Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)
‘Um dos temas mais
comuns da arte cristã é o quase onipresente Tetramorphos ou Tetramorfos.
Do grego tetra (‘quatro’) e morphé (‘forma’ ou ‘forma’) a palavra aplica-se, em
geral, a qualquer representação de um conjunto de quatro elementos.
Mas na arte cristã,
o Tetramorphos refere-se quase exclusivamente à maneira mais
comum de descrever os quatro evangelistas, cada um deles acompanhado ou
representado por uma figura, três deles sendo animais e apenas um (aquele que
acompanha ou representa Mateus) humano ou, mais frequentemente, uma figura
angelical alada.
Tais imagens, ao
contrário de alguns outros motivos zoomórficos tradicionais da arte cristã, têm
bases bíblicas. Elas correspondem à visão dos chamados ‘quatro seres viventes’
de Ezequiel, o profeta descreve quatro seres : ‘Quanto ao aspecto de seus
rostos tinham todos eles figura humana, todos os quatro uma face de leão pela
direita, todos os quatro uma face de touro pela esquerda, e todos os quatro uma
face de águia.’ Esse Tetramorphos carregou o trono ou
carruagem do Senhor.
Pode-se apenas
imaginar de onde Ezequiel tirou essas imagens complexas.
Todos sabemos que a
combinação de diferentes seres e símbolos era bastante comum no antigo Egito,
assim como na antiga Mesopotâmia. Lembremo-nos das esfinges egípcias, dos
touros babilônicos alados e das harpias gregas. Curiosamente, o próprio
Ezequiel foi um dos profetas judeus que viveu durante o exílio na Babilônia por
volta do século 6 antes de Cristo, então sua visão poderia ter sido
influenciada pelos antigos motivos da arte assíria, na qual essas combinações
eram de fato bastante comuns.
A Revelação de João
(isto é, o livro do Apocalipse) ecoa a visão de Ezequiel em seu quarto capítulo
: ‘O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o
terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma
águia em pleno voo’.
Agora, por que essas
criaturas são designadas para um evangelista específico? Por que a águia está
emparelhada com João, por exemplo? Há razões associadas às particularidades dos
Evangelhos de cada autor, segundo São Jerônimo. Procure esses quatro símbolos
nas gravuras dos evangelistas ou, por si só, decorando as fachadas dos livros e
dos púlpitos do Evangelho.
- Mateus é associado ao homem alado, ou anjo,
porque o seu Evangelho se concentra na humanidade de Cristo, afirma São
Jerônimo. O Evangelho de Mateus inclui uma narrativa sobre a genealogia de
Jesus.
- O leão é relacionado a São Marcos, porque o seu
Evangelho enfatiza a majestade de Cristo e sua dignidade real, assim como
o leão é tradicionalmente considerado o rei dos animais. O Evangelho de
Marcos começa com a voz profética de João Batista, clamando no deserto
como um rugido de leão.
- A Lucas associa-se o touro, porque seu Evangelho
se concentra no caráter sacrificial da morte de Cristo, e o touro sempre
foi um animal sacrificial por excelência, tanto para o judaísmo quanto
para o paganismo romano.
- Por, João está associado à águia por duas razões :
primeiro, porque seu Evangelho descreve a Encarnação do Logos divino, e a
águia é um símbolo daquilo que vem de cima. A segunda, porque como a
águia, João, em sua Revelação, viu além do que está imediatamente
presente. Por isso São João Evangelista é chamado de ‘Águia de Patmos’.’
Fonte : *Artigo na íntegra
Nenhum comentário:
Postar um comentário