sexta-feira, 13 de julho de 2012

Odre novo, Vinho novo

Por Maria Vanda (Ir. Maria Silvia, Obl. OSB)
                                               

 Do Evangelho de Jesus Cristo
segundo São Mateus 9, 14-17


Naquele tempo : 


            Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram :

           “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”

Disse-lhes Jesus: 
“Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam.”




 Ó Senhor! Te entregaste por nós, à mais terrível morte. E assim nos fizeste odres novos, nos oferecendo o melhor vinho, (a tua Palavra e a tua perpétua presença), para nossa delícia. Foste o noivo fiel que, por imensurável amor, só trocaste de roupa e voltaste (em teu corpo glorioso), para permanecer entre nós, por todos os segundos de nossas vidas. Que povo mereceria tamanha honra? Tu escolheste o teu povo e a ele és fiel para sempre! Rogamos Senhor, ajuda-nos a acolhermos a tua Palavra viva, sempre.  Não permitas nos tornarmos remendos velhos, mas  atualizantes da tua memória, na Sagrada Eucaristia.  Ajuda-nos a tonamo-nos homens novos,  mantendo-nos fiéis aos teus preceitos.

 Que o Noivo retorne, em breve,  (com suas vestes gloriosas)  e encontre a sua esposa, fiel, vigilante, cordata e vivaz,  junto o seu amado povo, conclamando-nos:  olhem todos!  Lá vem o Pastor Fiel, em todo o seu  esplendor, como nos havia prometido. Venham! Venham! Não somente aqueles de vestes alvas, mas todos, encontrar o nosso Rei Salvador, enquanto convidados para seu  grande banquete celeste!

           Amém.


                                                                            Maria Vanda A. Silva
                                                                                (Ir. Maria Silvia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário