Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)
Ícone da Dormição de Nossa Santíssima Senhora Mãe de Deus, Aleppo, século XVIII
Publicado em: DE LA CROIX, Agnès-Mariam.
Icônes árabes: art chrétien du Levant.Paris, Ed. Grégoriennes: 2003, p. A57.
*Artigo
de Charbel Nassif
‘Em 15 de agosto, a Igreja Bizantina
celebra a Festa da Dormição da Mãe de Deus. As histórias da Dormição fazem
parte das narrativas apócrifas do Novo Testamento, que constituem uma
literatura florescente nos primeiros séculos da Igreja. A importância desses
textos apócrifos sobre a Dormição da Mãe de Deus se deve ao Concílio de Éfeso
(431), que fixa a atenção na eminente dignidade da Virgem Maria, chamada de
Theotokos (Mãe de Deus).
O relato mais comum do destino final
de Maria é frequentemente semelhante nos textos apócrifos, apesar de certas
variações. Maria recebe o anúncio de sua morte, pelo arcanjo Gabriel enquanto
lhe dá uma palma. Ela então prepara tudo o que é necessário e reza sua última
oração. Os apóstolos e os discípulos são milagrosamente transportados nas
nuvens. Os doentes se reúnem perto da casa de Maria em Jerusalém, onde muitas
maravilhas se manifestam. Jesus parece receber sua mãe acompanhada de tropas
angélicas. Ele então recebe a alma de Maria. Os apóstolos deitam o corpo em um
sepulcro e o levam embora. Mas um judeu, chamado Jephonias em algumas
histórias, tenta profanar o corpo da Virgem: mas um anjo corta as mãos no ar
perto da cama onde está o corpo. Após uma invocação à Santíssima Virgem, ele os
recupera. Os apóstolos colocam o corpo em um novo sepulcro no Getsêmani.
Alguns textos apócrifos relatam a
chegada tardia de Tomé, muito ocupado com seu ministério apostólico na Índia.
Carregado também em uma nuvem em direção a Jerusalém, ele encontrou no ar a Mãe
de Deus subindo corporalmente em direção aos céus. Tomé pede-lhe para
abençoá-lo, e ela ofereceu-lhe o cinto. Chegando em Jerusalém três dias depois,
ele pediu para ver o túmulo da Virgem Maria, então os apóstolos finalmente
abriram-no e o encontram vazio. Tomé então mostrou o cinturão que a Mãe de Deus
lhe dera e contou como a viu ir para o céu.
O ícone que apresentamos acima
pertence à escola de Aleppo. É pintado por Girgis Al-Musawwer na segunda metade
do século XVIII. Preservada no Palácio do Arcebispo Melquita, em Beirute, tem
70 cm de comprimento e 35,5 cm de largura. Uma longa inscrição em árabe na
parte inferior do ícone menciona os nomes dos doadores e afirma que este ícone
foi doado para a Catedral Melquita do Profeta Elias em Beirute, em 1883.
Frente a um fundo arquitetônico que
ilustra os edifícios da cidade de Jerusalém, Maria aparece deitada em uma cama
esplendorosa no meio dos apóstolos. As mãos dela estão cruzadas sobre o peito e
a cabeça está rodeada por uma auréola e colocada em uma pequena almofada. Uma
vela aparece nos dois lados da cama. A alma da Virgem é representada na forma
de uma figura infantil que completa o nascimento no reino. Envolta em nuvens
brancas e coroada também com uma auréola, ela descansa nos braços de Cristo
cercados por dois anjos. Assim como Maria carregava Jesus envolto em panos,
agora Jesus carrega a alma de sua mãe. Sua morte é o seu nascimento no céu.
Cristo é cercado por uma amêndoa luminosa e coroado por um serafim, rodeado por
dois anjos.
O apóstolo Pedro está inclinado sobre
a cama se lamentando; sendo o corifeu dos apóstolos, ele preside a cerimônia
mortuária agitando o incensário. Aos pés de Maria, o apóstolo Paulo parece
estar chorando também e faz a contraparte para Pedro. Quatro bispos (Timóteo,
primeiro bispo de Éfeso; Tiago, irmão do Senhor e primeiro bispo de Jerusalém e
Jeroteo Dionísio, bispo de Atenas) também participam do funeral da mãe de Deus.
Um número de mulheres se lamentando aparece na parte de trás da assembleia. Em
frente à cama, finalmente vemos o incidente do judeu incrédulo, em pequenas
dimensões. A parte superior do ícone ilustra duas cenas: a da chegada dos
apóstolos nas nuvens em dois grupos e a do encontro de Maria com Tomé.
Neste ícone, um relevo especial é dado
aos rostos: percebe-se a tristeza misturada com uma dose de esperança com todos
os personagens representados. Essa mistura de tristeza e segurança é uma
característica dos crentes que vivem na expectativa da ressurreição.
A obra da Dormição é cheia de
esperança alegre. Jesus, que tanto amava sua mãe, veio do céu para acompanhá-la
e intercedeu por nós. A liturgia da celebração não se limita a comemorar a
morte de Maria, mas vai além desta dimensão celebrando a passagem de Maria para
o céu, em corpo e alma. Isto está claramente representado no ícone da Dormição.
Maria pode ser considerada como o exemplo de uma morte santa, ela é o nosso
modelo na prova que representa a morte. A passagem de Maria, em corpo e alma,
para o céu é uma antecipação da ressurreição de todos. É a festa da natureza
humana: todo crente deve tomar Maria como modelo para alcançar a graça de Deus.
**Venham,
de todos os confins da terra, cantem a morte abençoada da Mãe de Deus : nas
mãos de seu Filho ela entregou sua alma sem pecado; por sua santa Dormição o
mundo é vivificado novamente e é com salmos, hinos e cânticos espirituais,
junto aos anjos e os apóstolos celebramos com alegria.
-
**Oração que se diz durante a procissão
com o ícone da Dormição na noite de 14 de agosto, nas Igrejas Orientais.’
Fonte :
* Artigo na íntegra http://domtotal.com/noticia/1284533/2018/08/o-icone-da-dormicao-da-nossa-santissima-virgem-mae-de-deus/
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