terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A FÉ MOVE MONTANHAS

Por  Rafael Marra    

                                                                          
              
                   O Evangelho de Jesus Cristo nos dá testemunho vivo de que a fé  é o grande e mais vigoroso instrumento com o qual Deus nos agraciou, para vivermos e estar próximos Dele em toda a nossa existência.         
                    Para aprender sobre o que significa a fé e experimentar o seu conteúdo, não podemos prescindir do que nos foi ensinado pela mais segura fonte :  o testemunho do Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
                   No Evangelho de  São Matheus, Capitulo 21, 18-22, encontramos a 
afirmação de Jesus aos seus discípulos, que eles podiam pedir qualquer coisa.
                   Nessa passagem do Evangelho, para que o ensinamento de Jesus sobre a fé pudesse ser ministrado, outro fato lhe antecede.   
                   "Jesus, voltando para a cidade, de manhã, teve fome. Avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela e não achou senão folhas. E disse-lhe: "Nunca mais nasça fruto de ti". E a figueira secou imediatamente.
                   E os discípulos, vendo acontecer esta secagem imediata, não tardaram a indagar ao seu Mestre dizendo:  "como secou imediatamente a figueira?"
                   Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: "Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito. E tudo o que pedires na oração, crendo, o recebereis"".             
                   A mesma passagem Bíblica é anunciada no Evangelho de São Marcos, no Cap. 11, 20-24, quando Pedro, dizendo a Jesus que a figueira que almadiçoou secara, Jesus  respondeu-lhe: 
                   "Tendes fé em Deus, porque em verdade vos digo que, qualquer que disser a este monte: Ergue-te e Lança-te ao mar, e não duvidardes em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso, vos digo que, tudo o que pedirdes, orando, credes que o recebereis e tê-lo-eis".
                   A passagem bíblica em que Jesus acalma a tempestade no mar, quando seus discípulos estão em desespero, temendo a morte, não somente os ensina a confiança com deve ser exercitada a fé, pois dormia na polpa do barco, enquanto a tempestade açoitava e o mar bramia. E, com toda tranqüilidade, dá ordem de silêncio ao mar, que imediatamente deixa o agito dando lugar à calmaria, para alívio dos discípulos.  Mas Jesus os indaga: "Ainda não tendes fé? Porque temeis, homens de pequena fé?" (Mc. 4, 35-41);  (Mt . 8,23-26); (Lc. 8,23-25).  
                  Havemos de perguntar : de que instrumento devemos nos utilizar para chegarmos  ao exercício da fé?
                  Pelas palavras do Evangelho, proferidas por Jesus,  esse instrumento, - que  é mais  que instrumento, pois é via -  é a oração no coração.
                  Assim, a fé, concretizada pela oração confiante, sem dúvidas, mesmo que razoáveis,  move montanhas.
                  Apenas para ilustrar a grandeza da fé, há  uma passagem no Corão, livro sagrado dos Muçulmanos, relata que Maomé, o amado do Islã, certa vez ordenou que uma montanha se movesse do lugar onde estava. 
                  Não temos a pretensão de examinar a assertiva do Corão.
                  Mas, se transportássemos a ocorrência lá narrada, para os testemunhos dos Apóstolos de Jesus Cristo,  poderíamos afirmar que  também a  Maomé  fosse possível a concessão da graça da oração, com fé,  em face de uma exegese da expressão  utilizada no Evangelho de S. Marcos, ( 11, 23), quando Jesus diz que,  “qualquer que disser a este monte:  Ergue-te e Lança-te ao mar, e, se não duvidardes em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, credes que o recebereis e tê-lo-eis".
                  As palavras "crer e fé" na Sagrada Escritura são uma constante. Jesus em sua peregrinação teve várias oportunidades de se manifestar dizendo:  "tua fé te salvou".
                  Portanto, para exercitarmos nossa fé, temos de nos entregar, de coração induvidoso, a Deus, em forma de pedidos (petições).
                  Os monges Beneditinos, Trapistas, Cartuxos  (que, naturalmente, se entregam e   buscam a Deus pelo voto de permanência), exercitam sua fé  através da oração contínua,  exercitada nos diversos Ofícios Divinos que entoam sete vezes ao dia, fora a Santa Missa.  Na ordem Beneditina, são observadas essas práticas com rigor, justamente porque o lema da Regra de S. Bento é o “orat et labora”.  E esse lema se traduz  não somente no trabalho em si, ou seja, nos afazeres necessários à manutenção da comunidade, mas no trabalho exercitado na oração sem cessar que se traduz no “laborare per Regnum Dei”.  Isto é, trabalhar  para o Reino de Deus.
                 Entretanto, a vocação para a oração foi dada a todos.  E todos nós, filhos de Deus, podemos exercitar  a nossa fé através da oração.  Esse é o testemunho deixado pelos Apóstolos e Discípulos de Jesus, que não somente aprenderam a trilhar o caminho da oração e da fé, mas da que fé move montanhas : POIS CRISTO VENCEU O MAL, VENCEU A MORTE.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário