Ó Chave de
Davi
o cetro da casa
de Israel
que abris e
ninguém fecha;
fechais e ninguém
abre: (1)
Vinde e libertai
da prisão o cativo
assentado nas
trevas e à sombra da morte. (2)
Referências Bíblicas :
(1)
...chamarei
o meu servo Eliacim, filho de Helcias. (...) ele será um pai para os habitantes
de Jerusalém e para a casa de Judá. Porei sobre os seus ombros a chave da casa
de Davi : quando ele abrir, ninguém fechará; quando ele fechar, ninguém abrirá.
Cravá-lo-ei como uma cavilha em lugar firme : ele virá a ser um trono de glória
para a casa de seu pai (Is 22,20-23).
Ao Anjo da Igreja de Filadélfia, escreve :
Assim diz o Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, o que abre e
ninguém mais fecha, e fechando, ninguém mais abre (Ap 3,7).
(2) Eu, o Senhor, te chamei para o serviço da
justiça, tomei-te pela mão e te modelei, eu te pus como aliança do povo, como
luz das nações, a fim de abrir os olhos dos cegos, a fim de soltar do cárcere
os presos, e da prisão os que habitam nas trevas (Is 42,6-7).
O Senhor os retirou daquelas trevas
pavorosas, despedaçou suas correntes, seus grilhões (Sl 106,14).
...o Sol nascente que nos veio visitar lá
do alto como luz resplandecente a iluminar a quantos jazem entre as trevas e na
sombra da morte estão sentados e no caminho da paz guiar nossos passos (Lc
1,78-79).
Aquele
que detém as chaves tem todos os direitos sobre o lugar onde as portas se abrem
e se fecham, deixando passar ou não as pessoas. A chave dá o poder àquele que a
possui. Jesus afirma ter recebido este poder do Pai. O poder messiânico é dado
por Jesus a Pedro (Mt 16,19) e aos seus Apóstolos (Mt 18,18; Jo 20,23).
O homem liberto tem acesso à luz. Conforme anunciado por Isaías : Modelei-te e te coloquei como sinal de aliança do povo, a fim de dizer aos cativos : ‘Saí’, aos que estão nas trevas: ‘aparecei’ (Is 49, 8-9) e cumprido por Jesus : Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo : os cegos recuperam a vista ...(Mt 11,4-5).
As imagens conjugadas da prisão e das trevas provém da própria Revelação, para significar de que servidão o Messias libertaria os homens, ou seja, abrir ou fechar a porta do Reino. Este fato nos é lembrado a cada manhã no Ofício de Laudes quando cantamos o Benedictus.
O homem liberto tem acesso à luz. Conforme anunciado por Isaías : Modelei-te e te coloquei como sinal de aliança do povo, a fim de dizer aos cativos : ‘Saí’, aos que estão nas trevas: ‘aparecei’ (Is 49, 8-9) e cumprido por Jesus : Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo : os cegos recuperam a vista ...(Mt 11,4-5).
As imagens conjugadas da prisão e das trevas provém da própria Revelação, para significar de que servidão o Messias libertaria os homens, ou seja, abrir ou fechar a porta do Reino. Este fato nos é lembrado a cada manhã no Ofício de Laudes quando cantamos o Benedictus.
Esta
antífona apresenta a imagem que será tratada na seguinte, isto é, a LUZ.
Antifone "O" della Novena di Natale
O Clavis David in canto gregoriano secondo il rito romano (non il rito domenicano)
Cantuale Antonianum
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