terça-feira, 23 de agosto de 2011

O sentido do ano litúrgico (Capítulo 1 de 5)

Por Thierry Esteves

"A santa mãe Igreja considera seu dever celebrar, em determinados dias do ano, a memória sagrada da obra de salvação do seu divino Esposo. [...] Com esta recordação dos mistérios da Redenção, a Igreja oferece aos fiéis as riquezas das obras e merecimentos do seu Senhor, a ponto de os tornar como que presentes a todo o tempo, para que os fiéis, em contato com eles, se encham de graça". (Sacrosanctum Concilium, 102)

Este pequeno texto da constituição conciliar apresenta o sentido da palavra Liturgia para nós, Católicos Romanos e, principalmente nos revela a sua valorosa eficácia. Tomar parte na "obra de Deus", celebrar a liturgia  em comunidade, é viver os mistérios pascais, consagrando em todo o tempo a nossa vida ao Cristo Senhor, pois "Ele está presente em sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas" (SC, 7).

A Eucaristia, de modo especial nos faz viver a cada dia a experiência fundante da nossa salvação. Celebrar a memória da morte e ressurreição de Cristo por meio de uma refeição não é somente recordar um fato histórico, mais do que isso, é viver novamente este momento, é atualizar a entrega de Jesus.

Os ciclos do ano enriquecem ainda mais a vida litúrgica do fiel cristão. Na missa, por meio das leituras, cantos e orações; na Liturgia das Horas, pelas antífonas, salmos e leituras acompanhamos no decorrer do ano, outros aspectos importantes da obra da salvação. Em breve postarei um pequeno estudo sobre cada clico do ano litúrgico. Primeiramente uma explicação sobre o domingo, e seguiremos com o ciclo do Natal, ciclo da Páscoa e o ciclo "Per Annum", conhecido como tempo comum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário