quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Deus enviou Jesus, e Jesus enviou a Igreja

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

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*Artigo do Prof. Felipe Aquino,


‘Muitos querem hoje dizer Sim à Cristo, e Não à Igreja; mas isto afeta a própria identidade do Cristianismo. A Igreja, instituída por vontade de Cristo, com suas normas, como prolongamento da Encarnação do Verbo de Deus, se tornou o lugar privilegiado do encontro dos homens com Cristo e com o Pai.

Quem pergunta : ‘Por que a Igreja?’, cai no mesmo erro de quem pergunta : ‘Por que Cristo?’ Cristo veio do Pai e deixou a Igreja. O Pai enviou Jesus para a salvação do mundo, e Cristo enviou a Igreja. ‘Assim como o Pai me enviou, assim também eu os envio a vós’ (Jo 20,21).

Muitos hoje querem a Igreja na forma de uma ‘democracia moderna’, onde tudo se decida pela vontade da maioria. Ela seria então como um grande Clube religioso, de normas ‘flexíveis’, mais assimiláveis. A consequência disso – e o grande engano – é que neste caso o homem seria guiado unicamente por si mesmo, e não por Deus. Não seria mais ‘a Igreja de Deus’ (1Tm3,15).

Pelo fato da Igreja ter a sua vida guiada pela Sagrada Tradição que vem de Cristo e dos Apóstolos, dá-nos a garantia de que é o próprio Jesus, presente nela, que a conduz.

O primeiro ‘Sacramento’, o fundamental, é a santíssima humanidade de Jesus, através da qual (gestos, palavras) passava a graça de Deus. A Igreja é a continuação desse ‘Sacramento’; por isso São Paulo a chama simplesmente de ‘o Corpo de Cristo’ (Cl 1,24).

As expressões terminais desse Sacramento ‘Cristo – Igreja’, são os sete Sacramentos, que levam a salvação ao homem, do nascer até o morrer. E sem a Igreja não há Sacramentos; logo, não há salvação. Daí podemos ver claramente que a Igreja é tão essencial ao Cristianismo quanto o mistério da Encarnação do Verbo.

Num Cristianismo sem a Igreja instituída por Cristo (Mt 16,16s) sobre Pedro e os Apóstolos, o próprio Cristo ficaria mutilado, como que degolado…

E essa Igreja é a única e una, católica (universal), apostólica e romana.’


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