sábado, 29 de outubro de 2011

Zé Bicho de Pé (Parte 1 de 3)

Por am Kroschinski

- João por que toda essa pressa? – pergunta Ana parando do seu jeitinho habitual: coloca as mão cerradas na cintura e fica mexendo o pezinho direito.
- Quero chegar rápido em casa, preciso estudar para a prova amanhã. – Fala João olhando para trás parando alguns passos a frente de Ana.
- Calma, não tem tanta matéria e alias para que nos vamos estudar. A gente já sabe a matéria. – diz Ana com o seu jeito despreocupado, voltando a se movimentar.
- Claro falou a autoridade em matemática. – fala João balançando os braços. – você não tem dificuldade em matemática por isso esta assim.  Caaaallllmaaaaaaaaa!!!! Eu estou desesperado. – João gesticula como um boneco marionete.
- Não precisa ficar assim, desculpe, eu sei como é. E para sua informação eu já tive muita dificuldade.
- Não consigo acreditar isso. – João olha para Ana admirado.
- Verdade foram dias muito tristes da minha vida. – baixa o rosto
- Conta para mim, por favor. Como você superou essa dificuldade. – João fica animado.
- Está bem vou contar por que você é meu amigo e eu confio em você, mas é algo muito intimo da minha vida e triste. – fala lentamente baixando o tom de voz  enquanto olha para João e sorri sem cor.
- Pode confiar. – João aperta se ombro em sinal de amizade e compreensão.
- Lembro que minha professora da segunda série batia na minha cabeça e falava que eu era muito burra. Era uma branquela muito burra.
- Como assim. Você esta brincando. Isso é cena? – João esta com os olhos arregalados.
- Claro que não, estou falando a verdade, quando foi que menti para você? – Ana olha fixo nos olhos de João.
- Desculpe, é que achei bastante pesado essa de professor bater na cabeça e te chamar de burro. Ainda se você eu, eu compreenderia, mas você. Isso parece mentira. – João fala admirado mas certo da verdade pelas lágrimas contidas nos olhos de Ana.
- Então tá! Já esqueci sua grosseria. – Ana riu amarelo e continua. – Então quer que eu estude com você? É sim ou não. Não enrole homem. – fala com autoridade.
- Claro que quero, precisa perguntar? Mas é você que esta me enrolando. Conta logo o seu segredo. Qual é o segredo? O que fez você de aluna burra passar para a melhor da turma? – pergunta com curiosidade. Muita curiosidade.
- Mesmo não gostando da formulação da sua pergunta por que eu não sou a melhor aluna da turma, eu vou te responder. É simples é o segredo chama-se: Zé bicho de pé.
- Calma aí!!! Você tem bicho de pé? Ter bicho de pé deixa a gente inteligente? – fala João fazendo careta.
- Minha nossa!!! Você pirou? Eu não tenho bicho de pé? E não sei se ter bicho de pé deixa alguém inteligente.  O nome dele é Zé bicho de pé. Entendeu?  O nome dele é Zé bicho de pé. – apesar de Ana falar baixo o tom é austero.
- Tudo bem!!! Amigo...amigo... – João acaricia o ombro de Ana em sinal de amizade. - Mas o que bicho de pé tem a ver com matemática?
- Claro que não. Zé bicho de pé é meu amigo. Um super amigo, amigo assim que nem você. – Ana sorri e dá um soco no braço de João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário