A
Igreja vive suas celebrações em forma de Tempos Litúrgicos. Para isso, adotou certos critérios para distribuir esses tempos nos 12
meses de cada ano, segundo um calendário especial adotado pela Igreja Católica.
Obedece aos ditames estipulados segundo as
normas da Constituição Apostólica, que determina
que sejam observados estes tempos, nos quais se
assentam as celebrações do Ano Litúrgico.
Estamos
vivendo o 1o. período do Tempo
Comum, tempo este que se compõe de 34
semanas, sucedendo o Tempo do Natal. O Tempo Comum se inicia com a comemoração
do BATISMO DO SENHOR. É um dos mais longos da Igreja e que comporta as
mais diversificadas comemorações de
solenidades, festas e memórias.
Para cada um dos Tempos, a Igreja celebra diferentes
momentos bíblicos, ou seja:
a) Tempo do Advento: é o primeiro deles e começa 04 semanas antes
do Natal, celebrando a espera de Jesus e Seu
nascimento. É um tempo de esperança e de expectativa para se ver cumprido o
anúncio do Anjo Gabriel a Maria, de que ela haveria de dar à luz um
filho, que, segundo o Evangelho, é baseada no Profeta Isaias. Nesse tempo, incluem-se as Antífonas do Ó, que vai de 17 a
24 de dezembro
b)
Tempo do Natal: inicia
em 25 de Dezembro e vai até 06 de janeiro, dia da Epifania do Senhor. Celebra-se o mistério da encarnação de Cristo e a notícia
alvissareira de Seu nascimento em Belém.
c ) Tempo
da Quaresma: inicia na 4ª. feira de
cinzas e termina na manhã da quinta-feira santa. Dura 40 dias.
Celebra, também, um maior relacionamento do fiel com Deus; um
tempo voltado para se permanecer mais na presença do Senhor, estreitar laços
com os irmãos, sendo um tempo propício para o jejum, a penitência, a oração, a
esmola e batismo. É um tempo em que cada
dia tem um tema e se encerra com o
Domingo de Ramos (entrada do Senhor em Jerusalém).
Aqui se inclui o Tríduo
Pascal: (Tríduo do crucificado, o morto e o ressuscitado) – começa na quinta-feira santa – onde
se rememora a Santa ceia do Senhor, quando se celebram 03 instituições da
máxima importância: a Sagrada Eucaristia, o novo mandamento ‘amai-vos uns aos
outros como eu vos amei’ e o
sacerdócio.
Sexta-feira Santa – mergulha-se
no Mistério da Paixão - Cerimônia de Adoração da Cruz : é o único dia em que não se celebra a Eucaristia. O Sábado Santo ou Sábado de Aleluia. É o dia de repouso, de silêncio e da Vigília
Pascal. Se celebra a Liturgia da Luz,
que anuncia o acabar das trevas, o
Batismo (sacramento de morrermos e ressuscitarmos em Cristo) e a
Eucaristia.
d)
Tempo Pascal: Todo o calendário da Igreja se organiza
em torno dessa comemoração: as primícias
do mistério da páscoa. O Tempo Pascal se inicia no Domingo de Páscoa e vai até
o dia de Pentecostes, durando 07 semanas. Nele se inclui a celebração da Oitava
da Páscoas (08 dias); 40 dias depois da Páscoa a Ascensão do Senhor; 50 dias após a páscoa, celebra-se o dia de
Pentecostes - O corpo Místico de Cristo.
É em Pentecostes que se comemora a vinda do Espírito Santo sobre os
Apóstolos no Cenáculo.
e)
Tempo Comum: Este tempo se perfaz em 34 semanas. Nele se celebram várias solenidades, festas,
memórias, dias santos, como exemplo citamos a solenidade de Corpus Christi,
Sagrado Coração, Santíssima Trindade, Cristo Rei; festa da Imaculada
Conceição, Assunção de Ns. Senhora, Festa
dos Santos (S. João, S. Pedro, S. José, S. Paulo, S. Bento entre outros);
Festas do Senhor, Transfiguração, Apresentação do Senhor, Batismo do Senhor
entre outras;
Como vimos, em linhas pretéritas, esse tempo se inicia com o Batismo do Senhor, se interrompe para o tempo da Quaresma e Páscoa, reiniciando-se logo após a comemoração de Pentecostes, até se encontrar, novamente, com o Tempo do Advento no final de novembro início de dezembro.
S ão essas, sucintas e
breves informações que postamos para os visitantes do “Pérolas”, sobre o Ano
Litúrgico, prometendo acompanhar as diversas celebrações desses magníficos
tempos.
Como vimos, em linhas pretéritas, esse tempo se inicia com o Batismo do Senhor, se interrompe para o tempo da Quaresma e Páscoa, reiniciando-se logo após a comemoração de Pentecostes, até se encontrar, novamente, com o Tempo do Advento no final de novembro início de dezembro.
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