*Artigo de Cecilia Seppia
‘No número 109 da Via
Santa Maria Antesaecula, no bairro ‘Rione Sanità’, nasceu o artista Totò e em
frente à sua casa há sempre grande movimentação de fãs e turistas deixando
flores e lembranças. Nas entranhas do bairro mais controverso de Nápoles,
alguns metros abaixo do nível da rua, há uma enorme cidade subterrânea onde o sagrado
encontra o profano e o Oriente encontra o Ocidente, com as Catacumbas de São
Genaro e São Gaudioso e as Catacumbas menores de São Severo. Há também as
basílicas de São Genaro Extra Moenia e a de Santa Maria da Saúde, que abriga a
primeira representação mariana em Nápoles e obras preciosas, entre as quais
pinturas de Luca Giordano, Andrea Vaccaro, Francesco Solimena, Pacecco De Rosa
e Giovanni Balducci. Encontra-se também lá o ossuário Fontanelle, uma das
pedreiras de onde antigamente se extraía o tufo para construir a cidade e, mais
tarde, usado para abrigar os restos mortais das vítimas da peste (1656) e das
epidemias de cólera (1836). Por fim, o Palácio dello Spagnuolo, com sua
escadaria monumental, um dos principais exemplos do barroco napolitano,
construído em 1738 com projeto do arquiteto Ferdinando Sanfelice. Apesar desse
vasto patrimônio histórico e artístico, concentrado em apenas 2 quilômetros
quadrados, quando as pessoas falam sobre o Rione Sanità, pensam imediatamente
em degradação, na pobreza de seus 32.000 habitantes, na mão da Camorra (máfia
local) por trás dos atos criminosos, no baixo nível de escolarização dos
jovens, no desemprego. Isso acontece porque nenhum lugar incorpora as
contradições e os contrastes de Nápoles como este Rione, uma periferia
existencial em pleno centro da cidade, mas é exatamente nessas trevas que a
Cooperativa La Paranza quis trazer luz, com o apoio da Igreja local, da Diocese
e também de fundos europeus.
Da
degradação à recuperação de um patrimônio imenso e desconhecido
Já
no ano 2000, a chegada do novo pároco da Basílica de Santa Maria della Sanità,
Padre Antonio Loffredo, marcou o início de um processo lento, mas frutífero, de
desenvolvimento e aprimoramento do patrimônio histórico, artístico e humano do
bairro. De fato, com a ajuda de fundações, profissionais e associações, foi
possível criar oportunidades de recuperação para os jovens, partindo do
princípio de Dostoiévski de que ‘a beleza salva o mundo’, e padre Antonio
acrescenta : ‘cria empregos e tira os jovens da rua’. Com a criatividade de um
moleque típico local e a determinação de um dirigente, com a linguagem teatral
de grandes atores napolitanos e a Igreja do Concílio às suas costas, padre
Antonio fez renascer um dos bairros mais problemáticos de Nápoles com a intenção
evangélica de ‘transformar pedras descartadas em pedras fundamentais’.
Nascido em 1959, em seu terceiro ‘mandato’ como pároco de Santa Maria da Saúde,
ele conta que, quando chegou ao Rione, as outras dez igrejas, espalhadas pelo
território da paróquia, estavam fechadas. Hoje, porém, as luzes estão acesas
até tarde da noite. Uma abriga uma oficina de teatro, outra é a sede da
orquestra juvenil Sanitansamble, as outras abrigam um ginásio de boxe, um
estúdio musical, uma sede para crianças pós-escola, e a igreja menor exibe
pinturas napolitanas do século XVII e O Filho Velado do
escultor Jago, que tem sua oficina em outra igreja.
Bem-estar
generativo que dá esperança
Em
um fluxo contínuo entre o dialeto napolitano, citações eruditas e citações
evangélicas, o pároco olha para além, mas tem os pés firmes no chão : ‘Para
mim, como sacerdote, o problema não é colocar as igrejas em ordem, mas fazer
com que essas coisas preciosas gerem, deem frutos’. E a capacidade de gerar são
os mais de 60 jovens que trabalham com um contrato, que se autossustentam sem
precisar pedir caridade a ninguém, são também as possibilidades de trabalho e a
economia circular que chegou com a abertura do bairro. A base de todos os
esforços foi a recuperação das catacumbas de São Genaro, a criação de um
itinerário pelas entranhas da colina de Capodimonte até o bairro Sanità, na
capela que já foi o depósito do hospital São Genaro e agora é um centro de arte
e conferências. ‘Nós nos dedicamos muito à catacumba, porque nos apresentamos
ao mundo de uma forma inédita coletando dinheiro limpo. Alguns dos jovens da
orquestra se inscreveram no conservatório. Os do teatro saem em turnê, o bairro
se tornou o cenário de várias produções cinematográficas, surgiram restaurantes
e se estabeleceu um fluxo de turistas. Para nós, cristãos, isso deveria ser um
dogma : ou o bem-estar é feito assim ou nada. Não precisamos mais daquele
emaranhado assistencialismo do século XIX’, conclui Padre Antonio.
‘La
Paranza’ entre cooperativa social e missão
Sua
filosofia é clara. Não acredita no absoluto do Estado, que deve alimentar a
todos, mas na tríplice colaboração : Estado, privado e sociedade civil, aquele
terceiro setor que dá a liberdade de criar respostas, com uma economia real e
com o homem no centro. E, nessa abertura de espírito, pode-se ouvir o eco
da The Economy of Francesco, da Laudato si', encarnado
perfeitamente pelos jovens da Cooperativa La Paranza, fundada em 2006 no ‘Rione
Sanità’ que, com a ajuda do Padre Loffredo, decidiu redescobrir e valorizar o
patrimônio cultural, artístico e arqueológico dessa parte esquecida de Nápoles.
As primeiras atividades realizadas foram a gestão das Catacumbas de São
Gaudioso na Basílica de Santa Maria da Saúde e a reforma do antigo convento
franciscano anexo à basílica, cujo projeto de restauração da ‘Casa do Monacone’
é do designer napolitano Riccardo Dalisi. Ao mesmo tempo, a cooperativa tem
sido ativa na obtenção de financiamentos por meio de fundos privados e
licitações. Vencendo a licitação histórico-artística ‘Fondazione Con il Sud’ de
2008 num valor de 500 mil euros, foi desencadeado o processo de recuperação e
abertura das Catacumbas de São Genaro ao público. Igualmente importante foi a
atividade de arrecadação de fundos no valor de 600 mil euros em conjunto com a
associação L'Altra Napoli onlus; financiamento que permitiu a
limpeza e a acessibilidade do local, o sistema de iluminação, a restauração de
afrescos, a reabertura de espaços inacessíveis, a eliminação de barreiras
arquitetônicas e muito mais. Nas catacumbas, além da gestão normal das
atividades de visitas guiadas dentro do sítio cultural, os jovens tiveram a
intuição de organizar eventos e espetáculos específicos, a fim de dar um maior
impulso em termos de comunicação e público-alvo, bem como economicamente. Além
disso, eles estão ativamente envolvidos na promoção e na realização do
itinerário ‘Il Miglio Sacro’, um percurso de uma milha para descobrir os
tesouros do Rione Sanità.
Alguns
números
Ano
após ano, o número de visitantes tem aumentado cada vez mais : de 5.160
visitantes em 2006 para 160.000 em 2019 e até 200.000 visitantes em 2022, tanto
nacionais quanto internacionais, assim como aumentou a conscientização de que é
preciso cuidar da Casa Comum, que também é uma arca de tesouros que enriquece
os olhos e o coração. O número crescente de visitantes, atividades e volume de
negócios também permitiu o aumento de novos recursos humanos na Cooperativa,
que passou de 5 jovens em 2006 para 50 funcionários em 2023. De ano para ano,
os funcionários são efetivados com contratos por tempo determinado ou como
permanentes. Além das atividades relacionadas ao patrimônio histórico e
artístico, há projetos de apoio à cultura e suas diversas formas : artes criativas,
musicais, teatrais, artesanais, enogastronômicas, etc. A Fundação concentra
suas atividades e recursos principalmente para as faixas da população menos
protegidas e desfavorecidas, com uma série de atividades que também apoiam
projetos de formação e colocação em empregos, de modo a permitir um processo de
autodesenvolvimento local.
O
testemunho de Vincenzo
Vincenzo
Porzio, membro fundador e chefe de comunicações da Cooperativa La Paranza,
relatou ao Vatican News e o L'Osservatore Romano com
entusiasmo sua experiência, a mudança que viu com seus próprios olhos e o
exemplo de compromisso, fortaleza e dedicação que os jovens do Rione
demonstraram ao longo dos anos. ‘Primeiro São Francisco de Assis e agora o Papa
Francisco’, afirma, ‘nos ensinaram e nos exortam constantemente a cuidar do
nosso Planeta e a cuidar das pessoas que o habitam, especialmente as últimas,
as frágeis, aquelas que estão esperando por uma mão estendida, e na Laudato
si' encontramos muitos aspectos do nosso trabalho que realizamos não
apenas com palavras, mas com gestos e compromissos diários. Em particular,
cuidamos do que o Papa chama de ‘ecologia da cultura e da vida em comum’, no
sentido de comunidade, e assim nos comprometemos, na esteira das exortações
contidas nesses textos, a cuidar das ‘pedras descartadas’ para que se tornem ‘pedras
fundamentais’ em um sistema de bem-estar que não espera por uma ajuda vinda de
cima, do Estado em particular, mas que age para conquistar sua própria
dignidade e próprio bem-estar. Em tudo o que fazemos, somos movidos pelo
coração, pela paixão, pelo desejo de fazer, de dar a nós mesmos, à nossa terra
e às gerações futuras algo ‘limpo’, algo justo. É uma modalidade generativa,
que está na base do nosso modo de ver as coisas, porque gera o bem, não visa à
rentabilidade dos bens da Igreja, das catacumbas, dos cemitérios, das basílicas
que a Igreja nos confiou, dando-nos as chaves desses lugares extraordinários e
pouco conhecidos, mas visa à sua capacidade de gerar esperança, o desejo de cuidar,
a beleza, e aqui no Rione Sanità de Nápoles precisávamos muito disso!’. Uma
valorização que se torna evangelização e que testemunha com suas obras a
revolução do Evangelho, que é, antes de tudo, revolução do amor, também para o
ambiente em que vivemos. Por meio do extraordinário trabalho de valorização das
Catacumbas de Nápoles, a cooperativa de jovens do Rione Sanità criou, ao longo
dos anos, um modelo de ‘bem-estar generativo’ capaz de oferecer, a partir da
redescoberta do patrimônio cultural local, respostas concretas em termos de
desenvolvimento de empregos e inclusão social dirigidas à comunidade local e,
especialmente, aos seus jovens que pareciam não ter ideia de um futuro e que,
agora, fazem planos, sonham e vivem a normalidade de sua idade em um contexto
que é tudo, menos normal. Um modelo que também pode ser definido como um
exemplo de promoção da cultura ‘a partir de baixo’, cujos pilares podem ser
encontrados na tutela do patrimônio cultural, na cooperação e no
desenvolvimento do empreendedorismo social e de uma economia civil, as pedras
fundamentais da Laudato si'.’
Fonte : *Artigo na íntegra
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