terça-feira, 11 de outubro de 2011

O sentido do ano litúrgico (Capítulo 3 de 5)



O Ciclo da Páscoa

Inicialmente, a páscoa cristã era celebrada todo domingo e não havia uma grande celebração anual como conhecemos hoje, o nosso feriado de páscoa. Somente no séc. II um dos domingos do ano destacava-se por ser uma celebração especial da morte e ressurreição de Jesus. Tudo começava na noite de sábado, uma vigília onde se lia as passagens mais importantes do antigo e do novo testamento, inclusive o relato da paixão e ressurreição. Na manhã de domingo, celebravam e Eucaristia, a ação de graças por todas as maravilhas de Deus.

Hoje vivemos o ciclo pascal completo, enriquecido com a Quaresma como tempo de preparação, e o Tempo Pascal como seu prolongamento.

Os 40 dias do tempo Quaresmal era a ultima fase de preparação dos catecúmenos (cristãos aspirantes) para a celebração de seu batismo na vigília pascal. Os já batizados acompanhavam essa caminhada pela oração e pela penitência, e assim se preparavam para a renovação das promessas do seu batismo. É importante lembrar que a Igreja mantém este costume nos dias de hoje.

A Páscoa anual foi ampliada aos poucos, finalmente chegamos aos 50 dias e seu encerramento na celebração de Pentecostes. O Tríduo Pascal (quinta, sexta e sábado) é como uma grande "missa" que percorre os 3 dias. Como é possível perceber, não ocorre o encerramento comum das missas (a benção final, por exemplo) na liturgia da quinta e da sexta, portanto o tríduo termina somente com a celebração da Vigília Pascal.

Calendário do Ciclo Pascal

40 dias de preparação (Quaresma)
Início: Quarta-feira de cinzas

Na Semana Santa:
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

Quinta-feira Santa
Missa do Crisma -Matinal, presidida pelo arcebispo
(Missa da benção dos óleos e consagração do crisma)

Missa Vespertina da Ceia do Senhor -Início do chamado Tríduo Pascal
(Missa do lava-pés)

Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor
(Adoração da Cruz)

Sábado Santo
(Solene Início da Vigília ou Celebração da Luz)

Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor
-Oitava da Páscoa (oito dias de comemoração, chamado antigamente de UM grande dia de festa)

50 dias de prolongamento (Tempo Pascal)

Ascensão do Senhor (40 dias após a Páscoa. No Brasil por não ser feriado, é transferido para o domingo seguinte)

Domingo de Pentecostes
(Envio do Espírito Santo, fim do Tempo Pascal)

Você sabia?

A páscoa se celebra sempre no domingo depois da primeira lua cheia da primavera, no hemisfério norte; no Brasil, como em todo o hemisfério sul, no início do outono.
A festa dos santos está intimamente ligada a páscoa. No séc. II surgiram as primeiras festas dos mártires no dia do aniversário de sua morte. Essa festa celebrava-se, desde sempre, na Eucaristia. De fato, como os mártires estavam unidos ao Senhor  na vida, na morte e também na glória, era só coerente celebrar sua morte e gloria, quer dizer sua páscoa, junto com a páscoa do Senhor. (Pe. Gregório Lutz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário