segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ANTÍFONAS DO Ó - Dia 20 de Dezembro

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 

Ó Chave de Davi
o cetro da casa de Israel
que abris e ninguém fecha;
fechais e ninguém abre: (1)
Vinde e libertai da prisão o cativo
assentado nas trevas e à sombra da morte. (2)


             Referências Bíblicas :
(1)    ...chamarei o meu servo Eliacim, filho de Helcias. (...) ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. Porei sobre os seus ombros a chave da casa de Davi : quando ele abrir, ninguém fechará; quando ele fechar, ninguém abrirá. Cravá-lo-ei como uma cavilha em lugar firme : ele virá a ser um trono de glória para a casa de seu pai (Is 22,20-23).
Ao Anjo da Igreja de Filadélfia, escreve : Assim diz o Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, o que abre e ninguém mais fecha, e fechando, ninguém mais abre (Ap 3,7).
(2)    Eu, o Senhor, te chamei para o serviço da justiça, tomei-te pela mão e te modelei, eu te pus como aliança do povo, como luz das nações, a fim de abrir os olhos dos cegos, a fim de soltar do cárcere os presos, e da prisão os que habitam nas trevas (Is 42,6-7).
O Senhor os retirou daquelas trevas pavorosas, despedaçou suas correntes, seus grilhões (Sl 106,14).
...o Sol nascente que nos veio visitar lá do alto como luz resplandecente a iluminar a quantos jazem entre as trevas e na sombra da morte estão sentados e no caminho da paz guiar nossos passos (Lc 1,78-79). 

Aquele que detém as chaves tem todos os direitos sobre o lugar onde as portas se abrem e se fecham, deixando passar ou não as pessoas. A chave dá o poder àquele que a possui. Jesus afirma ter recebido este poder do Pai. O poder messiânico é dado por Jesus a Pedro (Mt 16,19) e aos seus Apóstolos (Mt 18,18; Jo 20,23).

     O homem liberto tem acesso à luz. Conforme anunciado por Isaías : Modelei-te e te coloquei como sinal de aliança do povo, a fim de dizer aos cativos : ‘Saí’, aos que estão nas trevas: ‘aparecei’ (Is 49, 8-9) e cumprido por Jesus : Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo : os cegos recuperam a vista ...(Mt 11,4-5).

     As imagens conjugadas da prisão e das trevas provém da própria Revelação, para significar de que servidão o Messias libertaria os homens, ou seja, abrir ou fechar a porta do Reino. Este fato nos é lembrado a cada manhã no Ofício de Laudes quando cantamos o Benedictus.
Esta antífona apresenta a imagem que será tratada na seguinte, isto é, a LUZ.

Antifone "O" della Novena di Natale
O Clavis David in canto gregoriano secondo il rito romano (non il rito domenicano)

Cantuale Antonianum



Nenhum comentário:

Postar um comentário