terça-feira, 30 de agosto de 2011

O sentido do ano litúrgico (Capítulo 2 de 5)

Por Thierry Esteves

O Domingo

O primeiro dia da semana, ou o dia do Senhor como é chamado no livro do Apocalipse (Ap 1, 10), desde os tempos apostólicos tem um valor especial.

Neste dia Jesus  ressucitou e apareceu às mulheres (cf. Mt 28, 9-10);
à Maria Madalena (Jo 20,11-18);
aos apóstolos duas vezes (Jo 20, 11-18 e Jo 20, 24-29);
aos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35);
e enviou o Espírito Santo (At 2, 1-21).

Motivo para que os membros do corpo de Cristo, a sua Igreja, se reunisse a cada oitavo dia, para lembrarem e celebrarem a vida, morte e ressurreição de Jesus e também era o dia consagrado para celebrarem a ceia do Senhor.

No Novo Testamento não há indícios de haver outras festas celebradas no decorrer do ano, apenas as reuniões dominicais, 52 domingos em um ano, em cada um deles uma celebração da Páscoa do Senhor.

Você sabia?

O nome "domingo" provem do latim "dies dominica", e significa "dia do Senhor". O domingo também é chamado de: "Primeiro dia"  (o dia da criação, criação da luz como relata Gênesis); "dia da ressurreição" (Usado a partir de Tertuliano no séc. III, comum nas línguas orientais e eslavas); "dia do Sol" (comum nas línguas germânicas, como o inglês "sunday"); "dia de descanso" (a partir do séc. IV, quando o imperador romano e seu império tornaram-se cristãos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário