quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ANTÍFONAS DO Ó - Dia 23 de Dezembro

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


Ó Emanuel, (1)
nosso rei e legislador (2)
esperança e salvador das nações (3)
Vinde salvar-nos,
Senhor nosso Deus.
            

Referências Bíblicas :
(1)    Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e pôr-lhe-á o nome de Emmanuel (Is 7,14, cf. Mt 1,23).

(2)    O Senhor será o nosso juiz, será o nosso legislador, o Senhor será o nosso rei : ele nos salvará (Is 33,22).

(3)    O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de chefe de entre seus pés, até que o tributo lhe seja trazido, porque n’Ele os povos esperarão (Gn, 49,10).


Esta antífona é continuação da precedente. Nosso verdadeiro rei, legislador e salvador é o Cristo. Só há um legislador e juiz, a saber, aquele que pode salvar e condenar (Tg 4,12).  
'Por que buscais a ilusão? Eis o Emanuel, eis o Deus conosco. De que modo mais pode ele estar comigo? Pequeno como eu, fraco como eu, nu como eu, pobre como eu. Em tudo se conformou a mim, assumindo o que é meu e dando o que é seu. Eu jazia morto, estava sem voz e sem sentidos, e a luz dos meus olhos não estava comigo.
Hoje desceu o grande homem, profeta poderoso em obra e em palavra (Lc 24,19). Pôs sua face sobre minha face, sua boca sobre minha boca, suas mãos sobre minhas mãos. (cf 2Rs 4,34), fez-se o Emanuel, o Deus conosco!' (Elredo de Rievaulx – Sermo in Annunt).



Antifone "O" della Novena di Natale
O Emmanuel in canto gregoriano secondo il rito romano (non il rito domenicano)
Cantuale Antonianum


Desejamos a todos um Santo Natal e finalizamos esta série com o hino

 Veni, veni Emmanuel 

cujos versos são adaptações poéticas das Antífonas do Ó
(e não estão, necessariamente, na ordem cronológica).

  Zoltán Kodály : L'Accorche-Choeur, Ensemble vocal Fribourg

Nenhum comentário:

Postar um comentário