políticas mais liberais estavam em desacordo com algumas
partes de sua fé católica. Mas, mesmo como defensora do casamento entre pessoas
do mesmo sexo e do direito ao aborto, a jovem de 20 anos ainda frequentou a
missa na maioria dos domingos durante seus dois primeiros anos de faculdade.
Sua
perspectiva recentemente começou a mudar. Já aborrecida com as homilias que
expressavam as opiniões políticas dos sacerdotes, sua frustração foi agravada
pelo relatório do grande júri da Pensilvânia e pelas acusações de que o Papa
Francisco conscientemente protegeu McCarrick da responsabilidade frente às
acusações.
Ramirez
não vai mais à missa e disse que se preocupa com a segurança de seu irmão mais
novo em relação aos padres em sua paróquia.
‘Eu ainda tenho a minha Virgem (Maria) na
minha mesa de trabalho, eu ainda tenho a cruz pendurada no meu quarto, e às
vezes vou na Igreja apenas para entrar nela e sentar com Deus’, disse
Ramirez. ‘Mas acabei de desenvolver minha
própria ideia do que é ter essa conexão.’
Perguntas sobre a instituição, não sobre a fé
Muitos
jovens católicos que ainda se consideram devotos responderam não se afastando,
mas se esforçando para compelir a mudança de dentro da instituição. Para eles,
a atual crise é encolerizante e desoladora, revigorante e fortalecedora, tudo
ao mesmo tempo.
Esses
jovens católicos estão entre os mais de 1.500 estudantes de Georgetown que
assinaram uma petição pedindo para a universidade anular um diploma de honores
concedido a McCarrick em 2004 e outro que a universidade outorgou a Wuerl em
2014.
Um
porta-voz da Georgetown, em um comunicado, disse que a universidade estava
revisando os graus honorários em um esforço ‘para abordar as revelações profundamente preocupantes sobre o Arcebispo
McCarrick e aqueles contidos no relatório do Grande Júri da Pensilvânia’.
Entre
os alunos que se sentem preocupado com essas revelações está Ana Ruiz, de 18
anos, membro de mulheres católicas em Georgetown, que disse que o escândalo fez
ela duvidar tanto da sua fé como da sua devoção à igreja porque a própria fé
está intimamente ligada à instituição. Os católicos acreditam que a igreja foi
fundada por Jesus Cristo.
‘Apenas o fato de ver pessoas que
definitivamente não incorporam esses valores que nós conservamos como sagrados,
realmente me faz questionar se a instituição está trabalhando para o bem de
Cristo e o bem do povo’, disse Ruiz enquanto os estudantes limpavam após o
jantar de discussão em Georgetown.
Embora
ainda comprometida com o catolicismo, Ruiz disse que poderia se afastar da
instituição se deixasse de acreditar que a intuição realmente se importa com os
melhores interesses dos leigos. Agora, no entanto, ela ainda se sente como se
Deus estivesse no centro do ministério da igreja.
‘Nesse sentido, sinto que nunca poderia me
libertar’, disse Ruiz. ‘Mas tudo o
mais que envolve o ser católica, o aspecto humano da Igreja, pode haver
potencial para conseguir ser livre, até o momento em que 'não possa mais lidar
com isso.’
A
infância de Lizza estava mergulhada no catolicismo, assistia com frequência à
missa dominical da escola com a família e a mãe lendo para ela a Bíblia para
crianças. Mesmo assim, ela não sabia ao certo o quanto queria se envolver com
sua religião quando chegasse a Georgetown, porque estava preocupada sobre como
sua fé devota se encaixaria com a de seus colegas. Então uma amiga a convenceu
a se juntar ao grupo de mulheres católicas e Lizza encontrou um lar.
Três
anos depois, chocada e enojada com a magnitude do problema de abuso sexual do
clero, Lizza disse que começou a pensar que talvez todos os bispos devessem
renunciar. Ela lutou para reconciliar a ideia do clero que afirmava defender o
amor altruísta e a busca da justiça com o conhecimento de que muitos não haviam
cumprido essa promessa.
Lizza
disse que nunca considerou deixar a igreja. Em vez disso, ela se sentiu mais
forte em sua convicção de que pessoas boas precisavam permanecer envolvidas na
instituição para corrigir seu curso.
Ela
ainda sonha com mais leigos envolvidos na Igreja, apesar de quão difícil foi
para ela assistir à missa após as alegações de McCarrick e do relatório da
Pensilvânia. Ela também quer que as pessoas sejam menos céticas em relação às
vítimas de abuso.
‘Cobrir isso com certeza não funciona’,
disse ela. ‘E a única maneira de
realmente lidar com isso é olhar a crise de frente e fazer algumas escolhas
difíceis’.’
Fonte
:
* Artigo na íntegra http://domtotal.com/noticia/1303585/2018/10/como-e-ser-um-jovem-catolico-nessa-nova-era-de-escandalos-de-abuso-sexual-no-clero/
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