domingo, 2 de dezembro de 2012

1º Domingo do Advento

p/ Maria Vanda Andrade da Silva
(Ir. Maria Silvia  Oblata OSB/SP)

                           "A vós, meu Deus, elevo a minha alma.
                       Confio em vós,
                             que eu não seja envergonhado!
                            Não se riam de mim meus inimigos,
                       pois não será desiludido
                           quem em vós espera" 
                          (cf.Al 24,1-3).


                                             Já é sabido que para igreja Católica Apostólica Romana o Tempo do Advento é o primeiro tempo dos quatro tempos do ano litúrgico.

                                            Domingo dia 02 de dezembro de 2012, inicia-se, pois um novo ano litúrgico e será o Ano C, sendo as leituras tiradas do Evangelho segundo Lucas.

                                            Gostaríamos de compartilhar com todos uma reflexão feita por Santo Irineu de Lião (Obra Contra as heresias), que de uma forma indireta  cabe, perfeitamente, neste tempo litúrgico do advento.

                                             Irineu, ao defender que o “Verbo identifica-se com Cristo”, demonstra a doutrina dos apóstolos. Apesar de,  neste ano, as leituras do Evangelho serem do Evangelho de Lucas, citaremos o que disse S. Irineu segundo o  Evangelho de Marcos,  sobre a encarnação de Jesus Cristo, no seio da Virgem Maria, para que notemos como se encaixa bem a Promessa de Deus Pai que envia o Deus Filho para a nossa redenção. 

“Eis por que também Marcos diz: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus conforme está escrito nos profetas”.171 Ele reconheceu um único filho de Deus Jesus Cristo, anunciado pelos profetas, nascido do fruto do seio de Davi, Emanuel, mensageiro do grande desígnio do Pai, por meio do qual se fez nascer o Oriente, o justo, sobre à casa de Davi, levantou o poder de sua salvação, suscitou um testemunho em Jacó, como diz Davi, explicando os motivos de seu nascimento, e “pôs uma lei em Israel, para que a soubesse a geração seguinte; os filhos que hão de nascer e se hão de levantar , o contarão também a seus filhos, para que ponham em Deus a sua esperança e busquem com cuidado os seus mandamentos”.172 Assim também o anjo dando a boa nova a Maria, diz: “Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi”.173 proclamando que o filho do Altíssimo é também filho de Davi. E o próprio Davi, conhecendo pelo Espírito Santo a economia de sua vinda, pela qual reina soberanamente todos os vivos e os mortos, proclama que é o Senhor que está sentado à direita do Pai altíssimo”.

E Continua Irineu. “alem disso, os que dizem ser Jesus homem pura e simplesmente, gerado por José, permanecem na antiga escravidão da desobediência e morrem nela, porque ainda não unidos ao Verbo de Deus Pai, não recebem a liberdade por meio do Filho, como ele próprio diz: “se o filho vos emancipar, sereis verdadeiramente livres”.223 Ignorando o Emanuel, nascido da Virgem, são privados do seu dom, que é a vida eterna, e não recebendo o Verbo da incorruptibilidade, permanecem na carne mortal, devedores da morte, sem o antídoto da vida. É para estes que o Verbo fala, quando explica o dom que faz de sua graça: “Eu disse: todos vós sois deuses e filhos do Altíssimo; mas, como homens, morrereis”.224 Estas palavras são dirigidas aos que recusam o dom da adoção filial, desprezam este nascimento sem mancha que foi a encarnação do Verbo de Deus, privam o homem de sua elevação a Deus e manifestam ingratidão para com o Verbo de Deus, que se encarnou por eles.... (IRINEU DE LIÃO CONTRA AS HERESIAS EDIÇÃO PAULUS- , pg. 320, 336- Coleção Patrística).

                Assim, Crentes sejamos. Esse é o ano da Fé, instituído pelo nosso Papa Bento XVI. Aprimoremos nossa Fé. Vamos caminhar ao encontro dessa promessa de salvação e redenção (já realizada por Jesus Cristo). Comemoremos esse tempo litúrgico do advento com alegria. Saudemos a Maria com o "Magnificat" e andemos firmes para aderir, para abraçar e para vivenciar Jesus, Aquele que há de vir, finalmente para nos mostrar o seu reino que não tem fim.
                                                                                                         Maria Vanda A. Silva
                        

                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário