sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Leste ou Oeste?

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 
*Artigo do Padre Arthur W. Terminiello
Tradução : Carlos Martins Nabeto


– A Igreja Ortodoxa Grega é a mesma que a Igreja Católica Romana?

‘A Igreja Católica é dividida geograficamente em duas grandes divisões : o Oriente e o Ocidente. No Oriente, há uma divisão adicional de igrejas: aquelas que estão em comunhão com o Papa e as que não estão. Aquelas que estão ligadas a Roma são chamadas ‘UNIATAS’ ou, mais corretamente, ‘Igrejas Católicas Orientais’. Aquelas que não estão ligadas a Roma são chamadas de ‘igrejas ortodoxas’.

A igreja grega é uma dessas igrejas orientais e, na Grécia, esta igreja é dividida entre aquelas que estão unidas a Roma e as que não estão, ou sejam, a Igreja Católica Grega e a Igreja Ortodoxa Grega.

As Igrejas Ortodoxas Orientais são divididas em muitos ramos e reconhecem a supremacia de cinco Patriarcas : Constantinopla, Alexandria, Antioquia, Jerusalém e Chipre[*].

Em questões essenciais, as Igrejas Ortodoxas creem como a Igreja Ocidental em sua maior parte. No entanto, elas não aceitam a autoridade do Papa. Seus padres são validamente ordenados e seus bispos validamente consagrados. Os padres podem ser homens casados, desde que se casem antes de se tornarem diáconos.

Sua liturgia é semelhante à liturgia católica oriental, mas diferente da liturgia ocidental, exceto nas partes essenciais, como a consagração.’


[*NdoT. : Isso em 1956. Atualmente o número de Patriarcados é bem maior : além dos 5 elencados nesta resposta, há ainda : Rússia, Sérvia, Romênia, Bulgária e Geórgia, além de Kiev, secessionada da Rússia e não reconhecida por esta.


Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário