Ó Raiz de
Jessé
erguida como
estandarte dos povos, (1)
em cuja presença
os reis se calarão (2)
e a quem as
nações invocarão :
Vinde
libertar-nos; não tardeis jamais. (3)
Referências Bíblicas :
(1)
Naquele
dia, a raiz de Jessé, que se ergue como um sinal para os povos, será procurada
pelas nações e a sua morada se cobrirá de glória (Is 11,10 – citado em Rm
15,12).
O Senhor erguerá um sinal para as
nações...(Is 11,12a).
Eis que o meu Servo há de prosperar, ele se
elevará, será exaltado, será posto nas alturas (Is 52,13).
(2)
Ele
cresceu diante dele como um renovo, como raiz que brota de uma terra seca (Is
53,2ab).
...multidões ficaram pasmadas à vista dele
(...) nações numerosas ficarão estupefatas a seu respeito, reis permanecerão
silenciosos...(Is 52,14a-15ab).
(3) (a visão) aspira por seu tempo e não
engana; se ela tarda, espera-a, porque certamente virá, não falhará! (Hab 2,3).
...ainda
um pouco, muito pouco tempo, e aquele que vem, lá estará; ele não tardará (Hab
10,37 LXX).
No
quarto canto de Is 52, 13-53,12 - o destino do Servo sofredor se confunde com o
destino do povo de Israel.
O
capítulo 11 de Isaías vê o Messias erguendo-se como um sinal para os povos.
Paulo
salienta que a RAIZ é para todas as nações : Rm 15,12, citando Is 11,10. Porém,
João está impaciente por ver a sua glorificação final : Ap 22,16-17.
Vale
ressaltar, neste ponto, o comentário de São Bernardo :
‘No meu entender, está bem claro quem é o
ramo que sai do tronco de Jessé, e quem é o rebento sobre o qual repousa o
Espírito Santo (cf. Is 11,1-2): O ramo é a Virgem Mãe de Deus, e o rebento é o
seu Filho. Sim, o Filho da Virgem é um rebento, uma flor branca e vermelha (cf.
Ct 5,10) ao mesmo tempo, escolhida dentre mil, flor que os anjos desejam
contemplar (cf. 1Pd 1,12), cujo perfume faz reviver os mortos (cf. 2Cor 2,16).
E, como ele próprio declara, é uma flor do campo (cf. Ct 2,1), não de jardim. O
campo, com efeito, cobre-se de flores sem a intervenção do homem, não é semeado
por ninguém, não é cavado com enxada, nem adubado com esterco.
Foi assim, de modo inteiramente semelhante,
que o seio da Virgem floresceu, foi assim que as entranhas invioladas, íntegras
e castas de Maria produziram, como um prado eternamente verdejante, uma flor
cuja beleza jamais conhecerá a corrupção e cuja glória nunca haverá de
declinar’ (Sermo 2 de Adventu, 4).
Através
deste comentário, é mais fácil conhecer o que está por trás do refrão popular :
‘Da cepa brotou a rama./ Da rama brotou a
flor./
Da flor nasceu Maria./ De Maria o Salvador.
De Jessé brotou Maria./ De Maria brotou
Jesus./
De Jesus nasceu Maria./ De Maria o
Salvador.’
Concluindo,
o ‘Vinde’ quer agilizar a soberania do Rei
dos reis (cf. Mt 24,30).
Antifone "O" della Novena di Natale
O Radix Jesse in canto gregoriano secondo il rito romano (non il rito domenicano)
Cantuale Antonianum
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