No dia 21 de novembro de 2012, os doze monges eleitores do Mosteiro de São Bento, em Olinda, elegeram como seu novo Abade, Dom João Evangelista Kovas, antigo Prior do Mosteiro de São Bento, em São Paulo.
Prior corresponde ao cargo de confiança do Abade de um Mosteiro, que é o líder máximo da instituição. Dom João Evangelista substituirá na direção espiritual e administrativa do Mosteiro de São Bento de Olinda a Dom Filipe da Silva, 50 anos, que foi eleito, dia 6 de novembro, Abade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, o mais rico e mais tradicional mosteiro beneditino do Brasil.
A função de Abade é vitalícia, exceto em casos de renúncia, transferência de abadia ou aposentadoria aos 70 anos.
Dom João Evangelista é formado em Filosofia Antiga e Medieval e lecionava as duas matérias na Faculdade de São Bento em São Paulo.
E eis que no dia 22 de novembro, às 12 horas, na Basílica do Mosteiro de São Bento, Dom João Evangelista Kovas tomou posse como Abade do Mosteiro de Olinda.
Participaram do rito litúrgico-canônico :
ü Dom Emanuel D'Able do Amaral, Arquiabade do Mosteiro da Bahia e Presidente da Congregação Beneditina do Brasil,
ü Dom Filipe da Silva, Abade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro,
ü Dom Mathias Tolentino Braga, Abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo e
ü toda a comunidade monástica do Mosteiro de São Bento de Olinda.
A Bênção Abacial está prevista para o final de janeiro de 2013, possivelmente na festa da Conversão do Apóstolo São Paulo, dia 25.
Vista do Mosteiro de São Bento de Olinda
Nenhum comentário:
Postar um comentário